Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Maio 09, 2014 3:54 pm Assunto: Painera antiga e ENORME.. |
|
|
Boa tarde amigos do fórum.
Já venho conduzindo as essa paineira há algum tempo, mas as vezes me sinto meio perdido...rs. Acho que é devido ao seu tamanho. Ela vem crescendo bem, tenho deixado-a bem livre e seu ápice até bifurcou. Porém ultimamente, estou achando que seus galhos estão muito compridos. Pretendo fazer neste inverno uma poda e desfolhá-la. Alguém já trabalhou com uma dessas? Minha ideia inicial era fazer uma copa em forma de um triângulo retângulo, mas ao fazer uma projeção, não gostei muito do que vi..hehehe. Antes de fazer qualquer intervenção, gostaria da opinião da galera mais experiente.
Eu esqueci de colocar um objeto para servir de referência, mas na foto há um tijolo no canto esquerdo e no substrato, uma tampa do tamanho de uma garrafa de guariviton.
Bom, é isso! Grande abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Maio 09, 2014 4:00 pm Assunto: |
|
|
Nossa, que planta legal!!! É velha heim? Nem tem mais clorofila no tronco.
Ela brota bem sim, mas tem uma tendência a brotar sempre na mesma altura.
Vou acompanhar porque comecei uma planta destas há pouco tempo.
Tinha 2,5 metros de altura. Cortei com 40cm e está brotando agora.
Tem fotos dela com flor?
A minha é vermelha. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 10, 2014 8:59 pm Assunto: |
|
|
Victor bela paineira. Não é uma planta muito fácil de conduzir por isso podemos dizer que vai bem. Você tem razão, no final do inverno poda todos os galhos bem curtos a fim de buscar ramificação e compactação. Seguidamente vai ter que ir podando as pontas a fim de evitar o alongamento dos galhos. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 11, 2014 10:32 am Assunto: |
|
|
Interessante, planta bem grande. Sempre tive curiosidade em trabalhar com paineira.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 11, 2014 8:48 pm Assunto: |
|
|
Opa Erico, a minha tem brotado até que rápido, já dei umas pequenas podas...mas tenho deixado crescer mesmo. Mas a tendência é sempre ficar comprida. Quando eu peguei essa planta, ela estava com poucas brotações, sei que ela cresceu no chão a vida toda. Está neste vaso desde novembro do ano passado. Então, ainda não sei qual a cor da flor dela! Estou ansioso para ver! hehehe
Grande Elio, valeu pela dica! ^^ Vou esperar a época certa. Encontrei a foto de um bonsai de paineira na net e gostei da copa, fiz uma projeção "zoeira" rs.. o que acham?
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 12, 2014 8:36 pm Assunto: |
|
|
Perfeito Victo, é por aí mesmo. E é por isso que precisa compactar com podas sucessivas e constantes. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 1:39 am Assunto: |
|
|
Valeu Elio. Mais pra frente eu posto uma foto dela aqui!
E que venha o inverno! hehehe
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 10:44 am Assunto: |
|
|
Acompanhando |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 10, 2015 11:58 pm Assunto: |
|
|
Depois de inúmeras podas e aramações/trações, Estou atualizando amigos:
 _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Seg Maio 11, 2015 9:19 am Assunto: |
|
|
Está muito legal Victor, parabéns...
Minha impressão, ela reduziu o tamanho das folhas?
Conseguiste com podas sucessivas ou foi ao natural?
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 11, 2015 11:15 am Assunto: |
|
|
Opa Seph. Então, não sei se é impressão também. Acho que deram uma reduzidazinha, bem pouca mesmo, principalmente da época em que comecei a trabalhar com ela. Então, fiz desfolhas e muitas podas. Deixava crescer, e depois podava. Ainda terei que fazer isso mais algumas vezes, ainda quero ramificar mais. Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
|