Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jpf

Registrado: 20/02/05 Idade: 42 Mensagens: 15 Localização: Uberaba-MG
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 9:55 am Assunto: Insetos |
|
|
Olá pessoal sou bem novo na arte do bonsai e estou com alguns problemas com as minhas mudas e um bonsai. Neles estão aparecendo uns insetos os quais não sei o que são. São bem pequenos, ficam voando em volta das folhas e do caule e depois andam pelo caule. Será que eles matam as plantas! Ainda não ocorreu nada de grave mais estou observando!
Desde de já muito obrigado! |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 12:24 pm Assunto: Re: Insetos |
|
|
Jpf, para sua segurança use um inseticida. Procure um do tipo piretróide que não é perigoso em casas de produtos para jardim.
jpf escreveu: | Olá pessoal sou bem novo na arte do bonsai e estou com alguns problemas com as minhas mudas e um bonsai. Neles estão aparecendo uns insetos os quais não sei o que são. São bem pequenos, ficam voando em volta das folhas e do caule e depois andam pelo caule. Será que eles matam as plantas! Ainda não ocorreu nada de grave mais estou observando!
Desde de já muito obrigado! |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 12:44 pm Assunto: |
|
|
Olha...
Até o Joao ta aqui no forum....
O povo de Uberaba cada vez mais se enteressando no assunto...
Mas é isso ae Joao...
Tenta usar um inseticida desses nao muito fortes. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 5:08 pm Assunto: |
|
|
Olá João, como vai?
Como seriam esses insetos? São pretos com uma listra vermelha?
Ou são quase microscópicos?
Procure o produto da dimy e siga as instruções da embalagem.
Essa região tá ficando boa. Qualquer dia vocês já podem organizar um encontro regional...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Seg Fev 21, 2005 9:22 pm Assunto: |
|
|
esses insetos sao brancos e muito pequenos? se forem brancos podem ser mosca branca, um inseto sugador que é uma praga muito perigosa, causam grandes perdas nas lavouras diversas que temos no país... atacando desde tomate até fumo! tente coletar alguns desses insetos, vc pode levá-los para a FAZU (faculdade dai de uberaba e pedir para te identificarem!) ou entao pode mandar para a ESALQ ou direto para mim no Laboratório de Taxonomia do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola, da ESALQ-USP. Piracicaba - SP CEP 13418-900 Áv. Pádua Dias n°11
meu nome é Fernando Colombo de Amo
isso vale para todos.... se quizerem que identifico insetos podem enviar para mim!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
jpf

Registrado: 20/02/05 Idade: 42 Mensagens: 15 Localização: Uberaba-MG
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 12:23 pm Assunto: |
|
|
olá pessoal .. tudo bem! Muito obrigado pela atenção de vcs!
BaduuuU .. valeu pela força e acredito que em breve estaremos com um evento importante aqui em Uberaba / MG!!!
Quanto aos insetos .. eles são pretinhos e bem pequenos!! coisa de dois milimetros de tamanho no máximo! Parecem aqueles mosquitinhos de brejo! mas ficam andando no caule!
Muito obrigado e um abraço a todos!
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 1:00 pm Assunto: |
|
|
Oi Doolombo, tudo bem?
Muito legal sua disponibilização para identificar insetos !!!
Apenas por curiosidade, voces identificam também ácaros, fungos, folhas com anomalias sem diagnóstico???....
Obrigado por sua oferta !!!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
marcus.fontana
Registrado: 17/03/06 Idade: 46 Mensagens: 39 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Maio 19, 2006 3:46 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal,
Desde que fiz a adubação com farinha de osso surgiram esses mosquitinhos e por enquanto não observei prejuízo algum nas plantas mas estou observando.
São os mesmos mosquitinhos muito pequenos e pretinhos.
Vocês teriam informações a respeito deles e como solucionar o problema?
Abraços,
Marcus |
|
|
 |
adriano paes 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 20, 2006 2:26 pm Assunto: |
|
|
Seria uma mosca bem pequena preta e com pintinhas brancas??Pois se for, sao inofencifas!Talvez seja pela descriçao do nosso amigo Mafont. |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Seg Maio 22, 2006 4:08 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Ainda continuo com os insetinhos que pelo visto não estão causando nehum problema à planta no entanto vou tentar solucionar o caso com inseticida DIMY (acho que é esse o nome) depois trarei as novidades. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Maio 23, 2006 9:19 pm Assunto: |
|
|
Mafont,
normalmente os adubos naturais são colocados embaixo de um copinho ou redinha para que esses mosquitos não encham. Eu coloquei enterrada no substrato. Tiro um pouco e coloco, depois tampo de novo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
marcus.fontana
|
Enviada: Qua Maio 24, 2006 4:22 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | Mafont,
normalmente os adubos naturais são colocados embaixo de um copinho ou redinha para que esses mosquitos não encham. Eu coloquei enterrada no substrato. Tiro um pouco e coloco, depois tampo de novo.
T+ |
Obrigado pela dica!! Eu coloquei por baixo do substrato mas de maneira bem superficial, acho que foi isso!! |
|
|
 |
|