|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Ago 04, 2013 3:10 pm Assunto: Poda em Pitanga |
|
|
Boa tarde pessoal.
Trago algumas fotos sobre uma pitanga que tenho no quintal.
Notei que as pitangas que tenho, logo após aquele frio de rachar que teve à alguns dias, começaram a emitir novas brotações.
Estava pensando em efetuar uma poda drástica nela agora, mas sem retirá-la do chão...
Algumas fotos, em sentido anti-horário:
A altura até a bifurcação é de 13cm.
A circunferência é de 12cm.
Começou a emitir flores...
O que acham? Onde devo efetuar os cortes?
Abraço a todos... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 10:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Seph, considerando que vai deixar a planta rebrotar no chão, pode ser fazer uma poda drástica mesmo, eliminando toda a brotação e no futuro trabalhar somente com a nova brotação que vier. É o melhor caminho pois os brotos atuais já estão lignificados, duros e sendo pitanga difíceis de modelar.
Segue marcação dos locais de poda. Além destas marcações retire todos os demais brotos que eventualmente ficarem depois de cortado. Só deixa a linha do tronco que sobrará. Corta os demais brotos bem perto do tronco, mas não encostado pois ali tem pequenas gemas que brotarão, corta a uns 3 mm do tronco. Posteriormente vamos utilizar somente a nova brotação. Pode fazer sem nenhum receio que não tem erro.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 2:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, elio pela dica.
Efetuarei hoje.
Apenas como um comentário: sempre achei que as bifurcações devessem ser deixadas no corte drástico.
Para mim poder ir visualizando, tem alguma projeção de como ela pode ser feita futuramente? Pode ser com paflavras, sem fotos...
Abraço e mais uma vez obrigado. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 3:45 pm Assunto: |
|
|
Seph1903, a pitanga é muito resistente, pode podar como o Elio Luis Secchi mostrou, concordo plenamente com a projeção dele. Como vai ficar no solo ela reagirá bem rápido, aguarde ela rebrotar, não faça nada em pelo menos 6 meses. Você terá muitas opções de trabalho depois disto. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 11:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado Arzivenko.
Estarei solicitando outras dicas aos amigos.
Tenho outras patangas que nesse mês precisarão condução.
Então será muito bem vinda a troca de esperiências, bem como projeções...
Abraço... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 6:38 pm Assunto: |
|
|
Seph é bem como o amigo Arzivenko diz, depois desta poda deixa brotar e nos próximos seis meses não faz nada. Daí você poderá fazer uma pré-seleção de galhos. Mas sempre vem a dúvida, nasceram 40 brotos, quais deixar???????
Para isso servem as regras que mesmo não sendo rígidas são balizadoras neste momento do que fazer.
Exemplos: Primeiro: Dê uma espiada no lado que tem o melhor nebari para ser a possível frente (possível)
Segundo: não deixar mais que um broto sair do mesmo ponto. É tipico da pitanga nesta rebrotação sairem 4-5 brotos na mesma gema. Só deverá ficar 1. Mas se você tentar retirar logo, vai machucar e possivelmente arrancar todos, por isso a espera de 6 meses...
Terceiro: alternação de galhos, subindo o tronco: esquerda/direita/fundos etcc ... até o ápice(claro que pode começar do outro lado..rsrsrsrs) De preferência que o primeiro galho esteja por volta do primeiro terço da futura planta e que os espaços entre os demais vão diminuindo conforme vai subindo.
Dê preferência sempre para galhos que saem no lado de fora das curvas, nunca no lado de dentro...
Observe para deixar mais baixos os galhos mais grossos. Caso não for possível, no futuro isso será corrigido deixando crescer livremente os galhos mais baixos enquanto os outros estarão sendo constantemente podados...
E por aí vai...Quanto os galhos estiverem lignificados e da grossura de um canudinho, mais ou menos é a hora de aramar e posicionar..
Bom, acho que já "enchi linguiça' demais rsrsrsss
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 8:33 pm Assunto: |
|
|
Tah muito bom Elio...
Eu tenho várias pitangas já, de semente, yamadori, kengay e até uma tentativa de (olha só a minha pretensão!) chokan...
Mas ainda não conduzi uma tendo por base podá-la no chão, escolhendo os galhos. Suas dicas serão muito bem guardadas.
Eu já efetuei os cortes, colocando pasta selante. Agora é aguardar.
No meu cometário anterior:
Citação: | Estarei solicitando outras dicas aos amigos. |
Eu não quis ignorar as dicas já fornecidas e sim, de que esterei importunando-os com outras pitangas certo?
E aproveitando, Elio, quando chegar outubro, gostaria de algumas sementes das suas sakuras, se me permite pedir rsrsrs... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 10:53 pm Assunto: |
|
|
Tranquilo Seph, estaremos em contato.
Outra coisa, que tal participar do nosso Encontro em Rolante? Seria um grande prazer em conhecê-lo pessoalmente e podermos conviver 2 dias seguidos aprendendo muito sobre a arte do bonsai com as demonstrações de grandes mestres.
Qualquer coisa me passa uma MP com teu e-mail que eu te forneço maiores detalhes.
Também outros detalhes podes ver no blog do nosso evento no link abaixo:
http://4encontrobonsairs.wordpress.com/
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 08, 2013 8:35 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio.
É com imenso prazer que recebo teu convite...
Tenho acompanhado todos os anos que tem um grupo forte que se reúne com certa regularidade (anualmente?) em Rolante.
Mas infelizmente, não consigo disponibilidade de tempo para o deslocamento e, mas precisamente nestas datas...
Eu mesmo já pensei em tentar ir em anos anteriores...mas sempre ocorre algo novo que impede...
Quero me programar para os encontros que vêm...esse ano consegui um período de folga, mas era para o início do mês de agosto apenas...
Nunca pude observar de perto trabalhos conduzidos...
minha experiência se baseia em fotos, vídeos e minhas observações,
bem como as dicas repassadas pelos Srs têm sido de extrema utilidade...
Sininto que essas observações ao vivo, é que me fazem falta, bem como estreitar a amizade...
Agradeço de coração o convite e farei um esforço para participar nos próximos certo?
"Ouço" pelo fórum de que os que participam uma vez, sempre voltam... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Ago 08, 2013 10:35 pm Assunto: |
|
|
Seph1903, Ijuí fica a 140km de Crissiumal, se quiser dar um pulo aqui pra trocar uma conversa, está convidado. E não me diga que é longe, vou para Três Passos todas segundas feiras dar aula de noite.
Ah, eu vou pra Rolante! |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 12:00 am Assunto: |
|
|
Tranquilo, Arzivenko...
Volta e meia eu dou um pulo em Ijuí...qq hora dessas eu dou as caras rsrsrs...
Mas quanto à Rolante fica um pouco difícil, pois a época é deveras complicada...
Meu serviço tah me quebrando últimos tempos...
Pela primeira vez em oito anos consegui tirar três dias de folga nessa época.
Não fechou com as datas do Encontro...
Como eu disse, preciso me programar com um pouco mais de antecedência (nunca foi meu forte!).
Pra se ter uma idéia, minha namo já quer marcar a data das férias agora pro meu serviço não interferir rsrsrs)...
Vontade, como eu disse acima, não falta...outro dia cogitei visitar o Marco, de POA que participa aqui no fórum,
aproveitando uma ida para lá...mas tive que retornar com urgência...então...
Uma hora eu abandono tudo rsrsrs e me bandeio...
abraço a todos
PS.: O lance de bater um papo aí em Ijuí pode ocorrer mesmo, pois me amarrei na tua floresta de pitangas meu chapa... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 1:51 pm Assunto: |
|
|
Minha casa esta sempre de portas abertas, quando quiserem chegar o mate tá servido!
Queria muito ir neste evento de rolante, mas não vai rolar, vou estar até de férias mas não tenho grana! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 01, 2015 4:58 pm Assunto: Atualização |
|
|
Atualizando o meu matidori ou posso chamar de yamadori urbanizado? rsrs
Escolhi alguns galhos...mas como sempre, acabo ficando em duvida entre alguns deles...
Como está chegando a época das podas acho pertinente a escolha dos galhos e alguma leve aramação...
sentido horário para as fotos...
Nessa primeira, é possível ver que no mesmo local do galho do meio, eu podei um galho de mesmo calibre...
Essa última foto não ficou boa...
Então cá estou, solicitando a preciosa opinião dos amigos...
também estou tentando algo novo pra o upload de fotos, contendo um filtro que melhorou a qualidade das mesmas...
Abraço e desde já agradeço! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 8:25 am Assunto: |
|
|
Bom dia à todos!
Fiz novas aramações no sábado, embora ainda não tenha olhos para escolha de galhos,
acabei por aramar todos e prendê-los ao chão de forma que as pontas tenhas uma inclinação natural.
No inverno penso em encurtar o comprimento dos galhos.
Deixei um galho ápice também...
Gostaria de algumas opiniões sobre a escolha dos galhos...
Abraço a todos. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 6:31 pm Assunto: |
|
|
Luciano, a planta realmente reagiu muito bem. tanto que os galhos ficaram até meio grossos para aramar. De qualquer modo esta aramação com dobra dos galhos pra baixo é um começo de caminho. Particularmente eu agiria de maneira diferente. O tronco já está bem no ponto para fazer o yamadori, o que deveria ser feito agora no fim do inverno. No momento do yamadori, retiraria todos os galhos que são mais grossos do que um lápis pois já ficam bem difíceis de aramar e também cortaria na altura definitiva o galho que ficou puxando o novo ápice. Na primavera deverá estourar uma grande quantidade de brotações e daí já vai selecionando e quando estiverem na grossura de um canudinho de refri já é hora de aramar, posicionar e dar movimentos, não apenas para baixo mas também para as laterais. Os dois primeiros galhos saem em sequencia do mesmo lado e isso não é bom. você deverá optar por apenas um deles. Claro que dentro do que eu sugeri de podar, ao menos o mais grosso sairia de qualquer modo. Bom, vê aí o que acha de fazer e vamos falando. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|