Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
Durval C Gasparetti
Registrado: 28/01/05 Idade: 72 Mensagens: 72 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 26, 2006 5:55 pm Assunto: |
|
|
João
Não consegui ver a foto.
[]s
Durval |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Abr 26, 2006 6:36 pm Assunto: |
|
|
João,
a foto está dando erro.
tenta postar de novo, ok?
Valeu brother. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 9:45 am Assunto: |
|
|
João,
Agora sim, deu para ver perfeitamente a foto.
Acredito que sejam "GALHAS", veja este trecho postado pela Cissa, há algum tempo atrás:
"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 10:13 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, definitivo! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
PINO

Registrado: 08/04/05 Idade: 46 Mensagens: 77 Localização: PORTO ALEGRE/RS
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 1:07 pm Assunto: |
|
|
aconteceu comigo tb, e só em pitangas.
o que fiz foi retirar as folhas. existe outro meio de tratar? _________________ ABRAÇOS,
PINO |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 2:31 pm Assunto: |
|
|
Opa,
Realmente este assunto foi abordado mesmo à algum tempo atrás.Pelo que eu me lembro a cura desse tipo de doença é muito complicado devido ào fungo,bactéria,ou verme,estar em circulação pela seiva da plnata,e por isso para detectar o ajente causador seria preciso um estudo microbiologico.Não sei se valeria a pena investir numa cura.Vamos ver as opiniões do pessoal.  _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 3:07 pm Assunto: |
|
|
elas aparecem ocasionalmente eu tenho retirado e queimado mas a planta não está apresentando nenhum problema aparente em virtude disso. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 30, 2006 10:40 pm Assunto: galhas |
|
|
Sergivaldo, essa resposta é com voce. Achou o nome do problema, agora fica devendo a melhor solução.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 30, 2006 11:46 pm Assunto: Re: galhas |
|
|
nickyfury escreveu: | Sergivaldo, essa resposta é com voce. Achou o nome do problema, agora fica devendo a melhor solução.  |
Meu prezado amigo Nickyfury,
Inocentemente, imaginei que identificando o problema já estaria quebrando o galho
Felizmente, nunca tive esse tipo de problema com minhas plantas, embora já tenha visto, na natureza, muitas espécies infectadas.
Também não consegui encontrar nenhum tratamento específico para o caso.
Entretanto, partindo do princípio que as galhas são deformações nas células vegetais causadas por insetos, acredito que a melhor solução seria eliminar e queimar todas as folhas afetadas, conforme procedeu o João Porto, seguida de uma aplicação foliar com inseticida ou com a famosa calda de fumo, um repelente natural de insetos.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Maio 01, 2006 5:48 pm Assunto: galha |
|
|
Sergivaldo, meu amigo, graças ao céus tambem nunca tive esse tipo de praga infestando minhas plantas. Mas a solução que voce apresenta parece realmente ser a mais acertada.
Aos colegas foristas que enfrentam a luta diária contra essa enfermidade recomendo seguir as instruções ao pé da letra. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|