Takaki
Registrado: 28/10/08 Mensagens: 34 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Qua Ago 22, 2018 4:28 pm Assunto: Pitangueira |
|
|
Prezados, gostaria da opinião de vocês para a minha pitangueira.
Como em todos os anos, realizo a desfolha total da árvore nesta época para renovação das folhas e estudar a estrutura.
Galhos inferiores:
Meu plano para o futuro é extrair os dois galhos mais inferiores.
Como ainda não tenho certeza, minhas ações de curto a médio prazo (avalio mais uns 2-4 anos) é aumentar o diâmetro desses galhos para que fiquem mais grossos, isto é, crescimento livre e podas com períodos mais longos para tentar aumentar a sua ramificação.
Galhos mais superiores:
Reparem que os galhos superiores tem maior vigor o que, a meu ver, desequilibram a estrutura da árvore. E está difícil de controlá-los!
Meu plano para eles esse ano é limitar os brotos novos em apenas um par de folhas mais no topo e dois pares no terço médio da planta. Não sei se funcionará, mesmo assim, o melhor é ter um plano definido.
Na desfolha do ano que vem, provavelmente em agosto, remover os galhos do topo que são mais grossos pra tentar afilar mais a estrutura.
Gostaria da opinião de vocês.
PITANGA #1 2018.08 by Takaki, no Flickr |
|
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Dom Nov 18, 2018 5:52 pm Assunto: |
|
|
Linda planta,projeto na minha opinião tá bom,uma engrossada nesses galhos e mais um pouco de ramificação vai ficar top!! _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|