Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Lima
Registrado: 05/12/12 Mensagens: 39 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Qui Maio 07, 2015 1:37 pm Assunto: Ulmus |
|
|
Olá, recentemente adquiri esse Ulmus e gostaria da opinião de vocês sobre o que fazer, segue as fotos:
Desde já agradeço |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2015 1:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando!
Pelas demais plantas que aparecem nas fotos você tem bastante experiência com bonsai e já deve ter em mente o que fazer. Excelente material!!! Vai dar um lindo bonsai!!! Meu pitaco seria talvez cortar a parte superior mais reta dos 2 troncos e deixar um destes brotos que aparecem em ambos crescerem já com alguma curvatura para ter um visual melhor quando estiver sem folhas, mas do jeito que está também vai ficar muito bacana após a seleção dos brotos que formarão a estrutura da planta!!
Parabéns mesmo pela aquisição e vai atualizando pra gente acompanhar!!
A propósito que planta é esta do lado direito? Parece uma primavera, mas estas folhas esbrnquiçadas me fazem pensar que seria um hibisco variegata... E o outro mais no fundo é uma oliveira?
Abraço |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Maio 12, 2015 9:07 am Assunto: |
|
|
Bom dia, caros amigos!
Parabéns pela planta, Fernando. Ela tem muito potencial para trabalhar. Porém está parecendo que foi recentemente transplantada ou que acabou de se recuperar de uma poda drástica. No momento, eu não faria nenhuma intervenção, deixaria ela crescer livremente. Muitas ramificações agora é lucro para entrenós menores, além de fazer a planta se recuperar, aumentando um pouco sua massa radicular.
Se fosse minha, apesar de estar localizado em uma porção mais alta que a convencional eu apostaria no sokan (tronco duplo) até para aproveitar a estrutura do primeiro galho que já não acho que vale a pena tentar tracionar, e é um belo galho. Ela tem uma harmonia que eu tentaria manter.
[OFF] Gilson, agradeço muito o seu comentário em minha azálea meu grande amigo!
Eu ainda não respondi porque o que vc me aconselhou ficou martelando um pouco na minha cabeça e hoje não sei se quero mante-la daquela forma ou se invisto na conicidade... rsrsrs [/OFF]
Abraços,
João Pinheiro. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 12, 2015 8:26 pm Assunto: |
|
|
Bem observado João! Nem tinha me atentado no detalhe da terra!!
Quanto a azaleia é melhor pensar tem tempo!!!  |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Sex Jun 12, 2015 12:13 pm Assunto: |
|
|
Rapaziada, como o fernando não respondeu vou responder por ele! hehehhee
Gilson, as plantas do lado são realmente uma primavera e uma oliverinha.
a primavera te confundiu pois trata-se de uma Variegada. especie essa que eu particularmente só conheço essa e uma outra também da minha coleção.
essas plantas eu coletei em uma chácara de um senhor japônes aqui da minha cidade... a Oliveira veio da Belvedere plantas de porto Amazonas, era uma arvore de uns 3 mts de altura...
João esse Ulmus teve um falso transplanta em abril se não me engano, não foi mexido em nada das raizes por conta da época. ele estava em um recipiente horrivel, hehehe. A proposito essa planta foi adquirida do Luis da Bonsai House de Bauru e estava em transito por uns dias aqui em minha casa...
grande abraço pessoal _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Fernando Lima
|
Enviada: Sex Jun 12, 2015 12:51 pm Assunto: |
|
|
Moreno escreveu: | Rapaziada, como o fernando não respondeu vou responder por ele! hehehhee
Gilson, as plantas do lado são realmente uma primavera e uma oliverinha.
a primavera te confundiu pois trata-se de uma Variegada. especie essa que eu particularmente só conheço essa e uma outra também da minha coleção.
essas plantas eu coletei em uma chácara de um senhor japônes aqui da minha cidade... a Oliveira veio da Belvedere plantas de porto Amazonas, era uma arvore de uns 3 mts de altura...
João esse Ulmus teve um falso transplanta em abril se não me engano, não foi mexido em nada das raizes por conta da época. ele estava em um recipiente horrivel, hehehe. A proposito essa planta foi adquirida do Luis da Bonsai House de Bauru e estava em transito por uns dias aqui em minha casa...
grande abraço pessoal |
Moreno, obrigado por ter dado as respostas, como fazia tempo que eu não entrava no forum não vi as perguntas, pessoal desculpe por não ter respondido antes.. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Jun 12, 2015 5:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Moreno!
Fernando não se preocupe!, não tenho nada que desculpar
Eu tava assim também entrando de vez em quando, até o meu irmão me mostrar o app de E-mail que vem junto com o celular e que avisa quando chega algum e-mail novol. Daí quando você posta uma resposta ou abre um novo tópico, é só pedir para avisar via e-mail quando responderem .
Abraços a todos.
Planta linda, não deixe de atualizar  |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Sex Jun 12, 2015 7:43 pm Assunto: |
|
|
Aparentemente tem mais de um galho saindo do mesmo ponto em alguns lugares. Será que não seria uma boa hora pra eliminar esses duplos e deixar só um crescendo de cada ponto? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 12, 2015 8:50 pm Assunto: |
|
|
Perfeito Paulo, a seleção de galhos também já pode ser feita agora, retirando os que já é certo que não vão precisar. A questão levantada sobre o alongamento dos entrenós tem fundamento, mas vale apenas para brotos novos que sairão. Uma vez os brotos lignificados como estão eles passarão apenas a engrossar não alongando praticamente nada os entrenós. Bela planta. Eu manteria esta mesma formação, apesar desta bifurcação está harmônico e já vi muita planta boa por aí com este mesmo tipo formação. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 13, 2015 11:07 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas Moreno!!! Realmente diferente, nem sabia que existia Primavera Variegata!! Quando der posta uma foto da sua!!
Fernando!!
A correria do dia a dia é terrível!! Eu sei bem disto!!! Parabéns pelas plantas!!!
Abraço |
|
|
 |
Fabiano Batista
Registrado: 27/08/14 Idade: 54 Mensagens: 83 Localização: Penha - São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jun 13, 2015 11:56 am Assunto: |
|
|
Essa planta tem uma estrutura linda! Parabéns!
Sem dúvida eu manteria com 2 troncos e formaria as copas.
A segunda foto parece uma frente mais interessante. Pelo menos na foto. Pessoalmente, pode não ficar tão bonito.
Mas sem dúvida é uma planta com um potencial incrível.
 |
|
|
 |
Fernando Lima
|
Enviada: Seg Jun 15, 2015 3:46 pm Assunto: |
|
|
Atualizando
[img]https://www.flickr.com/photos/69570362@N07/18215375874/in/datetaken/[/img] |
|
|
 |
Fernando Lima
|
Enviada: Sex Jun 19, 2015 3:39 pm Assunto: |
|
|
[quote="Fernando Lima"]Atualizando
 |
|