|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:48 pm Assunto: pitanga (para meu neto) |
|
|
Olá a todos,
Esta muda de pitanga tem uma história interessante.Aqui em N.H., quando nasce uma criança a prefeitura doa uma muda.( não sei se é para todas)
Quando meu neto Guilherme nasceu ele ganhou esta muda de pitanga, plantei no patio da casa dele, só que a planta estava morrendo.Talvez por falta de cuidados ou solo não adequado.Ai resolvi retirar a muda, e cultivar como bonsai.A idéia é que quando ele ter uma certa idade eu á devolva para que ele continuar a cuidar.Assim quando ele tiver vinte ou trinta anos ele terá um bonsai, desde o dia que nasceu.
Esta foto não é atual, quando ele ganhou era bem menor.
Agora vou passar para uma bacia e começar o trabalho
Hoje o Guilherme está com um ano e nove meses
Abraço.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Out 03, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
Nooooooooooooooooooooossa Jair.. que história da hora....
Quero ver ela em uma bacia... hehehehe, pra virar um bonsai de verdade...
Um grande motivo pra não deixá-la morrer.... vou acompanhar.
Grande abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Ter Out 04, 2011 9:12 am Assunto: |
|
|
Eu curto demais uma história assim... por isso que peguei um ficus na creche da minha filha... ela que me mostrou onde estava e disse para eu cuidar... não é desde que nasceu, mas foi com pouco mais de 2 aninhos de idade!
É o tópico "trabalho para uma vida" ou algo assim.
Tudo de bom! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 04, 2011 11:46 am Assunto: |
|
|
Muito legal essa história...
Sucesso na condução dessa belezinha!!! |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 04, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Mc, é mesmo um grade motivo, vamos torcer para que ela não morra.As vezes uma intervenção fora de hora pode ser fatal.Até hoje só perdi duas plantas.Esta semana ela vai para a bacia.Estou optando em não usar mais escorredor mamadeira.
Julio, tudo bem?É meu, estamos com uma baita responça, vamos caprichar com os cuidados, para que no futuro eles(meu neto e sua filha ). possam contar esta história para seu amigos, seus filhos, seu netos...
Mário, Obrigado, assim que der vou colocando as fotos para os amigos acompanharem. Se bem que esta muda é meio feinha, mas é esta que ele ganhou no dia de seu nascimento.
Um abraço á todos. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 23, 2011 9:21 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Transplantada dia 08/11/2011
Este galho dentro da curva, estava deixando como galho de sacrifício, mas vou retirar porque acho que vai causar conicidade invertida.
Hoje, 23/11/2011
Um abraço, até+ |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Nov 23, 2011 9:30 pm Assunto: |
|
|
ta indo bem rapido com ela!
no meu o nick atentou a cnicidade invertida de um galho de sacrifio tambem... depois que ele falou eu realmente notei que tava começando, mas serviu bem por um tempo. ainda bem que ele atentou e eu podei a tempo de evitar.
vlw abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 23, 2011 9:36 pm Assunto: |
|
|
Felipe, tudo bem?
Não é em todas as plantas que funciona bem.Pitanga deve ser uma delas.
Um abraço |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 6:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Jair, por sua projeção de 20/30 anos certamente essa planta estará um calhamaço quando chegar a hora de entregá-la a quem de direito!!!
Brincadeiras à parte, a condução segue venturosa. Uma dica: estabeleça galhos apicais, para que eles possam engrossar o tronco sem criar força que contribua para a conicidade invertida. Isso pode ser conseguido com a velha tática de deixar crescer e cortar. Geralmente, deixo crescer o galho por um ano, cortando em seguida, reduzindo seu comprimento ao minimo possível. Com isso voce irá conseguindo formatar melhor a planta, sem descuidar da formação correta. Por principio, privilegie apenas os galhos que estejam nas posições corretas, observando o estilo do tronco, eliminando todas as outras brotações, que além de desnecessárias, subtraem energia da planta, atrasando seu desenvolvimento.
Os galhos estabelecidos então podem ser deixados crescer livremente, e são eles que irão puxar a força da planta, favorecendo o engrossamento do tronco. O cultivo na bacia é recomendado para um desenvolvimento mais adequado e controlado, mas é importante ressaltar a importancia de, a intervalos de cinco ou oito anos, retirar a planta e promover um reenvase, não só para corrigir o nebari, mas principalmente para cortar raízes pivotantes (grossas), bem como reduzir o volume do sistema radicular fino, facilitando o futuro envase num recipiente adequado (vaso para bonsai, claro!!).
De resto não há percalços: desfolha duas vezes por ano (outono/primavera), para deixar a planta sempre renovada. Podar os galhos que crescem fora do padrão correto dos galhos (ou seja, na parte superior e inferior dos galhos). Eliminar brotos ladrões (principalmente nas raizes e na base do tronco). Adubação organica o ano inteiro, a intervalos de 45 dias, inclusive no inverno, ainda que reduzida. Sol pleno e rega apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 7:42 pm Assunto: |
|
|
Nicky, tudo bem?
Muito obrigado pelas dicas, vou ler mais vezes para memorizar.
Quanto aos galhos apicais, havia deixado mas acabaram secando.
Mais uma vez obrigado.
Um abraço. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Fev 04, 2012 10:08 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado!!!!!!!! |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Fev 07, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Opa!!!!
fala ae galera....
tb tenho uma historia parecida....na verdade 2...
quando meu filho mais velho nasceu Matheus, fiz umas 3 estacas de ficus boni, somente 1 pegou, ele faz 9 anos agora em abril.
Em Dez. de 2007 nasceu o Guilherme, fiz umas 15/20 estacas do mesmo ficus boni por sinal e somente uma vingou.
as plantas foram cultivadas sem tecnica alguma, somente troca de substrato e no mais velho as raizes foram expostas.
bom quando conheci o forum comecei a ver os erros e tentar corrigir alguns...
na planta do Guilherme tem uma conicidade invertida no meio do tronco, para desenvolver tecnicas de cultivo e praticar fiz um alporque a uns 20/25 dias..e passei para um vaso maior, estava sem bacia, este já esta emitindo as novas raizes, no do Matheus ainda não fiz nada....
estou organizando meu espaço, montando um viveiro mas posto as fotos das 2 plantas somente para ilustrar a narrativa.
parabens Jair e Julio Morosky que nossas arvores tenham a longevidade que esperamos para nossos filhos e netos... |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 10:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabio, tudo bem?
Vamos torcer para que elas sobrevivam ao nosso aprendizado.Curioso tb é o fato de seu segundo filho chamar-se Guilherme assim como meu neto.
Quanto as suas plantas, sugiro a vc, aramar seus galhos mais na horizontal e formar uma copa triangular.diminuindo o cumprimento dos galhos de baixo para cima.È apenas uma sugestão.
Um abraço e até + _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 23, 2014 10:56 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, vamos dar uma atualizada no post, para vcs acompanharem a evolução da planta.
pena que as imagens anteriores sumiram.
esta é a que eu tinha mais antiga, mas não como era bem no início.
Agora no próximo dia 28/12/2014,meu neto vai completar 5 aninhos e ai vai a foto de como está o pré bonsai.
E agora os dois juntos.
parece que já esta muito pesado.
abraço a todos. _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|