FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira Sakura (Iniciante!)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2015 11:46 am    Assunto: Cerejeira Sakura (Iniciante!) Responder com citação

Salvee Pessoal!
Comprei esta pequena muda em um viveiro, ela estava jogadinha la no fundo e ninguém dava bola para ela, acredito que pela sua deficiência no caule, mas ja que era a unica cerejeira do viveiro resolvi "adotar"
Gostaria de opiniões sobre oque fazer com ela, tenho a ideia de só deixar ela crescer para ver como vai desenvolver, acredito que ela esteja com pouco Potassio (K) pelas manchas que estão nas folhas, segue imagens a baixo.
Existe algo que eu possa fazer neste calo do tronco? procurei na internet oque era mas não achei nada, o mais próximo que eu achei era queloide.
Desde já agradeço!



Suposta Falta de Potássio:

Deficiência no Tronco:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2015 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Up! Oque devo fazer para corrigir o tronco <o> por favor!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 18, 2015 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem, Stuw?

Saberia me dizer se este suposto quelóide não seria o local do enxerto?
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Qua Mar 18, 2015 11:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João!
Acredito não ser, pois quando me venderam, não me falaram nada de enxerto e sim que isso era de ela crescer, em um espaço pequeno com uma terra ruim.
Eu já não tenho certeza do que é, mas encontrei uma arvore aqui na cidade com algo parecido, na minha estava bem igual, mas ja que havia umas partes podres eu resolvi tirar, para não acumular umidade.


Realmente nao gostaria que minha arvore ficasse assim Sad
Estou pensando em tentar fazer nascer raízes ali em cima para depois cortar a parte de baixo?!?! sera que da?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2015 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Stuw!

Realmente, olhando esta foto já me recordei de ter visto muitas árvores, sobretudo palmeira cica revoluta com esta protuberancia, porém nunca em uma muda.

Eu se fosse você, pouparia de intervir na planta neste momento. Como você mesmo disse, ela estava em estado precário, abandonada. Cuide bem dela até o período de dormência. Quem sabe com mais vigor, ela possa aceitar uma poda logo abaixo desta estrutura, com uma inclinação de aproximadamente 45º. Estimulando novos brotos e assim, novo ápice?.
Só uma sugestão.Corrigiria também a conicidade invertida que ela possui.

Eu achei um post, maravilhoso, de um Piteco que nosso colega de fórum fez um verdadeiro milagre com um defeito no caule.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10864




Abraços!,

João.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
matheus kochem



Registrado: 24/01/12
Mensagens: 58
Localização: Chapecó-SC

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2015 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw escreveu:
Up! Oque devo fazer para corrigir o tronco <o> por favor!

Isso é uma cicatriz, faça um alporque a cima!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2015 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw em princípio isso é uma cicatriz, como foi dito, mas acabou entrando uma doença na ferida que é muito difícil de tratar. De fato o melhor caminho é fazer o alporque sugerido, cerca de 5 cm acima da ferida para evitar contaminação. Depois, quando retirar o alporque, fará também uma poda abaixo desta cicatriz podendo assim aproveitar também a parte de baixo. Desde já pode retirar este tracionar pois o trabalho que ele está fazendo em nada ajudará numa futura estilização. Depois que retirar o alporque e colocar para crescer uns 2 anos deverá fazer nova poda mais ou menos drástica... Ou seja, esta curva que o tracionador faz lá em cima vai acabar virando lenha. Então retira isso para a planta crescer mais livremente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2015 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw em princípio isso é uma cicatriz, como foi dito, mas acabou entrando uma doença na ferida que é muito difícil de tratar. De fato o melhor caminho é fazer o alporque sugerido, cerca de 5 cm acima da ferida para evitar contaminação. Depois, quando retirar o alporque, fará também uma poda abaixo desta cicatriz podendo assim aproveitar também a parte de baixo. Desde já pode retirar este tracionar pois o trabalho que ele está fazendo em nada ajudará numa futura estilização. Depois que retirar o alporque e colocar para crescer uns 2 anos deverá fazer nova poda mais ou menos drástica... Ou seja, esta curva que o tracionador faz lá em cima vai acabar virando lenha. Então retira isso para a planta crescer mais livremente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil