FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola - dúvidas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Sáb Maio 19, 2018 1:58 pm    Assunto: Acerola - dúvidas Responder com citação

Caros colegas, como vão?

Acabei de ganhar uma muda bastante robusta de acerola, daquelas plantadas em saco preto. A árvore deve ter mais ou menos 1 ano, possuindo tronco relativamente grosso e, pelo jeito, bastante raiz. Minha intenção é transformá-la num bonsai. Tenho algumas dúvidas:

1. A árvore nasceu de semente, possuindo, portanto, a raiz pivotante (tenho trauma cortando pivotantes...). Devo esperar até o final do inverno para podá-la ou poderia fazê-lo agora (estamos em meados de outono)?

2. No momento de poda da pivotante, mantenho as outras raízes (radiais) intactas ou posso reduzi-las também?

3. Durante o replantio, já posso começar a dar forma ao nebari utilizando um pedaço de azulejo para espalhar as raízes?

4. O tronco da acerola ainda é bastante flexível. Posso aramar agora para começar a dar alguma forma?

Bom, acho que é isso, pessoal. Como disse, me sinto bastante inseguro cortando pivotantes de plantas grandes.

Obrigado e grande abraço!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2018 1:19 pm    Assunto: Re: Acerola - dúvidas Responder com citação

Richard escreveu:
Caros colegas, como vão?

Acabei de ganhar uma muda bastante robusta de acerola, daquelas plantadas em saco preto. A árvore deve ter mais ou menos 1 ano, possuindo tronco relativamente grosso e, pelo jeito, bastante raiz. Minha intenção é transformá-la num bonsai. Tenho algumas dúvidas:

1. A árvore nasceu de semente, possuindo, portanto, a raiz pivotante (tenho trauma cortando pivotantes...). Devo esperar até o final do inverno para podá-la ou poderia fazê-lo agora (estamos em meados de outono)?
Acredito que sua região deva ser muito fria então prefira fazer o transplante no término do inverno.

2. No momento de poda da pivotante, mantenho as outras raízes (radiais) intactas ou posso reduzi-las também?
Depende do tamanho da planta e da quantidade de raízes. O ideal seria ter uma foto para melhor sugestão.

3. Durante o replantio, já posso começar a dar forma ao nebari utilizando um pedaço de azulejo para espalhar as raízes?
Sim.

4. O tronco da acerola ainda é bastante flexível. Posso aramar agora para começar a dar alguma forma?
No início do seu tópico você disse quê a planta tinha um tronco grosso. Quando o galho ou tronco da aceroleira ganha um certo calibre, ele tende a ficar rígido. Então, verifique se vai conseguir aramar é dar movimento. Você poderia fazer isso por agora, já que o crescimento nessa época do ano é menor.

Bom, acho que é isso, pessoal. Como disse, me sinto bastante inseguro cortando pivotantes de plantas grandes.

Obrigado e grande abraço!

_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil