FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku - Estilo e próximos passos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2015 9:03 am    Assunto: Shimpaku - Estilo e próximos passos Responder com citação

Bom dia Pessoal!

Este é o meu primeiro Shimpaku. Comprei ele de um viveiro e, segundo eles, o exemplar tem em torno de 10 anos.

Gostaria da sugestão de vocês quanto ao melhor estilo para ele e os próximos passos. Como ele está nesta garrafa pet (acredito que há um bom tempo pela quantidade de raízes) estou pensando em passar ele agora para uma mamadeira e deixar até o próximo outono para poder aramar. Assim ele poderia aumentar um pouco o diâmetro do tronco, mas como vou deixar até menos de um ano talvez colocar em um vaso maior já resolveria, não precisaria a mamadeira, o que vocês acham?. O nebari dele é bem bacana, pelo menos a parte que pude visualizar, podem ver que retirei uma camada de terra logo antes de tirar as fotos, por isso, a tonalidade escura. Essas raízes menores que estão acima daquelas de sustentação eu poderia retirar para poder visualizar e melhorar o aspecto do nebari?

Enfim, fico no aguardo das dicas e sugestões de vocês.

Obrigadão e uma grande abraço.

[img]Shimpaku by Carlos Leite, no Flickr[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2015 8:48 am    Assunto: Responder com citação

E aí pessoal, alguém pode me dar umas dicas e/ou sugestões?

Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2015 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Carlos!

Do meu trabalho não consigo acessar este site aonde está hospedado sua imagem. No meu humilde celular, a foto fica muito pequena, e não tem a opção de salvar para que eu possa "ampliar".

Vou ter que acessar de casa, mas só acesso de final de semana.

Teria a possibilidade de fazer uma imagem para cada foto?
Ou gostaria de postar as fotos aqui no fórum?
Tem um tutorial neste tópico>

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24618
Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2015 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

[img]20150916_221449 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20150916_221412 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20150916_221334 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20150916_221302 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20150912_203422 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20150912_203407 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

AGORA FOOOOOOI!!!!!

Só a galera me ajudar agora hehe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Set 21, 2015 7:57 am    Assunto: Galhos internos Responder com citação

[img]20150920_185153 by Carlos Leite, no Flickr[/img]
[img]20150920_185325 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

Retirei um pouco dos galhos desnecessários para ter um visão melhor dos galhos internos.

Help aí pessoal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2015 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Então Carlos, tens aí um ótimo material. Este tipo de material é algo que tem muitas possibilidades de trabalho. Certamente se cair na mão de 10 bonsaístas experientes cada um iria tirar daí um trabalho diferente. Pois pode-se utilizar este material de inúmeras maneiras. Então o primeiro passo seria escolher a maneira de utilizar. Alguns poderia ver nele logo o potencial para uma cascata ou semi-cascata, bem, daí é um rumo. Outros poderia ver uma opção para um ereto informal de tamanho médio. Outros como meu colega Xaméu certamente faria o bonsai com apenas um galhinho, talvez o mais baixo e bem pequeno, e assim por diante...Um coisa é certa, estes galhos longos terão que ser encurtados muito. A não ser que a opção seja a cascata, onde um deles, o escolhido seria aramado para baixo e portanto ficaria mais longo. Bom é uma decisão que como você pretende colocar a planta para engordar um pouco (o que é uma boa ideia) então a decisão pode ficar para mais adiante.
Sobre o colocar para engodar, se for somente para um ano mesmo não vale a pena colocar em escorredor. As coníferas demoram um tanto para fazerem raizes longas e portando um vaso maior já é o suficiente. quanto a nebari não te preocupe muito pois apesar de ser uma exigência importante em bonsai, nas coníferas ele não é imprescindível uma vez que naturalmente as coníferas não tem um bom nebari. Se tiver, muito bem, se não tiver, está perdoado. Este replantio é bom que seja feito em seguida pois o período de replantar coníferas já está findando. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2015 7:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Elio!
Primeiramente, gostaria de te agradecer mais uma vez! Vou seguir tuas dicas, com certeza! Pretendo deixar engordando até aramar... vou colocar em um vaso maior para ela se desenvolver mais até o ano que vem, enquanto isso vou pensando no estilo. Como a planta tem 3 galhos de mesma espessura, será que não seria importante já encurtar um ou dois destes galhos para facilitar o desenvolvimento do restante da planta? Quanto ao transplante, pretendo fazer o quanto antes sim, valeu Elio!

Para um principiante como eu, fica um pouco difícil imaginar a melhor forma de aproveitar ao máximo o potencial da planta, mas estou estudando bastante para chegar ao melhor resultado possível.

Abração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2015 8:19 am    Assunto: Responder com citação

Outra coisa Elio, muito me encanta o estilo ereto informal, inclusive seria o meu de escolha, mas eu teria que melhorar muuuito a conicidade da planta e acredito que a minha experiência é muito pouca ainda pra mexer nestes parâmetros hehe.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2015 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Para um ereto informal aí está meio de barbada...rsrsrs Usaria o galho da esquerda na última foto para ser a continuação do tronco, assim já passaria a dar conicidade nesta mudança do tronco para este galho. Além disso este galho pode ser aramado com arame grosso e dado movimento, fazendo subir como novo ápice, para atingir o objetivo de um tronco sinuoso. Para dar movimentos fortes é necessário utilizar ráfia, ou borracha de câmara de bicicleta para proteger o galho antes de passar o arame. Neste caso, todo os outros galhos seriam sacrificados, dá para cortar eles com uns 3-4 cm a fim de formar jins. De primeira vista, no lado direito (sempre tendo em mente esta última foto) deixaria aquele primeiro raminho de baixo, ou algum que está atrás e que tenha folhagem mais perto do tronco, para formar o primeiro galho da futura planta. Com te disse na MP seria uma planta para levar na Associação para a gente trabalhar junto, pois é muito complicado explicar posicionamento de galhos em coníferas que normalmente não segue as regras básica de primeiro, segundo galho, galho de fundos, etc... Tem que se trabalhar com o que tem porque em tronco liso de conífera não nasce galho. Vamos falando. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2015 10:02 am    Assunto: Responder com citação

O que faz a visão de um cara experiente, hehe. Tem razão, olhando da forma que me falaste, utilizar o galho da esquerda seria uma forma interessante de dar conicidade, além disso, o pouco nebari dela seria valorizado e ficaria para o lado de dentro, dando um aspecto de planta adaptada. Além disso, este galho vai ser muito mais fácil de aramar e dar forma do que o principal atual... Tu é fera Élio! Agora vou adaptar minha visão de principiante às tuas sugestões e logo voltamos a falar, mas já te digo que fiquei feliz com o potencial da planta, acho que podemos fazer um trabalho bem bacana. Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2015 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Elio, seguindo a tua sugestão de utilizar o galho da esquerda. Neste período eu não poderei fazer podas drásticas, certo (ou ainda há tempo)? Eu pensaria em cortar os galhos maiores que não serão utilizados e transplantar para um vaso maior para a planta se desenvolver melhor até eu poder aramar no outono (gostaria de fazer um jin, mas os dois galhos maiores só se ramificam a uns 4 cm acima do galho menor da esquerda, então acho que não ficará muito proporcional). Mas será que a planta aguenta o transplante + a poda neste período? Talvez não eliminar muita raiz (no máximo 1/3). O que você acha? Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2015 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, a poda e o replantio podem ser feitos agora mesmo. só que no replantio, aconselho no momento nem trocar substrato. simplesmente abre a PET com uma tesoura e senta a planta com torrão e tudo no novo vaso completando com substrato. Um pouco pelo adiantado da época, outro pouco porque não adiantaria muito esta retirada de parte do substrato no momento. Coníferas não são muito exigentes quanto a qualidade do substrato, então deixa quieto. Os jins para este caso de planta e até pelo fato dos galhos sairem retos, deverão ser jins curtos. então corte nos locais que marquei, deixando apenas um dos galhinhos que não marquei. Não escolhi qual pois o escolhido deve ser o que tiver folhinhas (acículas) mas perto do tronco possível. Vejo que o primeiro é meio longo até ter folhagem verde. Mas se não pode ser este mesmo. Depois se faz um guro-guro (dobrar enrolando o galho) a fim de "encurtar" ele visualmente. Também nem é certo que ele permaneça da futura composição, mas como é um trabalho incial ainda, deixamos ele de segurança.

_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2015 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito Elio! Gostei muito das tuas instruções! Já estou providenciando todo o material que preciso para fazer estas intervenções o quanto antes. Como lhe falei, farei um curso neste final de semana, então vou fazer depois disso para ter mais segurança nos cortes, utilização de pomada cicatrizante e tal. Logo que eu transplantar e cortar posto as fotos aqui.

Mais uma vez obrigadão Elio, pessoas como você fortalecem a arte e estimulam os iniciantes!

Forte abraço,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2015 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Perfeito. Depois nos fala como foi. Quanto a pasta cicatrizante. Para estes cortes com a finalidade de fazer jns não se utiliza pasta cicatrizante. aliás, depois de cortar já deve imediatamente retirar a casca destes tocos até chegar próximo aos galhos vivos. O objetivo é que sequem mesmo. E depois de estarem secos se utilizará Calda sulfocálcica para manter eles sem apodrecer.
E bom curso com nosso amigo Valdoir da Viva Bonsai. O curso básico inicial dele é muito bom e certamente valerá muito a pena.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CarlosLeite



Registrado: 15/09/15
Idade: 39
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2015 7:45 am    Assunto: Responder com citação

[img]20151004_190047 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20151004_190038 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

[img]20151004_190023 by Carlos Leite, no Flickr[/img]

Curso de iniciação realizado, coragem tomada e está aí o trabalho! O Jin está secando, vou esperar uns 30 dias para dar uma polida na madeira e depois passar a calda. Na dúvida mantive o galho esquerdo, aquele mais grosso. O que você acha Elio, essa planta tem potencial? Ou melhor, não estraguei a planta? hehe. Um forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil