FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sakura 3 meses
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ismael Bedin



Registrado: 12/11/14
Idade: 41
Mensagens: 14
Localização: Xanxerê-SC

MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2014 8:32 pm    Assunto: Sakura 3 meses Responder com citação

Boa noite. Como dito no fórum "Quem sou eu", comprei umas sementes da China e plantei-as em substrato. Algumas já nasceram e uma delas é essa sakura:
27/08/2014


28/08/2014


31/08/2014


01/12/2014 Hoje com aproximadamente 40cm de altura.


01/12/2014 Detalhes do entroncamento e do caule.


A planta nasceu nesse vaso, junto com várias outras plantas. Agora ela está começando a engrossar o caule, mudando a tonalidade do mesmo na parte inferior, ficando com aspecto rugoso. Tenho algumas dúvidas quanto aos próximos procedimentos: posso trocar a árvore de vaso? Posso adubar? Qual adubo usar? Devo podar?

Meu apartamento não pega muito sol durante o dia. A planta pega sol de manhã cedo até 11 da manhã.

Tem algum livro que vocês me recomendam para comprar?

Obrigado.

Ismael.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2014 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante... Não conheço oa processos desta planta..
Mas eh muito interessante p mim... Vou acompanhar este post...

Tenho certeza que floristas experientes vão nos orientar... Nos próximos dias...

Boa sorte.
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ismael Bedin



Registrado: 12/11/14
Idade: 41
Mensagens: 14
Localização: Xanxerê-SC

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2014 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH escreveu:
Interessante... Não conheço oa processos desta planta..
Mas eh muito interessante p mim... Vou acompanhar este post...

Tenho certeza que floristas experientes vão nos orientar... Nos próximos dias...

Boa sorte.



Acabei não esperando a resposta, mudei a planta de vaso ontem a noite para um maior. Encontrei várias dicas na internet, mas ainda tenho dúvidas quanto ao adubo.

E quanto ao livro, não preciso de um específico sobre sakura, preciso de um livro bom sobre bonsai mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 6:12 am    Assunto: Responder com citação

Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Vou procurar os links... E coloco com mais calma mais tarde...

Até mais

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 6:13 am    Assunto: Responder com citação

Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Vou procurar os links... E coloco com mais calma mais tarde...

Até mais

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 6:13 am    Assunto: Responder com citação

Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Vou procurar os links... E coloco com mais calma mais tarde...

Até mais

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Dez 12, 2014 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ismael, de fato dá para ver pelo aspecto da planta que ela pega um pouco menos de sol do que seria o ideal, mas tudo bem. A planta está saudável e crescendo bem. Por enquanto nada de mexer nela. Este vaso em que ela está é grande o suficiente e parece estar com terra boa o suficiente para desenvolver esta planta até o inverno do ano que vem. No outono ela deverá perder as folhas o que é normal. Durante o inverno, lá pelo mês de junho/julho quando estiver sem folhas é o momento para passar ela para um recipiente maior que pode ser uma bacia, que não é tão profunda mas larga. Neste momento você deverá cortar a raiz pivotante, um tanto abaixo das raizes laterais que formarão o nebari. Se quiser no futuro um bonsai com tronco em movimento, o momento certo para iniciar este movimento no tronco com arame é quando o tronco estiver mais ou menos da grossura de um canudinho de refrigerante, mas se o tronquinho ainda estiver na cor verde tem que esperar um pouco para colocar arame se não machucará facilmente a casca. Por enquanto continua neste ritmo. Crescendo livremente. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ismael Bedin



Registrado: 12/11/14
Idade: 41
Mensagens: 14
Localização: Xanxerê-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2015 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

SEKI - Elio Luis Secchi escreveu:
Ismael, de fato dá para ver pelo aspecto da planta que ela pega um pouco menos de sol do que seria o ideal, mas tudo bem. A planta está saudável e crescendo bem. Por enquanto nada de mexer nela. Este vaso em que ela está é grande o suficiente e parece estar com terra boa o suficiente para desenvolver esta planta até o inverno do ano que vem. No outono ela deverá perder as folhas o que é normal. Durante o inverno, lá pelo mês de junho/julho quando estiver sem folhas é o momento para passar ela para um recipiente maior que pode ser uma bacia, que não é tão profunda mas larga. Neste momento você deverá cortar a raiz pivotante, um tanto abaixo das raizes laterais que formarão o nebari. Se quiser no futuro um bonsai com tronco em movimento, o momento certo para iniciar este movimento no tronco com arame é quando o tronco estiver mais ou menos da grossura de um canudinho de refrigerante, mas se o tronquinho ainda estiver na cor verde tem que esperar um pouco para colocar arame se não machucará facilmente a casca. Por enquanto continua neste ritmo. Crescendo livremente. abraço


Elio, muito obrigado pela resposta. Com relação ao vaso, acabei trocando por um maior, mas não cortei nenhuma raiz. A planta se adaptou bem e continua crescendo, está com 60cm de altura e aproximadamente 3mm espessura. Outro procedimento que fiz foi o corte das maiores folhas, já que eu li no livro do seu Mário - que eu comprei a 1 mês - que a planta tende a desenvolver outros ramos novos. E foi o que aconteceu, novos galhos apareceram. Vou esperar mais tempo para dar movimento ao tronco, tá verde e não quero deixar marcas nele.

Vou postar uma foto dela para vocês verem como ela está hoje. Obrigado por enquanto.

Ismael.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ismael Bedin



Registrado: 12/11/14
Idade: 41
Mensagens: 14
Localização: Xanxerê-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2015 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH escreveu:
Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Vou procurar os links... E coloco com mais calma mais tarde...

Até mais

CARLOVICH


CARLOVICH, comprei o livro do Mário, muito bom por sinal. E consegui várias edições da Bonsai Pasion, descobri uma maneira de salvá-las no meu pc.

Obrigado.

Ismael.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil