FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Benjamina Ajuda
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
PABLOMAR33



Registrado: 03/02/15
Idade: 36
Mensagens: 18
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2015 3:37 pm    Assunto: Ficus Benjamina Ajuda Responder com citação

Olá amigos. preciso de ajuda. comprei esses ficus aqui e não sei como começar. alguem me da uma primeira orientação?


[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2015 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Se tivesse 5 árvores, você poderia fazer um bosque.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
PABLOMAR33



Registrado: 03/02/15
Idade: 36
Mensagens: 18
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2015 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Willian escreveu:
Se tivesse 5 árvores, você poderia fazer um bosque.


nossa...vc viu o tamanho dos troncos??
cada um tem 2 dedos de grosso rsrs

na vdd quero fazer uns 3 prebonsai deles. fusionar 2 e fazer um estilo diferente com os restantes..

tem alguma outra dica de como começar? tipo onde podar pq as folhas estão muito altas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JONES MACHADO



Registrado: 04/06/14
Mensagens: 49
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Seg Mar 09, 2015 1:43 pm    Assunto: Dica Responder com citação

Olá Pablo, tudo bem?
Percebi que os troncos e raízes estão grossos e o vaso apesar de ser profundo, parece estar pequeno para as quatro árvores, você pode coloca-los em um vaso mais raso para começar a educar as raízes, deixando-as mais planificadas e aliado a isso garantir ser crescimento saudável, então a dica seria coloca-las no escorredor/mamadeira por um tempo e depois partir para a educação dos galhos, o que nessa espécie não é muito fácil, é uma arvorezinha linda mas meio imprevisível! Mas vc está em bom caminho, pois elas estão com tamanho muito bom e parecem estar saudáveis. Boa sorte ermano e nos mantenha informado! Gde abç Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 09, 2015 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Pablo,

Uma dica: esta espécie não aceita muito bem podas radicais, chegando a morrer na maioria dos casos.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
PABLOMAR33



Registrado: 03/02/15
Idade: 36
Mensagens: 18
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 09, 2015 11:19 pm    Assunto: Re: Dica Responder com citação

JONES MACHADO escreveu:
Olá Pablo, tudo bem?
Percebi que os troncos e raízes estão grossos e o vaso apesar de ser profundo, parece estar pequeno para as quatro árvores, você pode coloca-los em um vaso mais raso para começar a educar as raízes, deixando-as mais planificadas e aliado a isso garantir ser crescimento saudável, então a dica seria coloca-las no escorredor/mamadeira por um tempo e depois partir para a educação dos galhos, o que nessa espécie não é muito fácil, é uma arvorezinha linda mas meio imprevisível! Mas vc está em bom caminho, pois elas estão com tamanho muito bom e parecem estar saudáveis. Boa sorte ermano e nos mantenha informado! Gde abç Very Happy


Obrigado pelas dicas Jones! com certeza está pequeno o vaso pois as raizes estão saindo pelos furos de baixo...
em que epoca voce me recomenda fazer isso?
devia separar as arvores e colocar em 4 escorredores?
qual seria o substrato ideal?

eu estou criando raizes num deles com hormonio e musgo...tipo um alporque...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JONES MACHADO



Registrado: 04/06/14
Mensagens: 49
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2015 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Pablo
Assim como você, eu também sou iniciante, leio bastante, faço muitas mudas, tenho um viveiro com aproximadamente trinta espécies, mas o aprendizado é constante. Lhe aconselharia o livro do Mestre Mário, é de fácil entendimento e super prático.
Com relação a melhor época, seria bom os meses menos quentes, para diminuir a possibilidade de desidratação da planta e com relação ao substrato, o Fícus gosta de terra com boa drenagem, uma mistura que pode ser usada é de 50% de areia peneirada e terra vegetal, ou ainda uma mistura de areia, terra vegetal e caco de telha ou tijolo, este último em menor quantidade. Tenho três ficus variegata que estão em uma mistura de terra vegetal e substrato para orquídea, garantindo uma boa drenagem e uma boa nutrição, estão plantados a uns nove a dez meses e se adaptaram muito bem.
Com relação a coloca-las em escorredores separados, vai depender do tamanho dos escorredores que você dispõe. Eu os colocaria separados, mas também vai depender de como você pensou em trabalhar essas árvores. Espero ter contribuído, e assim que tiver algum resultado, nos mande notícias!
Gde abç
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JONES MACHADO



Registrado: 04/06/14
Mensagens: 49
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2015 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de comentar, fiz um experimento com ficus plantado no musgo esfagno, eles engrossaram o caule e não cresceram muito na altura, mas ainda não posso fazer grandes conclusões. Quando tiver um tempo envio fotos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
PABLOMAR33



Registrado: 03/02/15
Idade: 36
Mensagens: 18
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2015 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

JONES MACHADO escreveu:
Olá amigo Pablo
Assim como você, eu também sou iniciante, leio bastante, faço muitas mudas, tenho um viveiro com aproximadamente trinta espécies, mas o aprendizado é constante. Lhe aconselharia o livro do Mestre Mário, é de fácil entendimento e super prático.
Com relação a melhor época, seria bom os meses menos quentes, para diminuir a possibilidade de desidratação da planta e com relação ao substrato, o Fícus gosta de terra com boa drenagem, uma mistura que pode ser usada é de 50% de areia peneirada e terra vegetal, ou ainda uma mistura de areia, terra vegetal e caco de telha ou tijolo, este último em menor quantidade. Tenho três ficus variegata que estão em uma mistura de terra vegetal e substrato para orquídea, garantindo uma boa drenagem e uma boa nutrição, estão plantados a uns nove a dez meses e se adaptaram muito bem.
Com relação a coloca-las em escorredores separados, vai depender do tamanho dos escorredores que você dispõe. Eu os colocaria separados, mas também vai depender de como você pensou em trabalhar essas árvores. Espero ter contribuído, e assim que tiver algum resultado, nos mande notícias!
Gde abç


Muito Obrigado!
contribuiu e muito!
farei isso e irei postando resultados.
grande abc!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil