Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vtsoares
Registrado: 22/05/15 Idade: 36 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jul 07, 2015 3:27 pm Assunto: Muda de Azaleia |
|
|
Amigos,
Adquiri hoje pela manhã a muda de azaleia abaixo.
Não tenho certeza se foi uma boa compra, mas me parece que sim, apesar de ainda não definido o estilo. O vendedor me informou que é uma planta nova, com menos de um ano, que surpreendeu pelo crescimento.
Minhas impressões:
1) Apesar de morar no RJ, cujo inverno não é muito rigoroso, acho melhor deixar para fazer qualquer intervenção no meio/final de agosto, mais próximo da primavera, para diminuir as chances de erro, certo?
2) O caule ainda está fino. Posso partir para o escorredor / mamadeira?
3) A copa está muito alta e em formato de arbusto. Depois de uma poda para retirada do excesso de galhos, devo aramar os galhos inferiores para criar uma estrutura mais enxuta e compacta, e torcer para surgirem brotações mais baixas. É isso?
O que acham??
1) Possível frente (0º):
2) Lateral (90º):
3) Lateral (270º)
4) Cima:
 _________________ "Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz." - Buda |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 07, 2015 9:33 pm Assunto: |
|
|
Vtsoares, quando comprar mudas procure plantas que tenham um tronco, na parte de baixo com algum tipo de movimento ou atrativo. Infelizmente esta planta tem um tronco reto e de espessura idêntica desde a base até o início dos galhos. Para um futuro bonsai de qualidade o ideal seria fazer uma poda bem drástica, cortando o tronco principal a cerca de 8-10 cm do chão para depois refazer o seguimento do tronco com o broto mais alto que surgir. Apesar de parecer doideira isso, devo dizer que fazemos este tipo de procedimento seguidas vezes a fim de reiniciar a planta com algum futuro. Se não vai acontecer que daqui uns 3-4 anos você verá que não chegou a um lugar devido e vai fazer isso recomeçando. antes de fazer o corte, tem que escavar um pouco a terra pois as primeiras raizes podem estar fundas e este corte tem que ser feito 8-10 cm acima das raizes e não exatamente da terra pois se as raizes estiverem enterradas 4-5 cm tem que baixar ainda mais o corte. Bem, depois de iniciada as novas brotações colocar num recipiente maior a fim de bombar o crescimento. Projeto de bonsai só mais adiante dependendo da resposta que a planta oferecer. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Jul 08, 2015 9:46 am Assunto: |
|
|
e parece doideira mesmo heh. e da uma Dó de cortar, porem como o nosso amigo elio disse, isso e perfeitamente normal nesta arte, eu mesmo provei isso em varias mudas minhas q no momento estão com uns 8 meses de brotação, esperando a primavera para novas intervenções. somente lembrando que acredito que eu que caso for efetuar a poda drástica seria bom esperar a primavera (normalmente em setembro).
a principio caso queira aproveitar a parte de cima acho que daria para fazer uma alporquia no meio ali fazendo 2 mudas porem não sei se continuaria com esse problema da conicidade de tronco. |
|
|
 |
vtsoares
Registrado: 22/05/15 Idade: 36 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jul 08, 2015 2:32 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado pela resposta!
Como destacou o amigo Smart2, vou aguardar até a primavera para fazer a poda drástica.
Abraços, _________________ "Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz." - Buda |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jul 09, 2015 8:54 pm Assunto: |
|
|
Correto e a sugestão dele de fazer um alporque para aproveitar a parte de cima é bem interessante sim. Azaléia enraiza facilmente por alporquia e na parte de cima poderia utilizar o movimento de algum galho para formar uma nova muda que poderá ser até mais interessante do que a planta mãe. A alporquia pode ser feita em seguida, nem é necessário esperar a primavera. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|