FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manakel - Bougainville
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Abr 05, 2015 9:49 pm    Assunto: Manakel - Bougainville Responder com citação

Fala pessoal! Tudo certo?

Enquanto minhas mudinhas estão crescendo, estava à procura de um material com um pouco mais idade e calibre pra sofrer nas minhas mãos enquanto aprendo - iniciante é assim mesmo, hahaha.
Achei essa Bougainville, gostei bastante da curvatura que ela apresenta no tronco, do calibre do tronco e também do aspecto da casca, já que todas as outras que encontrava pra comprar estavam totalmente retas e muito jovens/finas. Estou ciente que não é uma muda "de qualidade" pra bonsai, mas por R$ 15 acho que vale a tentativa! Na pior das hipóteses, tiro umas 3-8 mudas por alporque/estaquia e estou no lucro.

Fotografei ela pra vocês verem... em vários ângulos. Tentei ver se tinha algum nebari mas não consegui, vou ter que fazer isso na hora do transplante.









Meus planos: replantar ela em um recipiente maior, pra ver como estão as raízes (espero ser surpreendido com alguma coisa boa) e melhorar a saúde dela. Na primavera fazer uns alporques nas "pontas" dos galhos grossos e retirar algumas estacas, pra fazer umas mudas (pra usar no jardim mesmo, mas quem sabe sai uma legal e menorzinha pra tentar um outro bonsai, hehehe). Quando retirar os alporques já aproveito pra podar do jeito pretendido.

Minha intenção inicial é tentar aproveitar o calibre e curvatura desse tronco pra fazer um bonsai médio (o desodorante tem cerca de 15cm). Acham possível? Podem sugerir locais de corte e projeções? Mandar algum exemplo? (qualquer opinião é bem-vinda)
Caso não dê, vou fazer uma poda drástica (bonsai pequeno) e acabar com grande parte da curvatura dela! Infelizmente não tenho como plantar no chão pra engrossar mais!

Obrigado desde já pelas opiniões,
Abraço!


Editado pela última vez por Manakel em Qua Maio 06, 2015 12:03 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOS PEREIRA



Registrado: 08/10/12
Idade: 41
Mensagens: 93
Localização: SANTIAGO-RS

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2015 11:50 am    Assunto: Responder com citação

OLÁ MANAKEL...
SE FOR PARTIR PRA PODA RADICAL, OBSERVA OSTE POST DO ALEXANDRE COELHO, QUE NEM PRECISO TE FALAR MAIS NADA.....
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=229661&highlight=#229661

ABRAÇO
_________________
O rio não quer chegar, mas ficar largo e profundo...
Guimarães Rosa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 07, 2015 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel,

Olhando para a segunda foto meu palpite seria cortar o primeiro galho mais grosso da direita e o galho mais grosso da esquerda. Cortaria logo acima deste primeiro galho mais fino no galho mais grosso do meio que seria a continuação do tronco. Com certeza neste galho sairiam novas brotações para formar os demais galhos para formação da parte superior da copa. Dá pra deixar o galho mais fino da direita que está um pouco atrás, o outro também um pouco atrás no lado esquerdo direcionar um pouco mais pra frente. Girar a planta sentido horário e deixar a frente entre as posições 1 e 4. Compliquei demais né!! se não deu pra entender eu vou tentar fazer um rascunho no paint assim que der e posto pra você ver, mas acredito que daria um moyogi bonito.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2015 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Não vou conseguir fazer os alporques agora. Vou ter que esperar mais um tempo!

Carlos, eu vi esse tópico! Achei muito bacana. Com certeza vai servir de referência e inspiração. Um outro que estou lendo e está ajudando é esse.

Gilson, algo do tipo? Será que não ficaria "pescoçuda"?


Rascunho de uma possibilidade:

Na linha amarela pode ser que brote um galho legal...

Na projeção tá bacana, agora se eu vou conseguir ou se a planta vai aguentar/facilitar é outra história, hahaha. Tenho um certo receio, por falta de técnica ou conhecimento, de não conseguir formar uma copa legal! Por isso queria aproveitar o máximo possível da planta... Na projeção eu usei dois galhos já existentes justamente por isso.

Se tiverem mais sugestões, elas são bem-vindas, já que vou mexer na planta daqui um tempo!

Abraço a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2015 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Manakel!

Parece que não compliquei tanto assim porque era praticamente isto que eu pensei, apenas pensei em aproveitar metade da continuação do galho mais grosso e definir a frente girando um pouco mais sentido horário, mas a sua projeção ficou melhor porque realmente a planta fica mais baixa.
Pra ela não ficar pescocuda você teria que praticamente zerar ela como fez o Alexandre, formar toda a nova estrutura aproveitando um ou dois destes galhos da parte de baixo ou fazer um alporque um pouco acima deste primeiro galho.

Segue o que tinha pensado antes de ver a sua projeção que considero melhor.



Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2015 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço aos que até agora opinaram!
Esse final de semana consegui tirar um tempo pra podar ela... Mesmo sabendo que não está na melhor época, optei por uma poda drástica após dar uma analisada nos defeitos que a planta tinha...

Ficou assim:



Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2015 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel, infelizmente eu fiquei sem ver o post antes. Eu também partira para uma poda drástica, mas talvez tivesse utilizado mais uma curva do tronco podando acima um pouco. Bom, agora está feito e uma planta mais baixa sempre vai parecer mais robusta, o que também é muito bom. Espere mais umas semanas e retire também os brotos mais finos que ficaram e irás formar o futuro bonsai somente com as novas brotações futuras. Os novos brotos engrossam rapidamente não sendo necessário manter os que aí estão pois eles poderão apenas fazer com que não brote o suficiente no tronco principal. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2015 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio!

Realmente, eu queria ter podado mais alto pra aproveitar as curvas, mas optei por aquela altura porque a parte de cima estava um pouco mais grossa, e com uma rachadura... Acho que na segunda foto do tópico dá pra ver! Não iria ficar com conicidade invertida?

Eu removi o galho mais baixo depois de tirar a foto. Mas depois de um tempo removo o outro! Obrigado pelo toque, eu iria "tentar deixar engrossar", mas ta bem feio mesmo, hahaha.

Esqueci de falar, já que minha intenção nessa planta era tirar mudas pra usar no jardim... Dos 5 alporques simultâneos que fiz no outono, 3 enraizaram. Além disso, consegui tirar umas 3 estacas boas!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2015 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito então. Agora só esperar e trabalhar a nova brotação. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 20, 2015 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Hoje, alguns meses depois da poda...
Deixei os galhos crescerem de mais! (entrenós longos) Razz




Só fico na dúvida se tenho que podar mais curto ou se assim está OK. Observando o galho que é pra ser o ápice, por exemplo, se eu podasse curtinho sem deixar nenhum espinho ou par de folha, iria brotar da mesma forma ou teria risco de perder o galho?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2015 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

O comprimento da poda está bom. Belo trabalho, já tem aí uma boa ramificação para formar a estrutura da planta. Vai indo bem, o caminho de formação de estrutura é por aí mesmo. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2016 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Peguei todos os galhos e estou posicionando eles pra preencher o espaço vazio. Vou esperar a hora certa pra conseguir umas boas ramificações laterais! Quero que seja "freestyle", kkkkkk.

Estou sendo apressado na hora de podá-los? Tenho que esperar mais?




Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Ta ficando parecido com o seu rascunho hehehe muito bom Manakel.

Essa também irei acompanhar.

Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2016 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Eu achei que tava parecendo uma topiaria, com galhos em excesso e todos pra cima... Então removi alguns e tracionei os restantes.



Preciso arrumar essas cicatrizes.

Abraço a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2016 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Manakel!

Ótimo trabalho, parabéns. Bonsai é assim mesmo, reduzimos uma planta de 2 metros em um toquinho de 15cm, desse toquinho nasce uma arvore em miniatura..

Se me permite um pitaco na sua primavera... se fosse minha retirava o galho dentro da curva a esquerda na foto... Esta na mesma altura do galho da direita, que esta muito bem localizado. Este, da direita seria o primeiro galho, o galho de fundo vc já tem e o segundo viria de cima, baixando aquele que esta logo acima do que seria retirado.. Ficaria, a meu ver um moyogi bem mais interessante, pois iria criar um ponto negativo na copa, atraindo os olhares para o tronco rugoso e forte, que aparenta idade...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil