FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com identificação de espécie
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 8:41 pm    Assunto: Ajuda com identificação de espécie Responder com citação

Amigos do fórum semana passada estive em recife a trabalho e notei uma arvore na Av. Recife, estrada que é caminho para quem vai para João Pessoa. É uma arvore de folha pequena e parece que vi umas sementes em forma de leguminosa. Me lembrou em muito as famosas Pemphis do Sudeste Asiático (Indonésia, Tailândia). A foto que tirei ficou muito longe porque estava dentro do carro e estava um temporal enorme. Na volta já estava de noite e não consegui parar para tirar uma foto mais de perto. Não sei se é uma espécie nativa ou se é de outro país já que somente tinha no corredor central e estava junto com outras 2 "estrangeiras', Melaleuca da Austrália e Casuarina. Sei que é difícil somente pela foto e descrição, mas pode ser que alguém já tenha visto e saiba qual é a espécie. Me parece que dariam excelentes bonsai assim como a Pemphis. Este da foto era enorme, tinha uns 10 metros, dá pra ver pelo ônibus que está passando por trás.



Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Não era somente esta única arvore, era um canteiro central que se estendia por quilômetros e tinha centenas destas arvores.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Gilson!

Me veio na cabeça algumas árvores do centro de SP, enormes, que as vezes caem nos temporais pela idade e estado de saúde.
Amanhã tentarei tirar umas fotos para você ver se é a mesma.
Pesquisando por cima, achei uma que está parecendo com esta da foto.
Copaíba (Copaifera langsdorffii).

Vamos aguardar mais opiniões.

Abs meu caro!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu João!!

Pesquisei a Copaiba no Google para ver as imagens e acredito que não seja não porque o troco das arvores que vi é meio deformado e a da copaiba a casca é lisa. As folhas são bem pequenas também.. mas vamos lá, se ninguém tiver uma idéia, vou voltar lá daqui alguns meses e desta vez vou tirar umas fotos melhores e quem sabe se tiver sorte não consigo umas sementes??? Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Abraco amigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 1:09 am    Assunto: Responder com citação

Ta certo meu velho!
Estão aqui as fotos que eu havia comentado. No centro tem muitas delas. Estas ficam na rua Manoel da Nóbrega no jd. Paulista.




Não iremos desistir! Abs
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/08/09
Idade: 49
Mensagens: 138
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

sobre a identificação da espécie, creio que seja essa:

Tipuana é um género botânico pertencente à família Fabaceae. Nome Científico: Tipuana tipu Sinonímia: Machaerium fertile, Machaerium tipu, Tipuana speciosa Nomes Populares: Tipuana, Amendoim-acácia Família: Fabaceae
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, amigo Toczek!

Muitíssimo obrigado por desvendar a árvore que eu postei, que desconfio que seja a mesma do Gilson (vamos esperar ele se manifestar hehe).

Esta grande espécie já foi muito utilizada em canteiros, praças e ruas aqui em SP e há algum tempo comecei a ficar curioso em saber o seu nome. Realmente ela dá estas flores amarelas e estas vagens que possuem uma aerodinâmica interessante: quando mais secas e estão na fase de cair, elas vão girando em seu próprio eixo devido a sua aerodinâmica como uma hélice de helicóptero, indo lentamente até o solo.
Em minha infância, as arremessava para cima só para ve-las cair novamente.


A minha com certeza você acertou.

Legal contar com amigos que dão todo este suporte.
Grande abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2015 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João e Toczek!!

Também não é não!!! Não sabia o nome desta que o João postou, mas já conhecia. Esta que vi no Pernambuco nunca tinha visto e olha que sou bem observador!!!! mania de bonsaimaniaco!!! kkk Rolling Eyes Rolling Eyes
Parece muito com esta da foto que consegui na internet, mas não tenho certeza e mesmo se for esta, só vou saber mesmo se alguém de lá conseguir confirmar porque por foto é difícil ter certeza.



Abraço amigos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 3:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gilson,

Eu acho que pode ser uma destas duas:

1) Pithecellobium dulce, nativa da América Central e, ao que eu saiba, usada na arborização urbana no NE;

2) Pithecellobium diversifolium, parente próxima da anterior e nativa da caatinga.

Ambas tem folhas pequenas e acho que daria um belo bonsai, se se adaptassem ao clima de minha região...
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese


Editado pela última vez por Ivo em Ter Ago 25, 2015 7:22 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 04, 2015 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Ivo!!

Agora tenho quase certeza que se trata do Pithecellobium dulce, seu também conhecido como Acacia Obliquifolia ou Mata Fome, conhecida na região das Filipinas como Tamarindo Indica.
Segue descrição do Wikipédia e algumas imagens da planta, semente, folhas e alguns bonsai que consegui na internet através da pesquisa:

Acacia obliquifolia

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Mimosoideae
Género: Acacia
Espécie: Acacia obliquifolia
Nome binomial
Acacia obliquifolia

Acacia obliquifolia é uma espécie de leguminosa do gênero Acacia, pertencente à família Fabaceae 1 , conhecida no Brasil pelo nome mata-fome.

Descrição

A. Obliquifolia é uma árvore que pode atingir até cerca de 10 a 15 metros de altura. Seu tronco é espinhoso e suas folhas são pinadas, que, organizadas em pares enfileirados, podem medir de 2 a 4 centímetros. Suas flores são de cor branco-esverdeada, perfumadas, sésseis e podem medir até 12 centímetros de comprimento, apesar de parecerem menores devido a sua disposição enrolada. As flores produzem um legume, que adquire uma cor rosada quando maduro e abre, expondo sua polpa comestível. A polpa contém sementes brilhantes, pretas, de forma circular e plana.

A semente é geralmente dispersa por aves que se alimentam da polpa doce. A árvore é tolerante a secas, podendo viver em terras secas com elevações de até 1500 metros acima do nível do mar, o que a torna adequado para o cultivo urbano.
Distribuição

Esta planta é nativa da Costa do Pacífico, da América Central e do norte da América do Sul, podendo ser encontrada na região norte e nordeste do Brasil. Também pode ser encontrada em outros lugares, como Havaí, sendo considerada uma espécie invasora. É uma das espécies que foi introduzida e naturalizada extensivamente no Caribe, Florida, Guam, assim como na Índia, em Bengala, e nas Filipinas.

Foto que eu tirei:


Foto da internet:


Detahe dos carocos no tronco, igual as arvores mais velhas que vi:


Detalhe das folhas:


Detalhes das sementes:


Alguns bonsai feitos com esta espécie:






Obrigado pela ajuda amigos!! Wink

A galerinha do Nordeste poderia fazer um bom uso desta espécie para bonsai!!! Pelas imagens dos bonsai que consegui na internet vale a pena!!
O objetivo agora é quando voltar lá conseguir algumas sementes ou quem sabe uma muda.. Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil