FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Marcelo Duprat
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Jun 07, 2006 11:40 pm    Assunto: Marcelo Duprat Responder com citação

Desculpem a demora em me apresentar. Minha conecção não é lá essas coisas...
Bem, é com enorme prazer que entro neste fórum. No pouco tempo de participação já aprendi muito sobre a arte do bosai e senti a amizade que une todos.
Me chamo Marcelo Duprat e tenho 45 anos. Sou pintor, professor de pintura e coordenador do curso de pintura na Escola de Belas Artes – UFRJ. O pequeno exemplo abaixo não esconde a origem do interesse na arte do bonsai.



A alguns anos também me casei e vim morar em Niterói –RJ. Ganhei de brinde um cunhado forista. Colecionador nato, ele tem metade do terreno com um jardim de bonsais e peygins. No mínimo tem umas 100 árvores. Seu entusiasmo, claro, me contagiou.
A princípio fiz uma pequena árvore com um pingo de ouro, mas acabei perdendo-a em um acidente que lhe partiu o tronco. Compadecido com meu sofrimento ganhei do cunhadão um Ulmo já pronto (mas que estou a refazer). Como sempre gostei das eugenias resolvi me aventurar também com uma muda de viveiro.


As dicas e bibliografia a disposição me ajudaram bastante a alcançar um resultado, satisfatório para meu nível iniciante, em um período de tempo que jamais pensei ser possível alcançá-lo. Comecei em setembro de 2005. Desconfio que o mérito não é meu e sim da própria muda que deu uma resposta excelente, parecendo gostar das alterações.









Atualmente tenho alguns projetos mais originais e pode-se dizer que o vírus do bonsai já me contaminou. Espero poder contribuir com o fórum e retribuir a calorosa acolhida de todos.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá... seja bem vindo!!!
Também sou pintor, e gostei muito de seu trabalho, mas quem sou eu pra falar? Com um histórico desses era de se esperar q no bonsai também entraria com tudo!!!
Parabéns por teu trabalho com essa eugenia!!! Gostei mesmo... percebe-se teu grande veio artístico no cuidado com os detalhes e com a harmonia!!! esta planta me encheu os olhos!
Voltar ao topo
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela força "vhobus".
No bonsai tudo bem ... creio que sei alguma coisinha... mas na pintura parece que quanto mais a gente aprende mas descobre que não sabe nada.
Mas se voce é pintor de uma olhada no meu site: www.marceloduprat.net
Além da galeria tem uma parte de reflexão com alguns textos meus e de outros pintores e umas animações com analises das obras dos grandes mestres, teoria das cores etc...
vale conferir.
obrigado mais uma vez e um grande abraço.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,


bom conhecer mais um pouco de sua história. Gosto muito de desenhar, já foi meu hobby principal, hoje são os bonsais. Gostei muito de sua galeria de pinturas, ainda vou fazer um curso de pintura e me inspirar na natureza também. Parabéns, acho que as duas artes se complementam no sentido de que uma ajuda a outra e melhora a percepção nas duas.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Seja muito bem vindo,,, Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu darkaso.

De fato as artes se complementam. Duas montanhas que vislumbram o mesmo vale. Com os bonsais estou aprendendo a ter muito mais paciência com a gênese de um quadro.

Valeu fabio,
é um prazer conhece-lo.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bs_freitas
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/09/05
Mensagens: 371
Localização: salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 12:11 am    Assunto: Responder com citação

Seja bem vindo duprat,

Olhei seus quadros.o.o são muito bons mesmo,passam uma naturalidade incrível,parabéns e bem vindo ao bonsai!Aproveite seu talento com pinturas,conserteza te ajudará bastante no bonsai.

abraço
_________________
Bonsai para sempre....

Bruno S.Freitas

Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube

Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/

bs_freitas@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am    Assunto: Responder com citação

Caro Marcelo, seja bem vindo ao nosso Fórum. Já havia visto o seu trabalho e estava esperando a oportunidade de poder comentar sobre o mesmo. É um trabalho, realmente, bonito. Fico alegre por encontrar vez por outra um interessado em Penjing landscape. Gostaria que você me informasse onde conseguiu as pedras que ficam a frente do trabalho, a borda da água.



Elas permitem um excelente acabamento e dão, uma após a outra, sentido de continuidade. Qingquan Zhao, em suas demonstrações e workshops tráz sempre da China para o locais onde se apresenta. "O seguro morreu de velho!"
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 2:57 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mario Leal,
Em primeiro lugar é um grande prazer conhece-lo. Tens aqui um fã. Já estudo por livros a algum tempo mas seu site e este fórum tem me ajudado muito em diversas questões da arte do bonsai. Não canso de voltar e fuxicar os tópicos antigos. Por isso gostaria de contribuir também com o pouco da experiência que tenho, não seja em relação aos bonsai, seja em relação ao resto que possa estar relacionado. Pretendo ainda fazer um artigo mais completo com o que tenho estudado sobre confecção de vasos de cimento e sobre a montagem das pedras. Para colocar no fórum "como fazer",,,,, mas dá para adiantar alguma coisa.
Bom eu estudei o Zahao e você deve ter reconhecido a cópia, porque não dizer, escancarada de um de seus trabalhos. Como disse antes acho ainda que copiar é a forma mais rápida de se obter um aprendizado. O penjing da fonte (no tópico apropriado) eu fiz cortando as bases das pedras tal como o Zahao – com maquita. Mas para ser sincero além de extremamente perigoso cortar pedras tão pequenas é deveras trabalhoso. Resolvi então dar uma apeladinha Embarassed e usar o cimento que estava utilizando para fazer a bandeja para colar as pedras.
Veja esta pedra (no caso duas coladas) que acabei não usando e ficou sem acabamento.




As pedras foram coletadas na rua de terra em frente a minha casa. Quando o trator passou a última vez uma monta delas apareceu. Gostei pois eram claras e meio de quartzo. A montagem com cimento propiciou um melhor encaixe entre elas e um assentamento perfeito no vaso. O efeito dos veios das pedras e do quartzo é obvio teria que ser simulado. Foram feitos com verniz vitral misturado com tinta acrílica para dar a cor e com um pouco de hidróxido de aluminio (é usado na preparação de tinta a óleo e tinha a disposição no meu ateliê de pintura) para simular o quartzo, dando um efeito de vidro fosco. Um colega meu que trabalha com restauração, e com o qual tiro minhas duvidas relacionadas a materiais, me alertou, entretanto, que o verniz vitral amarela e escurece com o tempo e que seria preferível usar o paraloid b56 (usado nas tintas acrílicas e extremamente resistente e estável). Estou para fazer uns testes e aguardava estas experiências para escrever o tópico “como fazer”. Quando o fizer esmiúço um pouco mais o processo e os materiais ok. Acredito que seja do interesse de algumas pessoas.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 7:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo Duprat Smile ,

Seja bem vindo ao Forum Very Happy

E parabéns pelo excelente trabalho...
A cópia é um excelente processo de aprendizagem, e de aperfeiçoamento, não tem mal algum nisso...de resto, tal e qual como na pintura Wink .

Não ficaria menos perigoso, cortar as pedras prendendo-as num torno e cortar com uma ferramenta tipo “Dremel”...dá-me ideia que será, mais moroso, mas mais seguro talvez.

Existe mais tema que o “amigo” será como é obvio, uma mais valia para esta comunidade
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3230

por causa de um pormenor, bastante importante e não tão poucas vezes descurado, por nós.
“A teoria das cores” o quão é importante, escolher a cor do vaso em função do efeito cromático, gerado pela própria arvore, nas diferentes alturas do ano.
Ou para aquela,onde estará mais exuberante...das flores ou dos frutos, caso de uma frutífera se trate.

O principio das cores complementares, cores quentes/frias etc., aos quais se têm de ter em atenção a “tríade de cor” pela imposição do verde da própria folhagem ( ou não depende das estações ).

Para além do cuidado da escolha do tipo de vaso, e respectiva altura, referente à árvore que temos, a cor deste é um pormenor, não menos importante a levar em consideração, e que tal como uma moldura de um quadro mal escolhida, compromete no futuro a sua apreciação.

PS: Bonitos trabalhos, os que estão na sua galeria, obrigado pela partilha Wink

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, fica evidente a sua preocupação em desenvolver materiais para apresentar um trabalho harmonioso. Parabéns! Este é um bom caminho.
Será interessante para todos o passo-a-passo da confecção destas pedras. Vamos aguardar.
Grande abraço
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2006 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Embarassed Embarassed Opps

Só agora me dei conta que já respondeu a um dos tópicos, está repetido e nem me tinha dado conta disso Confused

As minhas desculpas, de qualquer forma penso que devia ser aprofundado o tema da cor, talvez no grupo das "Matérias".

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Set 06, 2006 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Duprat,

Achei muito interessante sua narrativa e como se iniciou na arte. É um prazer estar no dia a dia trocando postagens, idéias e opiniões contigo. Suas considerações sobre bonsai com a experiência artística que possui dão um toque especial nas suas respostas.

Me diga uma coisa, tendo você viajado pelos Andes e sendo pintor, nunca tentou reproduzir aquele cenário maravilhoso e enigmático? Ter ido até lá influenciou na tua carreira?

Duprat, se quiser me responda na reunião, lá teremos a oportunidade de trocar mais esperências e idéias.

Um grande abraço,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Set 07, 2006 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Olá Duprat !!!!

Só hoje, fuçando o forum vi sua apresentação.

Parabéns !!!!

Amanhã então o conhecerei ao vivo e a cores.

Até lá e abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sex Set 15, 2006 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Duprat,

Interessante a hiistória narrada por vc.

As amizades desintereçadas que por aqui se registram é também um pon
to alto que o Fórun nos propicia.

Veja, ter um cunhadão bonsaísta, jé é meio caminho andado! Very Happy

Continue Feliz!

Ivanil
-----------
-Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte.
(Rui Barbosa - )
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil