FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

goiabeira o que fazer agora ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Sex Maio 19, 2017 2:59 pm    Assunto: goiabeira o que fazer agora ? Responder com citação

esta foto ela estava numa banheira , logo que coletei ela é de 2014 mes 3 ou 4 e logo depois disto questao de um mes consegui um recipiente maior e replantei que é o da ultima foto ,e ficou até hoje





esta imagem é de 2015 hoje tem muito mais galhos ela ja frutificou
uma vez recentemente



vou providenciar as fotos novas mais breve possivel
desde que coletei ela na natureza nao fiz intervenção nenhuma deixei ela até hoje do jeito que veio gostaia de começar a fazer alguma intervenção
ela ja esta com quase 4 anos neste vaso .

tenho que definir um estilo , e saber se espero o inverno acabar ou ja posso fazer alguma coisa agora por estes dias .

a idéia de um estilo foi me dita aqui no forum pelo Élio se nao me engano,seria o moyogi mas isto foi em 2014 e eu nao fiz nada com a planta até hoje,acho que é preciso iniciar ela de alguma forma,pois nao sai muito disso que ta ai , ela esta estagnada se continuar assim sai ano entra ano e a planta nao muda rss

se eu seguir o moyogi o que devo fazer para começar a guiar a planta para o estilo como iniciar ela

Agradeço a opiniao de todos
abs
MARCELO
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 20, 2017 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Marcelo!

Belo material. Gostei muito do movimento do tronco.

O fato de estar frutificando é um charme a mais. Uma benção.

Vou te dar uma sugestão...

Como está há 4 anos neste vaso, vale a pena ver como estão as condições de suas raízes, se quiser dar uma verificada e postar aqui, poderei continuar a opinar neste ponto.

Outra coisa, se quiser ir caminhando para o estilo moyogi, tem que escolher alguns galhos, os que ficão e os que vão embora. Do jeito que está, não dá muito certo, os ramos estão muito compridos, primeira coisa, aramar eles.
Caso você não realize uma poda neles agora, pelo menos ficam direcionados para o horizonte, não para cima como eles estão até agora.
Mas assim.... pode aramar uma parte deles, e depois que atingirem o calibre desejado, você poda uma parte deles, mas a que você aramou continua... os brotos que vierem a partir daí, novamente crescerão e serão selecionados. Procedendo desta maneira, você terá a tão desejada conicidade (o afunilamento de uma planta a medida que cresce, tendo tamos mais grossos embaixo, e mais finos em cima, imitando a natureza.)
Ficará mais ou menos como na primeira foto, quando você o trouxe para a casa, em cada local que você realizou a poda.
Qualquer dúvida, por favor, retorne.

Abraços,
JP
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qui Jul 20, 2017 7:57 am    Assunto: goiabeira Responder com citação

Beleza João,é eu cometi um erro ,eu deixei a planta muito tempo sem intervir,pensando que com o tempo ela ja ia tomando forma naturalmente ,eu nao fiz intervenção nenhuma pensando também em nao ser precipitado
e o resultado foi este a planta estaguinou por 4 anos ,acho que se eu ja tivesse melhorado o solo, feito isto que vc me disse ja teria ao menos algum resultado.
bom agora vou ver se providencio uma bacia ,vou tirar ela dai comprar um bom substrato e depois irei fazer a aramação e retirar os galhos.
estou meio apertado com respeito a tempo, mas vo da um jeito de tirar fotos dela e da raiz ,depois eu posto pra semana vo colocar uma foto mais recente, ela esta com algumas folhas secas devido ao frio que esta aqui em bh diversas plantas minhas sentiram muito a queda de temperatura

valeu pelas dicas
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil