FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
guilhermerog



Registrado: 02/12/14
Idade: 32
Mensagens: 4
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 2:16 pm    Assunto: Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho Responder com citação

Olá pessoal,

Bom, sou muito novato na área e comprei uma jabuticaba há pouco tempo.

Ela chegou meio abatida, e eu a transplantei. Depois disso, as folhas cairam todas, e nunca mais nasceram de novo (mais ou menos 6 meses). Por falta de conhecimento meu e do profissional que me vendeu, ele recomendou que eu adubasse com NPK, mas parece que só piorou.

Ela está com caule verde e recentemente surgiram alguns brotos (não sei se é o nome), mas eles tem aparência seca, e não parece que vão virar folhas.



Por último, coloquei adubo organico, mas não obtive reação ainda. As regas estão regulares.

Gostaria de alguém que pudesse me orientar sobre o processo. Se falta algum nutriente, se tem alguma coisa errada. Tudo pra mim é novo, e achei estranho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme, sinto lhe informar mas provavelmente a planta já era. Não se aduba planta após transplante, muito menos planta debilitada.
Se quiser esperar para ver se ela se recupera pare de adubar e retire o que der do adubo (se possível).
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 12, 2014 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...

Com relação a adubação... Faça a analogia com o ser humano... Ninguém no hospital come feijoada... No máximo uma canja ou filé de frango... Descanso pra ela e avaliação diária...

Já vi brotar ramo até em Jin... GALHO SECO.. Vai saber o q rola...
As plantas podem nos surpreender...

Boa sorte e nao desanime.

Abçs

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Dez 12, 2014 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...

Com relação a adubação... Faça a analogia com o ser humano... Ninguém no hospital come feijoada... No máximo uma canja ou filé de frango... Descanso pra ela e avaliação diária...

Já vi brotar ramo até em Jin... GALHO SECO.. Vai saber o q rola...
As plantas podem nos surpreender...

Boa sorte e nao desanime.

Abçs

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
guilhermerog



Registrado: 02/12/14
Idade: 32
Mensagens: 4
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2014 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Matheus Falcão escreveu:
Guilherme, sinto lhe informar mas provavelmente a planta já era. Não se aduba planta após transplante, muito menos planta debilitada.
Se quiser esperar para ver se ela se recupera pare de adubar e retire o que der do adubo (se possível).



Entendo, Matheus... Sad Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guilhermerog



Registrado: 02/12/14
Idade: 32
Mensagens: 4
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2014 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH escreveu:
Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...

Com relação a adubação... Faça a analogia com o ser humano... Ninguém no hospital come feijoada... No máximo uma canja ou filé de frango... Descanso pra ela e avaliação diária...

Já vi brotar ramo até em Jin... GALHO SECO.. Vai saber o q rola...
As plantas podem nos surpreender...

Boa sorte e nao desanime.

Abçs

CARLOVICH


Oi Carlovich! Obrigado pela resposta.

Pois é, eu fiz o teste raspando próximo a base, e está bem verde. A planta está se desenvolvendo, mas com aparência "seca", como dá pra ver pela foto. Vários novos brotos com essa aparência estão surgindo, e como não conheço o processo de desenvolvimento da jabuticabeira, não sei se é normal.

Só sei que não vi uma perspectiva de "verde", de folhas ainda...

Sabe o que pode ser? Se é normal? Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil