FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acho que coloquei muito adubo! E agora?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ercs123



Registrado: 05/01/05
Mensagens: 85
Localização: Franca - SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 7:21 pm    Assunto: Acho que coloquei muito adubo! E agora? Responder com citação

Olá meus amigos!

Comprei um Bonsai faz 3 semanas (tuia prata - 4 anos) até então o bonsai esta muito verde. No dia 10/01/05 coloquei adubo, conforme o vendedor me explicou ( 2 colheres de sopa - NPK 10-10-10). No entando, tres dias depois, notei que as folhas estao ficando diferentes, da cor cinza, e depois secando.
Coloquei o adubo no periodo da tarde, com a terra umida. E nos dias seguintes deixei no sol normalmente. O que deve fazer?


Ass: Ewerton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 8:49 pm    Assunto: Re: Acho que coloquei muito adubo! E agora? Responder com citação

ercs123 escreveu:
Olá meus amigos!

Comprei um Bonsai faz 3 semanas (tuia prata - 4 anos) até então o bonsai esta muito verde. No dia 10/01/05 coloquei adubo, conforme o vendedor me explicou ( 2 colheres de sopa - NPK 10-10-10). No entando, tres dias depois, notei que as folhas estao ficando diferentes, da cor cinza, e depois secando.
Coloquei o adubo no periodo da tarde, com a terra umida. E nos dias seguintes deixei no sol normalmente. O que deve fazer?


Ass: Ewerton



Caro amigo Ewerton,

Olha cara sinceramente. Primeirametne gostaria de saber onde comprou a árvore. Pergunto isso porque amigo, geralmente nao podemos seguir o que o venderdor nos indica, a nao ser que seja uma pessoa em que confiemos e sabemos o que esperar. E a ver pela quantidade de adubo (gostaria tambem de saber o tamanho da planta e do vaso) que ele te indicou, pude observar ser muito alta para um Bonsai. Geralmente (me foge da cabeça agora mais outro Bonsaista a de te informar) diluimos menas colheres na mesma quantidade de água, acho que duas é muito. Eu preferencialmente, gosto mais de adubos orgânicos, que além de se decomporem lentamente suprindo aos poucos a necesidade do Bonsai, não causam risco à planta, pois se errar na quantidade não tem problema, pelo que acabei de falar, eles se degradam lentamente, suprindo a platna aos poucos. Espero ter ajudado.


Abraços:


Illex

P.S: Outro Bonsaista creio eu, lhe indicará uma quantidade correta a ser aplicada. Ao que indica se a quantidade foi muita e acho que foi, poderá ter queimado as raízes de sua planta agravando um pouco mais seu estado. É só o que tenho em mente agora. Não é uma certeza ainda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 7:42 pm    Assunto: Re: Acho que coloquei muito adubo! E agora? Responder com citação

Oi Ewerton.. tudo bem?

Posso imaginar uma tuia prata com 4 anos como um bonsai ainda pequeno e num vaso entre 20 e 30cm de comprimento. Estou apenas imaginando...

Se for algo parecido, e usando NPK quimico 10-10-10, acho que uma colherinha de café estaria de muito bom tamanho.
Se uma colher se sopa equivale a 5 colherinhas de café, então voce teria colocado 10 vezes mais fertilizante!!!

Certamente a pessoa que te orientou não conhece bonsai.

Uma conífera mudando de cor como a sua, eu não teria muitas duvidas. Ela não resistiu à overdose de adubo.

Agora que voce está em contato com o pessoal do forum, sugiro que nas proximas vezes que for adubar, diga aqui no forum qual a planta, idade, tamnho, etc.... Com certeza voce vai receber orientações bem legais, de pessoas que conhecem bonsai.... e sabem dos cuidados que eles precisam....

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá ercs123, como vai?

A orientação dos colegas foi certa... infelizmente a planta tem poucas chances, pois o NPK exerce um efeito devastador se usado em quantidade errada... Certa vez, quando o meu conhecimento ainda era menor do que possuo hoje, fiz a mesma coisa, porém foram 18 vítimas... somente 3 resistiram e depois de 2 anos estão bem saudáveis...
Conclusão: Nunca mais usei NPK. Acho que a torta de mamona e Farinha de Osso é uma boa opção. A metade da dose indicada pelo fabricante é uma boa medida de segurança nesses casos.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Caro colega, tb tenho alguma experiencia em adubos quimicos, pois também ja cuidei de um grande jardim e conheço bem o aduto 10 10, minha experiencia foi meio traumatica, pois quase matei varias plantas, porem um agronomo amigo meu me orientou a agoar bastante o jardim e muitas plantas escaparam, nao sei se isso se aplica a Bonsai, quanto a dosagem eu tb utilizo uma colher de chá aquela pequenininha para dois litros de água e tenho otimos resultados quando aplicado, porem nao aconselho muito adubo quimico pois um erro pode matar uma planta de varios anos...
Espero que meu comentario te ajude de alguma forma..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ewerton,

é como o Felipe disse, diluir qualquer adubo químico na metade da dose recomendada na embalagem.
Se a recomendação é 2 colhares de sopa para 1 litro, dilua 1 colher para 1 litro.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ercs123



Registrado: 05/01/05
Mensagens: 85
Localização: Franca - SP

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2005 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, pela colaboração de todos......agora só me resta esperar, para ver seu o bonsai consegue se recuperar.

Até mais,

Ewerton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil