FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Satsuki 2 (Hidaka)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2015 3:45 pm    Assunto: Satsuki 2 (Hidaka) Responder com citação

Essa é a segunda Satsuki que veio do viveiro do saudoso Sr. Hidaka.

conto com a ajuda de vocês na definição de estilo e condução dessa planta.

Abraços









Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2015 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado amigo Clayton, boa tarde.

Este exemplar está muito bonito. Possui inúmeras opções.

Primeiramente faça uma poda destes ramos que estão crescendo junto a base dela. A azaléa tem uma característica de não ter muito a dominância apical conforme a maioria das plantas. Ela tem brotações vigorosas também nos ramos mais baixos.

Estamos em uma época propícia para as podas estruturais. Faça uma limpeza na mesma, retirando todos os galhos secos, fracos, que atrapalham a visualização dela como um todo.
Se quiser, feito este procedimento, tire uma outra foto para melhor analise.

Consegui ver muitas opções, motivo pelo qual fiquei feliz em te responder. Caso tenha favoritismo por algum, escreva-o. Buscaremos tentar achar uma forma de tornar possível.
Converse muito com a planta Smile

Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2015 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João,

antes de mais nada obrigado pela ajuda!

dúvida... os troncos da base não contribuiriam para o engrossamento da base do tronco... não seria interessante manter alguns poucos para servirem de galhos de sacrifício?

vou fazer a limpeza sim dos galhos fracos e secos... posto fotos no final de semana... ia fazer isso antes de postar, mas a ansiedade em compartilhar era muito grande... rsrsrs

com relação ao estilo para essa planta, humildemente, vejo nela pre-disposição para, guardadas as devidas proporções, algo do tipo:







Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton, os ramos no tronco baixo podem até ser deixados, mas tem ramos na base da terra e muitos que nascem abaixo do nível da terra entendo como disse o joão que devem ser retirados. Mas agora pensando bem, considerando que no futuro esta base do tronco provavelmente será levantada um tanto, se o seu desejo é engrossamento da base, pode ser até que ajudariam (pode). Sobre as projeções futuras, devido a grossura de sua planta creio que se encaixam mais na primeira e última opção que você postou. Para isso já poderia fazer uma boa seleção dos galhos que formam a estrutura principal. Aquele primeiro galho mais grosso, acho difícil posicionar adequadamente, ele sai muito para cima formando uma forquilha com o tronco principal. Eu retiraria e deixaria ou outro menos grosso que tem aí para se o primeiro galho. também retiraria os mais grossos todos que estão acima, escolhendo o melhor movimento para ir deixando uma linha de tronco e galhos mais finos bem posicionados. Não tenha medo de podar pois a azaléia rebrota com muito vigor. Tenho uma que podei drasticamente há 2 anos, exatamente em setembro, deixando somente um toquinho, sem nenhum galho ou folha e agora já está assim. Reforçando há dois anos só ficou o toquinho do tronco principal. A outra foto mostra as primeiras brotações 60 dias após a poda drástica. Não tenho foto só do toquinho..rsrsrs



Novembro de 2013 - 60 dias após a poda drástica. O ângulo da foto é diferente.

_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio,

blz, obrigado pelas dicas, vou segui-las...

com relação a poda da azaleia, esses galhos mais lenhosos, devo podar já rente o tronco principal e acabar com um alicate bola ou se poda deixando um toquinho para que seque com o tempo e tenha uma melhor cicatrização? (li isso em algum lugar, só não lembro onde...)

quando você comenta em deixar o outro galho menor como primeiro galha está se referindo aquele galho oposto ao maior na segunda foto, certo? aque que está com um botão de flor, certo?

valeu pelas dicas, neste sábado vamos mexer nela...

escovação do tronco
limpeza de galhos fracos e ou secos
eliminação de galhos que não serão usados no futuro...

o falso transplante deve ficar para o próximo final de semana...

a, parabéns pela planta... queria muito uma branca, mas não consegui... ainda vou comprar uma.... a sua está linda!

abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2015 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

isso mesmo. O primeiro galho seria este do botão. E daí segue o jogo alternando os galhos conforme sobe. Não tenha pena de retirar grosso deixando galhos mais finos que são facilmente posicionados enquanto que os grossos não dá para mexer. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2015 8:49 am    Assunto: Responder com citação

Prezado amigo Clayton, bom dia.

Desculpa pela demora, mas vi que o nosso grande amigo Elio te orientou e tirou as suas dúvidas. O Elio além de veterano e possuir um bom conhecimento e plantas, gosta muito de ajudar os amigos do fórum inclusive a mim por inúmeras vezes aqui e fora daqui (mandando projeções para meu e-mail). Está muito bem assessorado.

Com relação a dúvida na poda, o procedimento de deixar um toco cabe as coníferas no geral, que secam seus galhos quando não tem folhagem. Na azaléa pode ser feito um corte com alicate bola que a cicatrização é melhor mesmo. Como eu não tenho tal alicate, improviso com um estilete cortes diagonais, visando entrar mais no centro e imitar a concavidade atingida com o alicate.
Mas juro que ultimamente sigo o nosso amigo João Chaddad Junior, que está disseminando o corte em cunha até meio galho (tira um pedaço do caule e um pedaço do galho, como se tivesse uma cunha entre eles. Passado algum tempo de cicatrização, ele remove a outra metade. Segundo ele a cicatrização fica ainda melhor. Procedimento que ainda estou testando mas acho ter sentido.

Grande abraço, boa sorte.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2015 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio e João, tudo certo?

obrigado pelas dicas... mexi na planta hoje... limpei bastante e tentei deixar apenas aqueles galhos com possibilidade de um bom posicionamento... espero que não tenha feito besteira... deu um friozinho no estômago quando vi a quantidade d galhos que retirei da planta.. bom, vamos as fotos...
















Agora é aramar os galhos que ficaram para um melhor posicionamento...

definir a frente...

refinar o último patamar... última foto.... ainda está bem bagunçado...

fazer o falso transplante e deixar ela se recuperar...

Críticas e sugestões são sempre bem vindas...

Abraço[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2015 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Apesar do frio na barriga, rsrsrsrs...acho que não podou demais não. Aliás, dá para cortar mais. Logo acima de onde você está segurando um galho, na quinta foto dá para notar que o tronco principal segue reto e sem galhos. Se ele não for podado não vai nascer galhos ali neste trajeto todo e a planta vai ficar com um vazio e muito pescoçuda entre a parte de baixo e o ápice. Então eu cortaria no máximo mais dois dedos acima de onde está o nível superior da tua mão nesta foto, ou seja, um pouco abaixo do meio deste trajeto pelado do tronco principal. Tiraria assim toda parte de cima a fim de fazer explodir nova brotação neste local e com esta nova brotação formar o ápice.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil