|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Out 09, 2013 4:54 pm Assunto: Yamadori Guajuvira (ou Não?) - Allophylus guaraniticus |
|
|
Boa tarde pessoal.
Hoje pela manhã saí para efetuar um yamadori que na primeira vista, me parecia outra planta.
Hoje observando melhor, parece uma guajuvira. Gostei muito do desenho dela.
Estava na beira de uma pedreira (os melhores lugares para se encontrar plantas diminutas).
A altura em que estava devia ser uns 10m de altura...estava bem solta devido à proximidade da borda.
A altura da planta no lucal deveria ser 1,50m. Estava lá em cima, onde possui uma copinha mais junta.
Foto das folhas:
Consegui retirá-la, podei suas raízes longas (de sustentação). Não havia pivô.
Coloquei no superthrive, será necessário fazer mais alguns cortes nas raízes.
Podei parcialmente seus galhos para transportar (estava à pé).
Como fiquei com receio de cometer algum corte incorreto, eis que vos peço suas opiniões.
Um desejo meu era deixar a planta mais baixa por isso o receio.
Talvez pinte outras visões da mesma planta que eu não tenha visto.
As dimensões dela são 15cm de circunferência e altura, de onde começa o caule até o galho final é de 55cm. Eis as fotos:
Foto 1, pareceu-me uma boa frente, sentido horário:
Outra visão, mais aproximada de como ela estava na pedreira:
E uma última, mais de pé:
Desculpem a quantidade de fotos, mas foi o jeito de compartilhar e creio ser o melhor meio de opinar certo? _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Editado pela última vez por Seph1903 em Dom Jun 07, 2015 2:26 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qua Out 09, 2013 7:02 pm Assunto: |
|
|
Blz Seph1903, somos quase vizinhos moro em Constantina-RS deve dar uns 150 km de distância hehehehehehehe, estava observando sua planta apesar das folhas um pouco aredondadas creio que seja uma guajuvira, planta que considero ótima para trabalhar com bonsai principalmente aqui no sul, é bastante resistente e pega fácil em yamadori, a sua tem muito futuro estarei acompanhando vai ver nos próximos dias vai saltar brotações por todo o lada não deixe de postar.
Tenho algumas guajuviras, mas não considero nem uma ainda um bonsai segue o link do meu blog onde postei a evolução de uma desta plantas, deem uma olhada.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2012/12/evolucao-guajuvira.html
T + abraços!!!!!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Out 09, 2013 8:50 pm Assunto: |
|
|
Eu acho q pra identificar planta só com flor e fruto junto. Creio n ser uma guajuvira pq a sua possui folhas compostas [triplas]. mto legal o achado, parabens. gostei da primeira fto como frente. vc viu se da frutos? se quiser gostaria de trocar umas sementes haha. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Out 09, 2013 8:50 pm Assunto: |
|
|
A Guajuvira tem folhas simples, portanto não é. Veja se as folhas tem sempre três folíolos, assim me parece, em caso positivo é um chal-chal (Allophylus guaraniticus).
Editado pela última vez por Arzivenko em Qui Out 10, 2013 8:59 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 09, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
JOICIMAR MAGGIONI, pois é, quando a vi pela primeira vez achei não ser guajuvira.
Depois, vendo brotação mais recente achei ser parecida, mas...sem muita convicção...
Victor Ghirotto, realmente fica mais fácil com flor e fruto. Mas isso não tinha.
Acho que se ela emitir cata-vento é guajuvira rsrsrs. Mas aí fica fácil né?
Arzivenko, não conheço os detalhes técnicos da guajuvira como o amigo frisou...
ha! uma coisa que lembrei agora, é que a planta não é muito resistente.
Cortava de forma não muito difícil.
Abaixo outra foto que não tinha colocado:
Alguém arrisca alguma opinião sobre os cortes? _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Out 09, 2013 10:47 pm Assunto: |
|
|
Hum... nem guajuvira nem cha-chal... um matonãoidentificado, ao menos até aqui...rsrsrsrs Bem o material em si é bom. Intervenções agora, nenhuma. Espera se recuperar...abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Out 10, 2013 8:08 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi não é o edulis (o mais comum), mas continuo apostando no guaraniticus... Olha a foto da folha:
 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 10, 2013 9:47 am Assunto: |
|
|
É realmente parecido sim, Arzivenko... nunca tinha visto falar em Allophylus guaraniticus.
Ficamos com ele, enquanto não tenho novas brotações...
Vou podar as raízes mais grossas, escolher uma frente, possivelmente 1ª, 5ª ou 7ª fotos. Essa ultima parece conter ráizes mais expostas...
Preciso ver isso para acomodar no substrato...
Talvez eu diminua um pouco o tamanho dele, em altura, talvez o galho esquerdo da forquilha mais alta, na primeira foto. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 11, 2013 12:15 pm Assunto: Allophylus guaraniticus |
|
|
Então meu povo...atualizando o transplante:
Fiz a poda dar raízes maiores, que eram na verdade de sustentação da planta.
Deixei somente as que formavam o nebari. Normalmente deixo mais.
Entretanto como estava na borda da pedreira não foi muito fácil retirar, algumas raízes racharam.
Acho que essa planta foi a que mais podei raízes, em relação ao que ela possuía, uns 50%. Tomara que não prejudique.
Por esse fato, encurtei um tanto mais os galhos, sua altura anterior era de 55cm, agora ficou em 48cm.
A planta deverá passar por um longo período de recuperação, na realidade nem sabemos se a planta irá se adaptar bem,
pois como o amigo Arzivenko identificou-a, trata-se uma planta diferente do que normalmente trabalhamos.
A primeira foto, à esquerda, foi a frente que achei melhor. As outras três, projeções da frente.
As últimas são, respectivamente, lateral direita, verso e lateral esquerda da foto inicial.
Acho que foi a primeira vez que consegui visualizar copas triangulares.
Ao transplantar, a frente, para mim ficou evidente:
O nebari ficou melhor deste lado; é possível ver a sinuosidade do tronco.
O que talvez seja um ponto negativo o galho mais grosso ficar na frente da planta...
Enfim achei uma frente e pude fazer umas projeções gostaria que vocês opinassem, certo?
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Out 12, 2013 9:49 pm Assunto: belo material |
|
|
Acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 08, 2015 9:20 am Assunto: Atualização |
|
|
Bom dia pessoal!
Primeiro, atualizando o tópico e confirmando a espécie: trata-se mesmo de Allophylus guaraniticus, como informado pelo Arzivenko.
As diferenças como Allophylus edulius pode ser confirmada através de sementes que peguei lá no meu pai e
germinaram. No caso, elas eram de edulius, com a diferença apresentada pelas folhas.
Segundo as fotos de como ele está atualmente, a quase dois anos do yamadori:
A brotação foi vigorosa, fica um pouco difícil visualizar. Entretanto a sequência das fotos é a mesma de quando efetuei a poda drástica, horária.
Em terceiro, quando estava batendo as fotos pude encontrar outra novidade que nunca tinha visto.
Pelo menos não nessa espécie. Foi uma surpresa e como tal, me mostrou que a planta poderá ser mais legal do que eu pensava:
O lance agora é esperar mais o meio do inverno para efetuar conduções.
Aliás como eu não conheço muito a planta, não sei se quebra fácil ou se aceita aramação,
aceito dicas se alguém já conduziu ou a conhece. Ou ainda pitacos que me auxiliem a ampliar a visão.
Abraço a todos e boa semana! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Editado pela última vez por Seph1903 em Ter Ago 04, 2015 12:11 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jun 08, 2015 11:35 pm Assunto: |
|
|
Que vigor! gostei muito. Não conhecia a mesma!
Eu quando não conheço muito uma planta, costumo fazer os "testes" nos galhos que com certeza irei podar, os mais altos. Tem dado certo
Boa sorte! e vai atualizando para gente ver essa belezinha com mais frutos heheheh _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Ter Jun 09, 2015 7:53 pm Assunto: |
|
|
Que frutos bonitos Seph!!! Já dá pra imaginar no futuro ela cheia destes frutinhos!!! Que beleza!! Não conheço a espécie, mas parece que os entrenós são um pouco espaçados, então para obter uma boa ramificação no futuro seria interessante trabalhar com os galhos mais baixos para a arvore não ficar muito alta.
Boa sorte amigo!!
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 11, 2015 4:14 pm Assunto: |
|
|
Seph, realmente houve uma recuperação fantástica. Sinal de que a planta aceita bem intervenções o que facilita os planos daqui para frente. Da forma que a planta está oferece inúmeros caminhos. Segue aí uma das possibilidades. Usei a foto antiga para poder mostrar os cortes de tronco. e desenhei ramos, se bem que você poderá utilizar possivelmente vários que já estejam aí, ou obter novos a partir da poda realizada. O risco em azul representa o galho de fundos. e o verde uma possível formação de copa. Poda drástica, no fim do inverno. abraço.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 03, 2015 9:04 am Assunto: |
|
|
Obrigado Elio.
Vou levar suas dicas...
Iniciei os transplantes nesse mês e como não teve inverno, tô correndo com as plantas...
Abraço. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|