FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cambui - Opinião
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
matheus.salvador

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2015 2:29 pm    Assunto: Cambui - Opinião Responder com citação

Boaa Tarde pessoal, tudo certo ?

Estou com uma muda de Cambui, plantei ela em uma bacia para deixar crescer um pouco e fiz uma poda leve.
Gostaria de uma opinião de vocês se já posso definir algum estilo agora ou deixo para mais tarde?!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2015 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns Matheus pela aquisição!

Se eu pudesse te aconselhar, falaria para você deixar ele ficar neste tamanho para menor.
Controle o crescimento desta copa e se possível, vá fazendo ela baixar mais com o tempo através de novas brotações e podas de ramos mais altos.

O caule possui 3 galhos principais. O do meio, eu deixaria crescer livremente para que a planta engrosse na base. Posteriormente, ele seria removido. Faria isto até alcançar uma conicidade interessante ai sim, removeria-o.

O estilo pode ficar para mais tarde. Conduza-a agora como um pré-bonsai. Como é uma mirtácea, parente da pitanga, jabuticaba, na minha opinião, ficam bem num hokidashi

Abraço,

JP

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
matheus.salvador

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2015 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Muitooo obrigado pelas dicas.
Seguirei com certeza.

Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

De fato Matheus este cambuí está já numa altura máxima, vamos dizer assim. Isso já contando com um engrossamento de tronco conforme sugerido pelo amigo João. O engrossamento de tronco deste cambuí (é o da folha pequena, pois tem 3 tipos...) é bastante lento. Tenho alguns pequenos que venho tentando engrossar tronco há 4-5 anos e ainda estão bem finos. De qualquer modo, bonsai é isso mesmo: paciência. Tenho o dobro de usa idade e continuo plantando sementes visando fazer bonsai no futuro...rsrsrs Mestre Hidaka plantava semente te pinheiro negro mesmo após os 80 anos de idade, sendo que o PN é uma das plantas mais lentas para se conseguir troncos relativamente grossos. Ou seja, é uma lição de vida no bonsai. Mas voltando ao cambuí, temos que levar em conta que neste tipo de planta nativa, a formação de copa é a coisa mais rápida que tem. No início temos que nos preocupar em formar um bom tronco e nebari. Claro que se tivermos bons galhos posicionados já podemos ir formando a copa também. Mas muitas vezes (isso aconteceu bastante comigo) depois de 5-6 anos a gente resolve começar do zero. Isso mesmo, zerando a planta, ficando com o tronco e formando em cerca de 2 anos toda a estrutura de copa. Veja o cambuí abaixo que é de porte relativamente grande. A poda drástica em 2010 e neste fim-de-semana, exatos 5 anos depois em exposição no Bonsai Gaúcho 2015 em Santa Cruz do Sul.

matheus.salvador

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Uauuu...belissima planta :O
Fiquei embasbacado...ehehehe

Muito show mesmo e muito obrigado pelo conselho, será de grande importância nessa minha iniciação e aprendizado.

Estou pensando em fazer uma poda drástica nele ainda esse ano mesmo, talvez acima do segundo galho (a direita), o que acham ?

E ainda estamos em época boa para poda drástica ou melhor esperar para o ano que vem ?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

É uma boa ideia. Sem pensar em formação de copa agora, mas apenas em formar o tronco. Podar o tronco principal logo acima do segundo galho, deixando este como continuação do tronco para no futuro aproveitar o bom movimento que ele tem. O primeiro galho pode deixar que vai ajudar a dar conicidade se bem que no futuro ele também poderá ou deverá dançar... E pode fazer agora mesmo. Abraço
matheus.salvador

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Show de bola, foi exatamente o que pensei aqui.
Vou fazer o "procedimento" hoje a noite e amanhã posto as fotos.

Obrigado novamente.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: