Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo B S O
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2015 10:33 am Assunto: Será que essa planta dá bonsai? |
|
|
Bom dia pessoas, gostaria de saber a opinião experiente de vocês em relaçao a esta cryptomeria japonica elegans, que tenho aqui em casa. Ela tem cerca de 1,20 de altura e seu tronco tá com pouco menos de 2cm de diâmetro. Pensei em cortá-la "sem dó" rsrsrs, a uns 40/50cm da base, mas não sei se ela é capaz de rebrotar a essa altura, por isso peço as opiniões de voces. Obs: essa "área" livre de tronco tá com uns 60cm de altura. Obrigado!
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2015 6:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Gustavo!
Infelizmente não brota, se você cortar e deixar sem nenhuma folhagem fatalmente vai morrer!
Abraço |
|
|
 |
Gustavo B S O
|
Enviada: Dom Ago 16, 2015 12:09 pm Assunto: |
|
|
Então será que eu consigo deixar ela em alguma forma aceitável sem cortar? Com aramação por exemplo... Ou se eu cortar o mais baixo possível deixando alguns ramos e a partir daí começar a dar forma a ela? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Ago 16, 2015 5:07 pm Assunto: |
|
|
Difícil missão hein amigo, o tronco é totalmente reto, se inicia e praticamente termina com a mesma espessura, talvez um literati...
mas sinceramente nem sei se vale a pena tentar...
Queria falar o contrário, mas vai ser muito trabalho para uma perspectiva muito pequena de se conseguir algo minimamente bom!!
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 20, 2018 8:54 am Assunto: melhoria |
|
|
Sugiro deixar a planta em crescimento por mais uns dois ou tres anos, para engrossar um pouco mais o caule. Não pode nem corte nada na parte aerea. Após esse tempo, poderá então fazer uma alporquia uns quatro dedos abaixo da parte onde se iniciam os galhos, reduzindo assim a altura da planta. Com isso irá obter um sistema radicular mais interessante (nebari radial). Com a planta mais baixa e compacta, poderá criar um bonsai no estilo Hokidashi. A altura maxima ideal aí então será entre 25 a 30cm. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|