Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sloboda
Registrado: 25/03/11 Idade: 41 Mensagens: 30 Localização: Bituruna-PR
|
Enviada: Dom Jun 24, 2018 9:49 pm Assunto: Dúvidas com Acer |
|
|
Venho a alguns anos tentando negociar alguns Acer’s que encontrei em um viveiro desativado, na verdade falo com os responsáveis desde 2016 e este mês consegui comprar algumas “árvores”, neste viveiro tem varias espécies de Acer que estão plantadas em vasos grandes porem já estão enraizadas no solo a anos, são plantas grandes com um bom calibre algumas são praticamente uma árvore, minhas dúvidas são: Qual seria a melhor época para retirá-las tendo em vista que terei que fazer uma poda drástica para reduzi-las?( moro no sul do Paraná e nesta época faz bastante frio) Quais seriam as melhores espécies de Acer para se trabalhar?
Desde já agradeço a contribuição de todos pois a sua opinião será de grande importância! |
|
|
 |
Takaki
Registrado: 28/10/08 Mensagens: 34 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Ter Ago 21, 2018 12:03 pm Assunto: |
|
|
Não sou expert no assunto, mas posso compartilhar minha experiência. Trabalho com Acer Tridente já há uns 8 anos. É uma planta muito resistente. Moro na região de Presidente Prudente e o calor daqui é bem inóspito pra esse tipo de planta. Mesmo assim, o Acer tridente é muito valente e se desenvolve super bem. Aqui, as folhas do acer nunca amarelam e caem (infelizmente), mesmo assim vale a pena cultivar. Já estudei um bocado sobre esse tipo de árvore. A maioria das minhas plantas foram plantadas no chão para se desenvolverem e depois de anos retirei para colocar em um vaso de bonsai. O parâmetro pra retirada ou troca de vaso (segundo a literatura) é quando os brotos dos galhos começam a se abrir. Em Prudente, onde faz muito calor, geralmente ocorre em Agosto. Quando os brotos abrem, há uma forte produção de raizes também. Por isso a retirada/troca de vaso deve ser feita nessa época. Como as folhas das minhas árvores não caem no inverno, simulo sua queda através da desfolha total após a primeira semana de agosto. Até hoje deu certo e venho obtendo resultados satisfatórios. Fica a minha dica. Abraço. |
|
|
 |
|