FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Germinação de sementes de pinheiro negro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 9:23 am    Assunto: Germinação de sementes de pinheiro negro Responder com citação

Prezados,

comprei sementes de pinheiro negro, e o fornecedor enviou um manual com instruções diferentes de alguns artigos que li.

As diferenças vão da hidratação das sementes ao substrato. Alguém ja percebeu essas diferenças?

O que vocês acham que é certo e errado?

Att,

Renato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Renato,

O Pinheiro Negro não necessita nenhum tratamento especial, apenas deixe as sementes de molho por 24 ou 48 horas, após isto, as sementes que estiverem boiando descarte, as demais semeie em areia apenas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 11:58 am    Assunto: Responder com citação

é isso que gostaria de saber mais precisamente. Por exemplo.

o manual que recebi do forneceror, diz que as sementes devem ficar de molho durante 4 horas apenas, e dentro da geladeira 1 semana. Apos isso deixar na sombra e regar diariamente. E eu poderia usar substrato de germinaçao de sementes.

Verifiquei hoje e ja tem 4 sementes germinando.

Volto a repetir a pergunta. O que é certo e o que é errado no caso do pinheiro negro?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paraná 1

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Não matar o fungo da simbiose. Cuidado com a água coloque 1 parte de areia grossa 5mm e uma parte de terra vegetal. E deixe no sol. só mude as plantinhas depois que estiverem com 10 cm no minimo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Renato,

É como lhe disse, não existe a necessidade de quebra de dormência. Já importei sementes do Canadá e do Japão, sempre fiz o procedimento desta maneira que lhe passei e a brotação é superior a 80 % se as sementes forem de boa procedência. Aprendi este método com o Hidaka, nunca tive problemas. Inclusive estou com umas 60 mudas que acabaram de brotar a 10 dias.

Quanto à usar substrato de germinação de sementes, pode sim, ou areia ou substrato os dois darão os mesmos resultados.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LuisZuccarino

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Fala sério Renato, qual é a sua duvida ?

Estão germinando qual é o certo ou o errado ?

Se a finalidade é justamente a germinação, se tem que ficar duas horas ou três dias na agua contanto que elas germinem é o resultado que se busca.... As minhas era para deixar até 48 hs na agua e planta-las, e até agora não germinaram, se as suas já estão nascendo, o seu processo é o melhor... parbéns e me mande por favor o fornecedor de suas sementes no particular porque os da minha eu já não compro mais.
LuisZuccarino

MensagemEnviada: Sex Out 30, 2009 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Ae Renato...

Antes de tudo opbrigado pelo contato, bem diferente hein, fala pouco mas também quando você vê, já chegou.

Pedi na Sexta, fiz o depósito e chegou na segunda, na terça já estava na geladeira, acabei colocando junto as minhas que estavam na terra a dois meses ou mais. Vamos esperar nascer.

Valeu mesmo.
E tem uma reportagem que eu coloquei no tópico SOU PRINCIPIANTE - PINHEIRO NEGRO - AUTOR ROGÉRIO, é o que pretendo fazer com as minhas sementes, dá uma olhada lá e depois coloca as fotos das suas mudas aqui. hehehe
Profeta

MensagemEnviada: Sáb Abr 18, 2015 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, das 11 sementes que coloquei em água filtrada ontem, 10 afundaram em 14h...a que restou eu deixei na água pra ver se ainda é útil.
Coloquei elas enterradas superficialmente em terra adubada 60% e areia cozida em 40%(dizem que mata bactérias e tudo mais e, dependendo da origem da areia, é bom fazer pra não ficar com um pH mto alto ou muito baixo do solo, então resolvi fazer isso).
O solo está úmido e eu deixarei o vaso dentro do meu quarto pra não correr risco dos gatos do vizinho derrubarem no meu quintal. Vamos ver no que dá...
Aqui no Rio está fazendo cerca de 26ºC...creio que eu não tenha tanto problema com temperatura.
Profeta

MensagemEnviada: Sáb Maio 02, 2015 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Então, alguns dias depois do plantio das 11 sementes que afundaram na água...3 já germinaram...
A rega eu tenho feito com um pulverizador e tenho deixado o vaso na sombra.
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 02, 2015 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Profeta!!

Tenta colocar pouco a pouco no sol. Coloca um pouco pela manhã ou no final da tarde quando está mais ameno. Se ficar o tempo todo na sombra pode acabar amarelando e morrendo!!

Boa sorte!!

Abraço[/i]
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: