Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
matheus.salvador

Registrado: 25/08/15 Idade: 38 Mensagens: 18 Localização: Caxias do Sul
|
Enviada: Seg Ago 31, 2015 2:29 pm Assunto: Cambui - Opinião |
|
|
Boaa Tarde pessoal, tudo certo ?
Estou com uma muda de Cambui, plantei ela em uma bacia para deixar crescer um pouco e fiz uma poda leve.
Gostaria de uma opinião de vocês se já posso definir algum estilo agora ou deixo para mais tarde?!
 |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Set 09, 2015 2:56 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Matheus pela aquisição!
Se eu pudesse te aconselhar, falaria para você deixar ele ficar neste tamanho para menor.
Controle o crescimento desta copa e se possível, vá fazendo ela baixar mais com o tempo através de novas brotações e podas de ramos mais altos.
O caule possui 3 galhos principais. O do meio, eu deixaria crescer livremente para que a planta engrosse na base. Posteriormente, ele seria removido. Faria isto até alcançar uma conicidade interessante ai sim, removeria-o.
O estilo pode ficar para mais tarde. Conduza-a agora como um pré-bonsai. Como é uma mirtácea, parente da pitanga, jabuticaba, na minha opinião, ficam bem num hokidashi
Abraço,
JP _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qua Set 09, 2015 3:01 pm Assunto: |
|
|
Muitooo obrigado pelas dicas.
Seguirei com certeza.
Abraço. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 10, 2015 4:51 pm Assunto: |
|
|
De fato Matheus este cambuí está já numa altura máxima, vamos dizer assim. Isso já contando com um engrossamento de tronco conforme sugerido pelo amigo João. O engrossamento de tronco deste cambuí (é o da folha pequena, pois tem 3 tipos...) é bastante lento. Tenho alguns pequenos que venho tentando engrossar tronco há 4-5 anos e ainda estão bem finos. De qualquer modo, bonsai é isso mesmo: paciência. Tenho o dobro de usa idade e continuo plantando sementes visando fazer bonsai no futuro...rsrsrs Mestre Hidaka plantava semente te pinheiro negro mesmo após os 80 anos de idade, sendo que o PN é uma das plantas mais lentas para se conseguir troncos relativamente grossos. Ou seja, é uma lição de vida no bonsai. Mas voltando ao cambuí, temos que levar em conta que neste tipo de planta nativa, a formação de copa é a coisa mais rápida que tem. No início temos que nos preocupar em formar um bom tronco e nebari. Claro que se tivermos bons galhos posicionados já podemos ir formando a copa também. Mas muitas vezes (isso aconteceu bastante comigo) depois de 5-6 anos a gente resolve começar do zero. Isso mesmo, zerando a planta, ficando com o tronco e formando em cerca de 2 anos toda a estrutura de copa. Veja o cambuí abaixo que é de porte relativamente grande. A poda drástica em 2010 e neste fim-de-semana, exatos 5 anos depois em exposição no Bonsai Gaúcho 2015 em Santa Cruz do Sul.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qui Set 10, 2015 4:57 pm Assunto: |
|
|
Uauuu...belissima planta :O
Fiquei embasbacado...ehehehe
Muito show mesmo e muito obrigado pelo conselho, será de grande importância nessa minha iniciação e aprendizado.
Estou pensando em fazer uma poda drástica nele ainda esse ano mesmo, talvez acima do segundo galho (a direita), o que acham ?
E ainda estamos em época boa para poda drástica ou melhor esperar para o ano que vem ? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 10, 2015 5:10 pm Assunto: |
|
|
É uma boa ideia. Sem pensar em formação de copa agora, mas apenas em formar o tronco. Podar o tronco principal logo acima do segundo galho, deixando este como continuação do tronco para no futuro aproveitar o bom movimento que ele tem. O primeiro galho pode deixar que vai ajudar a dar conicidade se bem que no futuro ele também poderá ou deverá dançar... E pode fazer agora mesmo. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qui Set 10, 2015 5:14 pm Assunto: |
|
|
Show de bola, foi exatamente o que pensei aqui.
Vou fazer o "procedimento" hoje a noite e amanhã posto as fotos.
Obrigado novamente. |
|
|
 |
|