FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de Azaleia
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vtsoares



Registrado: 22/05/15
Idade: 35
Mensagens: 10
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2015 3:27 pm    Assunto: Muda de Azaleia Responder com citação

Amigos,

Adquiri hoje pela manhã a muda de azaleia abaixo.

Não tenho certeza se foi uma boa compra, mas me parece que sim, apesar de ainda não definido o estilo. O vendedor me informou que é uma planta nova, com menos de um ano, que surpreendeu pelo crescimento.

Minhas impressões:

1) Apesar de morar no RJ, cujo inverno não é muito rigoroso, acho melhor deixar para fazer qualquer intervenção no meio/final de agosto, mais próximo da primavera, para diminuir as chances de erro, certo?

2) O caule ainda está fino. Posso partir para o escorredor / mamadeira?

3) A copa está muito alta e em formato de arbusto. Depois de uma poda para retirada do excesso de galhos, devo aramar os galhos inferiores para criar uma estrutura mais enxuta e compacta, e torcer para surgirem brotações mais baixas. É isso?

O que acham??

1) Possível frente (0º):



2) Lateral (90º):



3) Lateral (270º)


4) Cima:


_________________
"Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz." - Buda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2015 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Vtsoares, quando comprar mudas procure plantas que tenham um tronco, na parte de baixo com algum tipo de movimento ou atrativo. Infelizmente esta planta tem um tronco reto e de espessura idêntica desde a base até o início dos galhos. Para um futuro bonsai de qualidade o ideal seria fazer uma poda bem drástica, cortando o tronco principal a cerca de 8-10 cm do chão para depois refazer o seguimento do tronco com o broto mais alto que surgir. Apesar de parecer doideira isso, devo dizer que fazemos este tipo de procedimento seguidas vezes a fim de reiniciar a planta com algum futuro. Se não vai acontecer que daqui uns 3-4 anos você verá que não chegou a um lugar devido e vai fazer isso recomeçando. antes de fazer o corte, tem que escavar um pouco a terra pois as primeiras raizes podem estar fundas e este corte tem que ser feito 8-10 cm acima das raizes e não exatamente da terra pois se as raizes estiverem enterradas 4-5 cm tem que baixar ainda mais o corte. Bem, depois de iniciada as novas brotações colocar num recipiente maior a fim de bombar o crescimento. Projeto de bonsai só mais adiante dependendo da resposta que a planta oferecer. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 9:46 am    Assunto: Responder com citação

e parece doideira mesmo heh. e da uma Dó de cortar, porem como o nosso amigo elio disse, isso e perfeitamente normal nesta arte, eu mesmo provei isso em varias mudas minhas q no momento estão com uns 8 meses de brotação, esperando a primavera para novas intervenções. somente lembrando que acredito que eu que caso for efetuar a poda drástica seria bom esperar a primavera (normalmente em setembro).

a principio caso queira aproveitar a parte de cima acho que daria para fazer uma alporquia no meio ali fazendo 2 mudas porem não sei se continuaria com esse problema da conicidade de tronco.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
vtsoares



Registrado: 22/05/15
Idade: 35
Mensagens: 10
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, obrigado pela resposta!

Como destacou o amigo Smart2, vou aguardar até a primavera para fazer a poda drástica.

Abraços,
_________________
"Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz." - Buda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2015 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Correto e a sugestão dele de fazer um alporque para aproveitar a parte de cima é bem interessante sim. Azaléia enraiza facilmente por alporquia e na parte de cima poderia utilizar o movimento de algum galho para formar uma nova muda que poderá ser até mais interessante do que a planta mãe. A alporquia pode ser feita em seguida, nem é necessário esperar a primavera. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil