FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Estaquias de acerola!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deoaraujo



Registrado: 30/09/08
Idade: 34
Mensagens: 12
Localização: Itabuna BA

MensagemEnviada: Sáb Abr 15, 2017 11:53 pm    Assunto: Ajuda com Estaquias de acerola! Responder com citação

Olá pessoal, voltei a praticar esse antigo hobby do bonsai visto que mudei pro interior e esse contato mais proximo com a natureza me fez voltar a essas amaveis miniaturas de arvores. até como ajuda para meu problema de ansiedade, ja que trabalha muito a paciencia e a "hora certa das coisas".

Decidida a não comprar os "mausais" de mercado, eu mesma andei pesquisando sobre estaquia e tirei a primeira estaca de Acerola.

Deixei-a de molho em solucao enraizante (benerva*) por dois dias e no dia 30-03 finquei ela na terra e hoje, 15-04 observei o primeiro brotinho saindo!!! cheguei a pensar que ela não ia pegar pois aparentava estar seca, cairam todas as folhas.


minha duvida é:
1. ela já precisa de algum tipo de adubação pra bombar essas folhas nova logo?
2. quando vou poder passar ela pro escorredor pra engrossar o tronco?


Estou com estacas em solucao enraizante para plantar amanha ( Amoras
Bouganvile,Caliandra,Aroeira,Pitanga), seria ideal planta-las logo em escorredores para poupá-las do transplante e poder comecar mais rapido a estilização da planta depois de reestabelecidas ?

obrigada! relevem minha ansiedade!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 17, 2017 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Bom dia, prezada.
Quando puder, vá no fórum de apresentação e se apresente! é bom conhecermos cada membro deste grupo.


Fico feliz que tenha voltado!
Toda estaca de início não precisa de adubação. Ela ficará em período de crescimento de suas raízes, que se for pensar, começaram do zero!
Espere uns 2 meses aproximadamente para iniciar alguma adubação. Deixa irromper estas folhas no seu próprio tempo. Aprendi muito a respeitar o tempo de cada coisa e a contemplar cada alteração nas minhas durante esta fase. Fica o convite a observação Smile

Quanto a passar pro escorredor, se o substrato que você utilizou foi bem preparado, deixa pro ano que vem. Ela precisa de muitas raízes para você pensar em mexer nelas. Se fizer isto agora correrá risco desnecessário para sua plantinha.

Se ela responder bem, e você verificar um ótimo desenvolvimento até o final do inverno deste ano mesmo, aí você já faz este procedimento. Por isso que é difícil ser exato lidando com ser vivo. Dependerá da resposta. Se tiver com dúvidas, posta outra foto quando estiver perto da data.

Um abraço.

JP.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil