FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira -Ajuda
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RGV94



Registrado: 10/04/12
Mensagens: 2
Localização: Montes Claros-MG

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2015 10:46 am    Assunto: Pitangueira -Ajuda Responder com citação

Olá pessoal ,
Eu tenho essa pitangueira já tem um certo tempo , mas agora eu quero modela-la com uma maior aparencia de bonsai.
Estava pensando em podá-la no maximo uns 15 cm , entao estava querendo cortar perto do V ,para deixar o V . O que acham ?




Para as imagens menores http://imgur.com/a/LcLNd
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2015 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Rgv penso que se ate o "v" ficar com os 15 cm que vc deseja, vai ficar legal ate porque pode ser que lance brotos novos abaixo, dessa forma nao tera aquela aparencia pescoçuda, so acho que a epoca nao é boa, poderia ter aproveitado o periodo de dormencia das plantas que foi no inverno, pode ser arriscado fazer essa intervençao agora na primavera, eu nao sei te dizer o quanto essa especie aguenta sendo este tipo de poda drastica bem stressante. Acho q a intençao é boa porem valeria a pena procurar saber se a especie é resistente ou nao para voce nao perde_la. É isso irmao abraço!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 14, 2015 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Tudo bem RGV?

Amigo, o Wellington te passou as coordenadas para que sua pitangueira não fique pescoçuda. Agora lhe coloco uma observação. Se sua intenção com este "V", bifurcação, for formar uma copa a partir dele, tudo bem. Ficará com aspecto de arvore normalmente. A pitangueira costuma a dar brotações intensas próximas do local do corte, sendo um pouco mais difícil de brotar no longo eixo.

Agora, se for pensar em ter galhos abaixo disto, te dará mais trabalho em termos de conicidade de galhos secundários. Mas nada impossível.

Olhando para sua planta, vejo folhas velhas com marcas de desidratação no final, tons amarronzados, que uma vez li que significa água insuficiente durante a rega. Pediria ao amigo um olhar mais atento a este sinal. Seu substrato não nos permite ver como é seu estado, mas vejo que tem muitas folhas de desfolhas nele. Acho que precisa trocar logo. Aproveite que sua planta não está muito ativa, e até um pouco fraca pelas novas brotações e faça a troca deste. Pode por terra com humus durante a montagem do novo solo que a pitangueira responde bem e gosta.

Quando o fizer, a dica é realizar uma leve poda em alguns ramos, para eliminar algumas folhas inicialmente. Posteriormente a isto, deixa a mesma se recuperar depois de alguns meses e ai sim, faça a poda radical no inverno como sugerido pelo amigo Wellington.

Pitangueira é bem resistente, tendo esta postura mais precavida, o risco de perder a planta é mínimo. Até lá você conseguirá decidir 100% em um projeto, esquema para ela.

Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RGV94



Registrado: 10/04/12
Mensagens: 2
Localização: Montes Claros-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 10, 2015 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpem-me a demora , acabei fazendo a poda , agora ela ja esta toda brotada .como irei selecionar os brotos que eu quero utilizar ?

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 10, 2015 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Entao Rgv vc tem que visualizar com imagens ou desenhos o que vc pretende ou uma arvore que vc tenha visto e que queira imitar, enfim a ideia em principio é essa selecione os galhos assim que sentir que eles estao firmes e comece a aramaçao seja por tracionamento ou com peso ou o tradicional mesmo enrolando um arame nos galhos para poder moldar o desenho que vc quer, so um conselho escolha um galho normalmente no topo e deixe crescer ate a altura que vc quer e os laterais voce arama normalmente pra os lados e curve-os para que nao fiquem muito retos, enfim por enquanto é isso voce esta com um material bom cara vai dar certo quando frutificar vai ficar.muito lindo mas essa é outra etapa por enquando de forma a copa que voce esta indo bem parabens!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 10, 2015 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

A uma coisa que me esqueci é o nebari da arvore que sao as.raizes que crescem e que ficam externa na base.do tronco das arvores que da a impressao de antiga é muito importante esse cuidado tbm procure estudar sobre isso busque aprender sobre o nebari tem algumas materias aqui e tbm no google qnto antes voce aprender sobre mais facil sera lidar depois com essa parte da planta é isso abraço irmao!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil