|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sloboda
Registrado: 25/03/11 Idade: 41 Mensagens: 30 Localização: Bituruna-PR
|
Enviada: Qui Jul 16, 2015 7:14 pm Assunto: Ajuda para identificar doença em ligustrum japonicum |
|
|
Olá pessoal peço encarecidamente ajuda com este ligustrum, a uns 20 dias notei que estava acontecendo algo de estranho em suas folhas, logo já pulverizei com inseticida mesmo sem saber do que se trata, mas não resolveu nada e esta se alastrando cada vez mais, agora as folhas estão ficando avermelhadas e secando, se alguém ai puder me ajudar fico muito grato.
Planta sadia
Detalhe das folhas doentes em questão
 |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Jul 17, 2015 1:09 pm Assunto: |
|
|
Prezado Sloboda, boa tarde.
Há quanto tempo você possui este exemplar? aonde ele fica em sua casa?
Abraço. |
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Sáb Jul 18, 2015 4:26 pm Assunto: |
|
|
João Pinheiro escreveu: | Prezado Sloboda, boa tarde.
Há quanto tempo você possui este exemplar? aonde ele fica em sua casa?
Abraço. |
Boa tarde João Pinheiro, primeiramente meu muito obrigado pela atenção, possuo esta planta a uns 6 a 7 anos essa foi a primeira planta que trabalhei, o local onde fica é aberto e exposto ao sol e chuva o dia todo. Grato Carlos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jul 18, 2015 9:29 pm Assunto: |
|
|
Sloboda, não me parece doença mas sim um problema "mecânico" ou seja, as folhas foram machucadas de alguma maneira, pode até ter sido por algum inseto, mas a meu ver o que se vê aí é apenas as cicatrizes nas folhas. A não ser que tenha alguma coisa visível na parte de baixo que possa ajudar. De qualquer modo, em se tratando de ligustro que até gosta de uma desfolha e é muito bom renovar e ramificar através da técnica eu indicaria uma desfolha total, cortando as folhas individualmente deixando parte do pecíolo grudado no galho. Em breve terás uma nova e exuberante e certamente sadia brotação. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 19, 2015 9:25 pm Assunto: |
|
|
Sloboda, você costuma borrifar água nas folhas?
Dependendo do clima e da frequência, o ato pode danificar as mesmas. Fica mais propensa a ataques fúngicos também.
Veja neste site a explicação para o ligustrum.
http://nassau.ifas.ufl.edu/horticulture/gardentalk/shrubs.html
Acho muito apropriada a idéia do nosso amigo Elio.
Sei também que esta espécie é semi-caduca. Meu manacá de cheiro apesar de ser considerado perene, as folhas ficam levemente acastanhadas e algumas caem no final do outono.
Good lucky. |
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Ter Jul 21, 2015 12:14 am Assunto: |
|
|
Seki realmente parece ser uns machucadinhos, mas esta se alastrando, vou ver se amanhã consigo tirar uma foto da parte inferior da folha que em alguma ou outra tem algo diferente, sobre a desfolha logo farei só estou esperando passar uns friozinhos que esta fazendo por aqui. Grato Sloboda
João nas regas diárias acabo molhando as folhas, sera que pode ser algo em decorrência disso? Um fungo talvez? Grato Sloboda |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 23, 2015 1:00 am Assunto: |
|
|
Prezado Sloboda,
Achei um texto sobre uma doença no livro do amigo João Chaddad que na hora me veio seu caso na cabeça.
Segue o trecho:
"Antracnose
Glomerella cingulata ou Colletotrichum gloeosporioides. O fungo G. Cingulata é a doença fúngica mais comum no mundo, ocorrendo tanto em regiões tropicais como nas temperadas. Milhares de espécies vegetais são atacadas por essa doença. Praticamente todas as famílias de vegetais superiores apresentam espécies susceptíveis a essa doença. O fungo G. Cingulata normalmente é encontrado no estado conidial chamado Colletotrichum gloeosporioides, é caracterizado por um “acervulo”, que varia com aplanta, mas que produz erupções rosadas, contendo conídios que são dispersos pela chuva e insetos. O fungo infecta a epiderme das partes não suberizadas (ainda verdes), como: folhas, flores e frutos; causando a queda de folhas flores e frutos e ainda o secamento dos ramos, na forma de “dieback”, ou seja, a planta morre de cima para baixo. As plantas novas morrem com muito mais facilidade.
A agressividade da doença é determinada pelo stress ambiental da planta, como: 1. nutrição inadequada, 2. encharcamento, 3. frio ou 4. senescência natural.Alguns exemplos de plantas freqüentemente infectadas por Glomerella cingulata na forma Colletotrichum gloeosporioides:
1. maçã
2. pera
3. abacate
4. mandioca
5. limão
6. laranja
7. kunquat
8. café
9. figo
10. uva
11. goiaba
12. manga
13. oliveira
14. palmeiras
diversas
15. falso
sagú
16. mamão
17. pecã
18. ginkgo
19. acacia
20. azaléia
21. bauínia
22. árvore
canforeira
23. cróton
24. eunimo
25. piracanta
26. hera
27. ligustro
28. rosa
29. ficus
30. Cuban pine
31. abeto chinês
32. Scriw pine" _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Sloboda
|
Enviada: Qui Jul 23, 2015 10:59 am Assunto: |
|
|
João mais uma vez meu muito obrigado, vou pesquisar mais sobre antracnose, (conheço parreirais infectados por antracnose e sei o quanto ela é prejudicial) pois estou com medo de perder a planta, já fiz inúmeras pesquisas na internet mas todas se sucesso, ainda não tive tempo mas assim que sobrar um quero fotografar alguns "resíduos" que se encontra na parte de baixo de uma ou outra folha, talvez de algum parasita. Grato |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|