|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
matheus.salvador

Registrado: 25/08/15 Idade: 38 Mensagens: 18 Localização: Caxias do Sul
|
Enviada: Seg Ago 31, 2015 2:29 pm Assunto: Cambui - Opinião |
|
|
Boaa Tarde pessoal, tudo certo ?
Estou com uma muda de Cambui, plantei ela em uma bacia para deixar crescer um pouco e fiz uma poda leve.
Gostaria de uma opinião de vocês se já posso definir algum estilo agora ou deixo para mais tarde?!
 |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Set 09, 2015 2:56 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Matheus pela aquisição!
Se eu pudesse te aconselhar, falaria para você deixar ele ficar neste tamanho para menor.
Controle o crescimento desta copa e se possível, vá fazendo ela baixar mais com o tempo através de novas brotações e podas de ramos mais altos.
O caule possui 3 galhos principais. O do meio, eu deixaria crescer livremente para que a planta engrosse na base. Posteriormente, ele seria removido. Faria isto até alcançar uma conicidade interessante ai sim, removeria-o.
O estilo pode ficar para mais tarde. Conduza-a agora como um pré-bonsai. Como é uma mirtácea, parente da pitanga, jabuticaba, na minha opinião, ficam bem num hokidashi
Abraço,
JP _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qua Set 09, 2015 3:01 pm Assunto: |
|
|
Muitooo obrigado pelas dicas.
Seguirei com certeza.
Abraço. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 10, 2015 4:51 pm Assunto: |
|
|
De fato Matheus este cambuí está já numa altura máxima, vamos dizer assim. Isso já contando com um engrossamento de tronco conforme sugerido pelo amigo João. O engrossamento de tronco deste cambuí (é o da folha pequena, pois tem 3 tipos...) é bastante lento. Tenho alguns pequenos que venho tentando engrossar tronco há 4-5 anos e ainda estão bem finos. De qualquer modo, bonsai é isso mesmo: paciência. Tenho o dobro de usa idade e continuo plantando sementes visando fazer bonsai no futuro...rsrsrs Mestre Hidaka plantava semente te pinheiro negro mesmo após os 80 anos de idade, sendo que o PN é uma das plantas mais lentas para se conseguir troncos relativamente grossos. Ou seja, é uma lição de vida no bonsai. Mas voltando ao cambuí, temos que levar em conta que neste tipo de planta nativa, a formação de copa é a coisa mais rápida que tem. No início temos que nos preocupar em formar um bom tronco e nebari. Claro que se tivermos bons galhos posicionados já podemos ir formando a copa também. Mas muitas vezes (isso aconteceu bastante comigo) depois de 5-6 anos a gente resolve começar do zero. Isso mesmo, zerando a planta, ficando com o tronco e formando em cerca de 2 anos toda a estrutura de copa. Veja o cambuí abaixo que é de porte relativamente grande. A poda drástica em 2010 e neste fim-de-semana, exatos 5 anos depois em exposição no Bonsai Gaúcho 2015 em Santa Cruz do Sul.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qui Set 10, 2015 4:57 pm Assunto: |
|
|
Uauuu...belissima planta :O
Fiquei embasbacado...ehehehe
Muito show mesmo e muito obrigado pelo conselho, será de grande importância nessa minha iniciação e aprendizado.
Estou pensando em fazer uma poda drástica nele ainda esse ano mesmo, talvez acima do segundo galho (a direita), o que acham ?
E ainda estamos em época boa para poda drástica ou melhor esperar para o ano que vem ? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 10, 2015 5:10 pm Assunto: |
|
|
É uma boa ideia. Sem pensar em formação de copa agora, mas apenas em formar o tronco. Podar o tronco principal logo acima do segundo galho, deixando este como continuação do tronco para no futuro aproveitar o bom movimento que ele tem. O primeiro galho pode deixar que vai ajudar a dar conicidade se bem que no futuro ele também poderá ou deverá dançar... E pode fazer agora mesmo. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
matheus.salvador

|
Enviada: Qui Set 10, 2015 5:14 pm Assunto: |
|
|
Show de bola, foi exatamente o que pensei aqui.
Vou fazer o "procedimento" hoje a noite e amanhã posto as fotos.
Obrigado novamente. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|