FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Takaki



Registrado: 28/10/08
Mensagens: 34
Localização: Presidente Prudente-SP

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2018 4:28 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Prezados, gostaria da opinião de vocês para a minha pitangueira.

Como em todos os anos, realizo a desfolha total da árvore nesta época para renovação das folhas e estudar a estrutura.

Galhos inferiores:

Meu plano para o futuro é extrair os dois galhos mais inferiores.
Como ainda não tenho certeza, minhas ações de curto a médio prazo (avalio mais uns 2-4 anos) é aumentar o diâmetro desses galhos para que fiquem mais grossos, isto é, crescimento livre e podas com períodos mais longos para tentar aumentar a sua ramificação.

Galhos mais superiores:

Reparem que os galhos superiores tem maior vigor o que, a meu ver, desequilibram a estrutura da árvore. E está difícil de controlá-los!
Meu plano para eles esse ano é limitar os brotos novos em apenas um par de folhas mais no topo e dois pares no terço médio da planta. Não sei se funcionará, mesmo assim, o melhor é ter um plano definido.

Na desfolha do ano que vem, provavelmente em agosto, remover os galhos do topo que são mais grossos pra tentar afilar mais a estrutura.

Gostaria da opinião de vocês.

PITANGA #1 2018.08 by Takaki, no Flickr
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 08/02/12
Mensagens: 307
Localização: Dom Macedo Costa-BA

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2018 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Linda planta,projeto na minha opinião tá bom,uma engrossada nesses galhos e mais um pouco de ramificação vai ficar top!!
_________________
"o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil