Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
itamarbl
Registrado: 05/03/05 Mensagens: 48 Localização: João Pessoa Paraíba
|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 1:40 am Assunto: |
|
|
Oi Itamar
Bem legal seu ficus São duas plantas entrelaçadas???
Com as desfolhas, você vai conseguir uma boa diminuição das folhas e como sugestão aproveitaria essas operações para "triangular" mais um pouco a copa.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
itamarbl
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 10:41 am Assunto: |
|
|
Olá Alexandre S. Coelho, obrigado, são sim duas plantas entrelaçadas, só que acho que fiz um corte errado mas já fiz mesmo fazer o que, vc falou em triangular, vou tentar mas como devo fazer as podas nas folhas as mais velhas ou as mais novas e devo cortar bem na base? |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 10:56 am Assunto: |
|
|
Alexandre,
Quand vc desfolha seu ficus vc utiliza a tesoura ou vai na mão memso? Com esse clima meio doido que está aqui em recife ve acha que devo proceder a desfolha??
Abraço, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 1:39 pm Assunto: Desfolha |
|
|
fiz a desfolha de meu ficus neste mes de Janeiro conforme orientações de amigos e pesquisa em sites por espécie.
Cortei folha por folha (todas incluindo a ponta dos galhos), com a ponta de uma tesoura pequena e bem afiada para não mastigar. Fiz o corte bem próximo a folha, deixando o pecíolo maior para não machucar as gemas de brotação.
Após uma semana ou menos, estes "cabinhos" que ficaram nos galhos começaram a cair sozinho e já está brotando.
Como sou principiante, faço só uma vez ao ano, sempre em janeiro, onde a um crescimento mais vigoroso, mas tem pessoas que fazem mais vezes ao ano com ótimos resultados, mas vale pesquisar bem e ter outras opiniões.
Espero que a minha experiência o ajude
Abraços _________________ FELLINI
A Natureza é sábia
Editado pela última vez por Claudio Fellini em Qua Jan 18, 2006 4:39 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
itamarbl
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 3:38 pm Assunto: |
|
|
Ola pessoal,
Como foi comentado por Claudio fellini, já fiz algumas podas em qualquer epoca do ano e eles sempre se recuperam bem, esta ultima poda fiz assim cortando e deixando os pedunculos e logo eles acabam caindo mesmo. |
|
|
 |

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 4:44 pm Assunto: |
|
|
itamarbl escreveu: | Ola pessoal,
Como foi comentado por Claudio fellini, já fiz algumas podas em qualquer epoca do ano e eles sempre se recuperam bem, esta ultima poda fiz assim cortando e deixando os pedunculos e logo eles acabam caindo mesmo. |
Itamar, desculpe meu erro, onde escrevi "pedúnculo" quis dizer "pecíolo"
Pedúnculo segura a flor
Pecíolo segura a folha
Abraços _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 7:06 pm Assunto: |
|
|
Guga escreveu: | Alexandre,
Quand vc desfolha seu ficus vc utiliza a tesoura ou vai na mão memso? Com esse clima meio doido que está aqui em recife ve acha que devo proceder a desfolha??
Abraço, |
Oi amigo
O Cláudio já disse tudo... também uso a tesoura!!! Agora esse clima daqui tá quente d+ sô... não estou mexendo nas plantas, vou esperar as chuvas de Março
Alexandre S. Coelho
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 7:39 pm Assunto: Chuva |
|
|
Eita coisa boa que é a chuva, aqui em Goiás estamos nesta época, apesar de fazer uma semana que não chove e está todo mundo doido, pois quando ela vem é pra arrebentar.
Em Março, quando tiver chovendo ai, estará no final de nossas chuvas aí vem aquela seca brava as vezes 90 dias sem chover.
Existem as épocas certas de se efetuar os trabalhos em nossas plantas, mas varia muito de região para região e as plantas seguem o ritmo da natureza.
São só detalhes regionais.
Abraços amigo, té + _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 9:51 pm Assunto: |
|
|
itamarbl escreveu: | Olá Alexandre S. Coelho, obrigado, são sim duas plantas entrelaçadas, só que acho que fiz um corte errado mas já fiz mesmo fazer o que, vc falou em triangular, vou tentar mas como devo fazer as podas nas folhas as mais velhas ou as mais novas e devo cortar bem na base? |
Itamar
quando na desfolia, retiramos todas as folhas (velhas, novas e brotos).
A forma triângular deve-se pela dominância de ápice, onde os galhos de baixos são maiores (comprimento, largura e folhagem) que os de cima.
pela foto, eu daria essa sugestão... lembrando que a decisão de como ficará o bonsai é muito pessoal, pois antes de tudo ele deve agradar aos olhos do "criador" :
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 19, 2006 5:08 pm Assunto: |
|
|
Grande Alexandre!!!
Seus projetos bonsaísticos estão cada vez melhor. Esta planta do Itamar ficará um show, se for seguido à risca sua idéia.
Parabéns, meu velho e aguarde que estarei postando algumas plantas ávidas pelos seus desenhos.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jan 19, 2006 8:34 pm Assunto: |
|
|
Oi MENINOS !!!!!
Gosto muito de ver a forma com que o ficus se desenvolve e rebrota.
É uma planta super resistente e vale a pena ler a matéria sobre ficus na REVISTA COMO CULTIVAR BONSAI, a última de número 06, recebida ontem por mim. A reportagem está na página 20.
Sou amante do ficus, mas não gosto muito dos que possuem os troncos entrelaçados, me desculpem.
A planta postada ficará muito bela se o autor se sentir bem ao reproduzir o desenho, se fosse minha eu amaria.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
itamarbl
|
Enviada: Sex Jan 20, 2006 1:20 pm Assunto: |
|
|
Ola Pessoal,
Muito obrigado a todos, Alexandre Coelho seu exemplo ficou muito bom mesmo, quando vc tinha falado em triangulação fiquei meio sei la não vou fazer não, irei esperar mas depois que vi esse dezenho, não tinha pensado assim muito bom espera que ela chegue a ficar assim, obrigado. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 9:16 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Sergivaldo amigão,
posso até ser bom no desenho, mas na prática você é que é um verdadeiro escultor de plantas
Amigo Itamar,
não tenha pressa pois o tempo é nosso aliado e faz maravilhas com nossas árvores!!! Como a Angela comentou, também não sou fã das plantas com troncos estrelaçados, porém com o passar dos anos eles fundem-se dando um aspecto mais natural. Com o tempo também, a árvore pode nos mostrar outras alternativas, então não deixe de postar as futuras evoluções ok!!!???
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 9:25 am Assunto: |
|
|
Realmente se seguir o projeto do nosso amigo ficará linda!!! e se seguir seu coração ficará mais ainda. he he he _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
|