FelipeRocha

Registrado: 02/06/10 Idade: 36 Mensagens: 38 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Ago 03, 2017 1:55 pm Assunto: Jaboticabeiras Dicas e Opiniões |
|
|
Boa tarde a todos.
Essa primeira jaboticaba, do vaso menor, ganhei de um amigo que a plantou desde semente nesse mesmo vaso e nunca foi realizado poda de raizes nem transplante.
Pelo que ele me disse ela já produziu e na ultima semana apareceu a primeira flor e alguns botoes no tronco.
Porém acho que já faz um tempo que nao poda folhas e acho que está com os galhos lenhosos e com poucas folhas grandes, o que acham e o que sugerem que faça.
A planta do vaso maior já estava nessa casa que vim morar e os moradores não sabem há quanto tempo já está nesse vaso, mas quando cheguei em março, ela estava com galhos compridos e com poucas folhas.
Fiz uma poda meio aleatória, só pra diminuir a altura e ganhas mais folhas, pois ainda não pensava em transformá-la em bonsai.
Também nunca teve poda de raizes e o substrato é beeem poroso, com muito pedrisco.
como o inverno está quase terminando (moro em Jaboticabal SP) pensei em transplantá-la e podar raizes, mas ela tem muitos galhos e são compridos e com folhas mais nas pontas, com muitos galhos grossos.
Não sei se o melhor é escolher galhos e mecher nas raizes depois.
Como estou começando agora na arte, tenho muito a aprender com a experiencia de todos.
Desde já agradeço a todos do fórum pela grande difusão de informações a quem se interessa pelo assunto.
Abraço. |
|
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Set 22, 2017 2:10 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
suas jabuticabeiras estão muito saudáveis.
Na primeira planta, você poderia escolher o galho mais sinuoso que sobe e retirar o mais reto.
Na segunda planta, você pode escolher os galhos que não vai precisar no seu projeto e retirá-los. Fazendo isto, você também poderá fazer uma poda nas raízes.
Um abraço.
Willian. _________________ "A Paciência te espera!" |
|