FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Solução de rega
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ANDRÉ_F



Registrado: 26/02/13
Idade: 42
Mensagens: 75
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2016 9:00 pm    Assunto: Solução de rega Responder com citação

Boa noite, amigos
tenho algumas plantas e as rego todo dia pela manhã. Só que nesse calor do verão quando chego no fim da tarde uma caliandra já se encontra com as bortações todas murchas. Ela está em um vaso grande, portanto, creio q abaixo da superfície do vaso a terra esteja úmida, porém, em cima a terra seca. Rego novamente no fim do dia, mas, dias atrás alguns brotos queimaram. Minha dúvida é: é possível "desmamar" uma planta, pra que ela sinta menos a falta de água, diminuindo a frequência das regas, talvez?
abraços
André
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2016 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

André

A planta consome água de acordo com a sua necessidade,quantidade de galhos e folhagem que ela tem. A água é responsável por transportar junto com ela os nutrientes do solo que a planta precisa. Além de ser responsável pelo processo de respiração da planta através da troca gasosa com o ambiente, absorvendo gás carbônico, liberando oxigênio, transformando energia luminosa em química, ou seja, o processo de absorção constante de água pela planta é fundamental para o desenvolvimento da planta. Quando a disponibilidade é menor, ela lança mão de alguns artifícios como a perda de folhas, fechamento dos estomatos para reduzir a perda de água pela transpiração. Se não dá pra regar a planta conforme ela necessita você pode trocar o substrato por um que mantenha a umidade por mais tempo ou colocar o vaso sobre um prato com areia úmida de modo que a umidade possa passar para o substrato da planta. O único modo de reduzir o consumo seria uma poda de parte da folhagem, redução de galhos.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rômulo Rabelo



Registrado: 26/02/13
Idade: 38
Mensagens: 57
Localização: Muriaé-MG

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2016 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Uma alternativa interessante é que você coloque a planta onde durante o dia ela saia um pouco do sol,você também pode auxilia-la borrifando água em suas folhas umas duas vezes ao dia pelo menos.
_________________
Karatê Kid _ Daniel Larusso : como eu sei que o formato da minha árvore é o certo ?
Mestre Miyagi : Se ele vem de dentro de você este é o certo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil