|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 26, 2006 5:55 pm Assunto: |
|
|
João
Não consegui ver a foto.
[]s
Durval |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Abr 26, 2006 6:36 pm Assunto: |
|
|
João,
a foto está dando erro.
tenta postar de novo, ok?
Valeu brother. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 9:45 am Assunto: |
|
|
João,
Agora sim, deu para ver perfeitamente a foto.
Acredito que sejam "GALHAS", veja este trecho postado pela Cissa, há algum tempo atrás:
"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 10:13 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, definitivo! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
PINO

Registrado: 08/04/05 Idade: 46 Mensagens: 77 Localização: PORTO ALEGRE/RS
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 1:07 pm Assunto: |
|
|
aconteceu comigo tb, e só em pitangas.
o que fiz foi retirar as folhas. existe outro meio de tratar? _________________ ABRAÇOS,
PINO |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 2:31 pm Assunto: |
|
|
Opa,
Realmente este assunto foi abordado mesmo à algum tempo atrás.Pelo que eu me lembro a cura desse tipo de doença é muito complicado devido ào fungo,bactéria,ou verme,estar em circulação pela seiva da plnata,e por isso para detectar o ajente causador seria preciso um estudo microbiologico.Não sei se valeria a pena investir numa cura.Vamos ver as opiniões do pessoal.  _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 3:07 pm Assunto: |
|
|
elas aparecem ocasionalmente eu tenho retirado e queimado mas a planta não está apresentando nenhum problema aparente em virtude disso. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 30, 2006 10:40 pm Assunto: galhas |
|
|
Sergivaldo, essa resposta é com voce. Achou o nome do problema, agora fica devendo a melhor solução.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 30, 2006 11:46 pm Assunto: Re: galhas |
|
|
nickyfury escreveu: | Sergivaldo, essa resposta é com voce. Achou o nome do problema, agora fica devendo a melhor solução.  |
Meu prezado amigo Nickyfury,
Inocentemente, imaginei que identificando o problema já estaria quebrando o galho
Felizmente, nunca tive esse tipo de problema com minhas plantas, embora já tenha visto, na natureza, muitas espécies infectadas.
Também não consegui encontrar nenhum tratamento específico para o caso.
Entretanto, partindo do princípio que as galhas são deformações nas células vegetais causadas por insetos, acredito que a melhor solução seria eliminar e queimar todas as folhas afetadas, conforme procedeu o João Porto, seguida de uma aplicação foliar com inseticida ou com a famosa calda de fumo, um repelente natural de insetos.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 01, 2006 5:48 pm Assunto: galha |
|
|
Sergivaldo, meu amigo, graças ao céus tambem nunca tive esse tipo de praga infestando minhas plantas. Mas a solução que voce apresenta parece realmente ser a mais acertada.
Aos colegas foristas que enfrentam a luta diária contra essa enfermidade recomendo seguir as instruções ao pé da letra. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|