FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Praga de Acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 6:00 pm    Assunto: Praga de Acerola Responder com citação

E ai amigos estou no meu primeiro Forum sobre bonsai, sou iniciante comprei uma acerola a um ano, fiz podas de raizes e envasei... porem agora ela pegou uma praga, que deixa as folhas escuras, com um tipo de fuligem por cima das folhas e os gralhos estao com uma cor escura, ainda nao tenho fotos dela doente, porem tenho uma dela boa estou mandando pra melhor avalição, agradeço qualquer sugestão..

Obrigado

http://broger.gigafoto.com.br/?id_foto=681145
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Brainner, como vai?
Agradecemos a sua preferência aqui neste fórum.
Aqui existem muitos usuários com conhecimento avançado sobre essa arte e com certeza vão lhe ajudar bastante.
Entretanto não consegui visualizar sua foto.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 11:05 am    Assunto: acerola Responder com citação

Caro Felipe

Agradeço a sua resposta ao meu forum ter vindo tao rapidamente, quanto a abrir a foto eu vou colocar o link novamente e peço que tente novamente por favor, essa foto como ja disse a planta esta em boas condições, hoje ainda tentarei colocar a foto dela doente para uma melhor analise.

Desde já agradeço a sua ajuda..

Obrigado

Brainner Roger

http://broger.gigafoto.com.br/?id_foto=681145


Editado pela última vez por Brainner em Seg Jan 17, 2005 11:07 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 11:51 am    Assunto: acerola Responder com citação

Tive o prazer de ver esta aceroleira em otimo estado tive tambem o prazer de tabalhar junta a o meu irmão , apesar da praga ela esta se desenvolvendo com novos brotos e engroçando troncos e galhos assim que possivel enviaremos mais fotos
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Sejam bem vindos irmãos Roger !!!

Gente, isso não é fungo não ???... se for, um bom fungicida (tipo calda bordalesa) vai ajudar !!!

um abraço
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 8:38 pm    Assunto: Bordacal Responder com citação

Ola, Alexandre, valeu mesmo sua ajuda, hoje mesmo ja apliquei o Bordacal da sempre verde, espero ter resultados positivos, ja apliquei alguns remedios contra pulgoes e cochonilho, sem resultado....

Manterei informado sobre os resultados e vou postar uma foto da planta doente pra vc ver e depois espero tb postar uma dela boa também...

Obrigado a todos

E quero também aproveitar e Agradecer a todos do fórum que me receberam muito bem apesar de nao conhecer bem as tecnicas...

Valeu mesmo pessoal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 6:59 am    Assunto: Acerola doente Responder com citação

Esta e minha planta doente o foto nao ficou muito legal pois tirei anoite...


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2005 5:09 pm    Assunto: Acerola Responder com citação

Ola caro amigos, apliquei o Bordacal, sem muito sucesso, como eu falei para um outro amigo meu aqui do forum mesmo, esse veneno ate parece comida para os pugoes, que se multiplicaram de um jeito que nunca vi, pois bem..
Já num ato de desespero em querer salva-lá fiz o seguinte, tirei todas as folhas e brotos que ela tinha, dei um banho nela literalmente, lavei toda a minha planta, seu tronco e galhos, e vou esperar ela começar a brotar novamente e se a praga voltar tentar controla-lá no começo.....

Agora e so esperar....

Obrigado a ajuda de todos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GroZNI



Registrado: 01/09/04
Mensagens: 4
Localização: Portugal

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 12:54 am    Assunto: Responder com citação

essa fuligem pode ser fumagina... é um fungo... nao sei o que se deve aplicar para resolver o problema... quase de certeza que é fumagina...

abraço!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RafaelRodrigues



Registrado: 31/01/05
Mensagens: 31
Localização: Paulista - PE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Brainner!
é a fumagina mesmo pelas caracteristicas descritas por vc, a fumagina e combatida com óleo mineral aplicando com um pano sobre as folhas e partes afetadas. observe as indicações de uso descritas pelo fabricante. o óleo mineral é encontrado em floriculturas ou em casa especializadas para agricultura. Obs: cuidado com a aplicação esseciva do fungicida que vc está usando. Um abraço! Ate mais!

RafaelRodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
RafaelRodrigues



Registrado: 31/01/05
Mensagens: 31
Localização: Paulista - PE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 3:59 pm    Assunto: Fumagina Responder com citação

Oi Brainner!
é a fumagina mesmo pelas caracteristicas descritas por vc, a fumagina e combatida com óleo mineral aplicando com um pano sobre as folhas e partes afetadas. observe as indicações de uso descritas pelo fabricante. o óleo mineral é encontrado em floriculturas ou em casa especializadas para agricultura. Obs: cuidado com a aplicação excessiva do fungicida que vc está usando. Um abraço! Ate mais!

RafaelRodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

isso que tem nas folhas da sua acerola eh fumagina, é um fungo que se desenvolve nas folhas devido a presença de um inseto sugador. O fungo se desenvolve mais precisamente por causa da solução açucarada que os insetos produzem (honey dew), vc tb vai notar a presença de formigas na planta, uma vez que essas tb se beneficiam com essa solução secretada pelos insetos (que podem ser pulgão, cochonilhas, mosca branca ou cigarrinhas) para acabar com isso vc precisa primeiro controlar os insetos sugadores. A fumagina é muito comum eh citros, e existem prodotos para controlar os pulgões, tem tanto produttos bioloógicos (orgânicos) como produtos quimicos. Acredito que o melhor jeito de controlar isso é com um jato de água nas folhas afetadas, e para remover a parte escura ( a fumagina) da folha passe o dedo que o fungo sai. O jato de água vai fazer com que os insetos caiam no chão e acabam morrendo.
espero ter ajudado
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

eu li as respostas depois de ter respondido, porisso estou aqui denovo...
pela foto quase certeza eh fumagina, identifiquei pelas partes escuras nas folhas no canto esquerdo...
nao use fungicida pra isso não, como eu disse acima, use água, pois é grátis e não e tóxico nem pra planta nem pra nós.
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, não seria mais eficiente uma desfolha??

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, acredito que nao seja uma boa idéia desfolhar a planta, pois vai fazer com que ocorra brotações novas (um prato cheio para os insetos sugadores, como pulgões e cochonilhas) uma vez que esses insetos preferem brotações novas. Acredito que a melhor coisa a se fazer é jogar um jato de água nas folhas todo dia pra arrancar os insetos que estão (no caso dos pulgões) já para o controle de cochonihas o melhor é usar óleo mineral, que mata a cochonilha por asfixia. E para tirar o fungo, a parte preta que está nas folhas, só esregar o dedo junto com água que o fungo sai, fiz isso num pé de limão (nao um bonsai, mas uma muda que plantei no meu quintal) e deu certo.

abraços Very Happy
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil