FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

VOTOS DE SUCESSO AO COMPANHEIRO CLAUDIO RATTO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOCIAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MARCIA PEREIRA DA SILVA



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 10
Localização: ILHEUS - BA

MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 12:10 am    Assunto: VOTOS DE SUCESSO AO COMPANHEIRO CLAUDIO RATTO Responder com citação

Claudio,

Não o conheço pessoalmente, mas desde que tomei a decisão de praticar a arte do Bonsai com seriedade, passei a observar seu trabalho e seus comentarios no forum com bastante atenção e respeito, vc tem sido um dos exemplos de orientação e instrução no caminho a seguir nesta arte maravilhosa e quero aproveitar a oportunidade de trazer ao topico o texto abaixo de nosso grande mestre Mario Leal que e parte constante deste forum e sauda-lo com votos de exito e sucesso nesta nova missão que acabas de assumir a frente da presidencia da Sociedade Brasileira de Bonsai.
Que os grandes Mestres da sabedoria lhe cubram de inspiração que conduzam seus passos num caminho de paz e luz e que sejas o nosso caminho na ascenção de ideais nobres.







"Postura ética"

Quando Chi Kuen Ki ( Nome fictício ) resolveu levar seus bonsai para o Japão não estava pensando em levar uma planta e sim uma lembrança de seu País, algo que lembrasse de onde veio, dos parentes, dos amigos, das pessoas... uma recordação. O bonsai estava em segundo plano. Era o caminho, não o destino.
Da mesma forma quando olhamos a foto de nosso pai ou mãe que já não estão entre nós e nos lembramos deles; a foto é um caminho. O importante é a lembrança dos momentos com nosso pai ou mãe ou quem quer que permaneça em nossa memória.
Vamos observando que o bonsai existe porque existimos, ou seja, somos mais importantes porque sem nós ele não existiria. Então é necessário, urgente, que enxerguemos esta verdade e saibamos organizar os nossos conceitos.

Não deixarmos que a vaidade nos coloque em situações ridículas por pensarmos que a verdade é nosso patrimônio pessoal. O melhor argumento é o “ sei que nada sei ”.

Ao longo dos anos venho observando mestre Hidaka trabalhar. Jamais ouvi em suas palavras, críticas a quem quer que seja; seu tempo é mais precioso. Fala de suas plantas como se estivesse se iniciando na Arte Bonsai (“sei que nada sei “); com ardor, com prazer mas, sem vaidade. Ao falar mostra a profundidade dos seus conhecimentos em anos de estudo. Como ele me disse certa vez: ¨ Mário, no Brasil as pessoas deveriam estudar mais para aprender melhor. ¨ Observando mestre Hidaka trabalhar uma planta, vi claramente o que pode ser notado por qualquer pessoa atenta aos detalhes: ele trabalha como se estivesse dentro da árvore. Repararam?! O tronco curvado para frente, quase a altura da árvore; seus olhos fixos e, vez por outra, balbuciando algumas palavras em japonês, vai dando retoques em pequenos pinheiros que ao longo dos anos cultivou. De repente sorri! A alegria, quase infantil, de encontrar um caminho.
Cada um de nós tem que buscar seu caminho, sua estrada. Esta é a grande dificuldade: um caminho próprio que, neste caso, é como uma propriedade da qual teremos documento, teremos a nossa assinatura de identificação. Nada que o tempo não resolva, ainda que entendamos que encontrar um caminho seja tarefa árdua. Mesmo que jamais o encontremos, façamos desta busca um prazer. Esta busca é que nos traz a maturidade, a compreensão e o entendimento da Arte Bonsai.

A busca da perfeição na Arte Bonsai

A perfeição é um objetivo de todos nós: queremos e devemos buscá-la. Jamais chegaremos lá mas a persistência em querer alcançá-la vai alargando os nossos horizontes e nos obrigando a crescer, porque dentro da perfeição estão contidos os melhores sentimentos, as melhores virtudes: amizade, tolerância, compreensão, dedicação, amor....
Podemos ver então que no caminho da busca da perfeição é que estão as nossas ferramentas de crescimento.

Não deixar que amigos se percam em comentários que não constróem. Mais que isto, tentar sempre ajudá-los a entender e, se não for possível, perdoar.

Infelizmente, todos nós temos visto, por diversas ocasiões, o dizque me diz predatório e desnecessário em eventos. É quase lugar comum, o que é lamentável, situações como esta. Precisamos, urgentemente, crescer! Devemos proporcionar aos que iniciam, um ambiente fraterno baseado na Arte Bonsai e, não o que se vê. Podemos adotar o lema:
¨AQUI FALAMOS DE BONSAI PARA AMIGOS DO BONSAI ¨
Se pretende falar de alguém, seja íntegro, fale com a pessoa e não dela! Assim teremos um ambiente a altura da ARTE BONSAI, conseguiremos a tranquilidade quanto ao assunto em dúvida. Isto será muito bom pois poderemos aprender a ouvir e, principalmente, percebermos que o nosso rancor pode ser maior que nossa queixa. Atenção!

Valorizar todo e qualquer Evento sobre Bonsai

Temos no Brasil, hoje em dia, um começo recente em encontros de bonsaístas: EVENTOS (6 ou 7 anos). Deveríamos, como regra, ajudar a propagar dentro das nossas possibilidades todo e qualquer evento que venha a acontecer onde quer que seja. Feito por quem quer que seja. Onde se apresentem este ou aquele bonsaísta. Será nosso esforço pessoal para o desenvolvimento da Arte Bonsai.
Propagar falando aos amigos; enviando e-mails ou no seu mailing; anotando em sua home page, comercial ou não. Quando falamos em valorizar queremos dizer apoiar, falar sobre o EVENTO como um acontecimento que vai, com certeza, trazer novos amigos interessados na Arte Bonsai. Se você realiza um EVENTO, divulgar todos os outros pois, sabe da dificuldade que é fazê-lo. Se você não realiza nenhum EVENTO, dentro do espírito de bonsaísta, divulgá-lo ao maior número de amigos. Evite ser egoísta quanto ao EVENTO realizado por qualquer outro bonsaísta, percebe-se o medo, que é oriundo da própria incompetência ou egocentrismo doente, em não falar deste ou daquele evento a não ser que se esteja participando. Tenho dito com certa constância que ¨ aquele que esconde o que sabe é incompetente no que faz ¨. É dando a ¨ cara ¨ para bater que saberemos se somos ou não capazes; muito mais para nós mesmos do que para os outros. Nada se consegue sem luta, mas lutar não significa pisar em alguém e sim fazer acontecer.

Ajudar as Associações existentes naquilo que for necessário para mantê-las vivas e atuantes, independente de ser um associado.

Devemos nos empenhar, sempre que possível ou necessário, em ajudar as Associações existente pois, são elas os pólos centralizadores dos bonsaístas nas diversas regiões do País. Associe-se! Quando tivermos uma quantidade interessante de Associações, fortes e bem estruturadas poderemos pensar grande... em uma FEDERAÇÃO.

Associações

Os méritos de uma Associação devem ser usados apenas como patrimônio, resultado de esforço e trabalho. Jamais usar qualquer resultado conseguido como, serem associados de alguma entidade Internacional; ter trazido este ou aquele mestre (Nos dois casos é só uma questão de pagamento!), para fazer comparações. Isto não se justifica! Usar com critério os valores agregados é sinal de competência administrativa. É claro que vamos falar destes acontecimentos, nem poderia ser diferente mas, com a alegria de ter conseguido um bom resultado para o trabalho realizado. Deixe que os feitos falem por si e tenha certeza, falarão.
Não devemos provocar o isolamento dos associados dentro da Associação mas ao contrário, mostrar a todos os sócios os caminhos a percorrer permitindo o desenvolvimento pessoal pelo favorecimento coletivo de uma Associação. Atitudes deste porte mostram a segurança dos dirigentes da Associação.

Valorizar ou no mínimo respeitar o trabalho de todo artista

O fato de não aprovarmos, dentro da nossa concepção pessoal, o trabalho de um bonsaísta não nos dá o direito de criticá-lo. Às vezes, e isto pode acontecer, não percebemos o nível mais avançado do outro por absoluta falta de compreensão e humildade. Faz alguns anos escrevi um conto ¨ O Primeiro Estilo ¨, onde procurei enfocar a crítica pela crítica como fato negativo além de destrutivo. Poderemos resvalar para o ridículo se não nos cuidarmos. Quando, entretanto, gostarmos de um trabalho cumprimentemos seu idealizador pois, nossas palavras podem ser, naquele momento, tudo o que êle precisa. Não se furte em proporcionar este momento!

Dar oportunidade a novos talentos

No maior EVENTO do Brasil, que acontece na Bonsai Center Romagnole, seria acertada a abertura de espaço para que novos bonsaístas pudessem mostrar seu trabalho. O fato de estar citando este EVENTO é que, neste instante, dentro do Brasil, é o único que comportaria esta atividade sem no entanto atrapalhar outras. Poderia ser um trabalho sob julgamento de bonsaístas escolhidos e que daria ao ganhador resposta ao seu trabalho além de inseri-lo no cenário da Arte Bonsai no Brasil. Esta seria uma maneira de descobrirmos e selecionarmos, entre tantos, novos talentos. É um incentivo que proporcionará a muitos bonsaístas motivo para crescer e se desenvolver. Seriam estabelecidas regras de conduta e de trabalho. As árvores poderiam ser todas da mesma espécie com características semelhantes com escolha por sorteio. Teríamos um máximo de participantes que seriam sorteados no dia do EVENTO entre os candidatos inscritos. Poder-se-ia nominar o prêmio e dar-se um diploma e troféu ao vencedor. Qualquer outro EVENTO pode adotar atitudes semelhantes.

Entender que o crescimento do outro pode ser a expectativa do nosso crescimento

Às vezes é difícil compreender que o sucesso de qualquer bonsaísta brasileiro, em qualquer dimensão, trará retorno para todos. São as seqüelas de um egocentrismo compulsivo. É sem dúvida um pensamento pequeno e sem sustentação de quem não parou para pensar. Se alguns de nós pudermos ou tivermos a oportunidade de aparecer no cenário mundial estaremos começando a mostrar que no Brasil se faz bonsai. Poderemos começar a despertar olhares para nosso País na possibilidade de mostrar trabalhos outros que não os que já estão sendo vistos lá fora. Temos que pensar que a renovação é necessária em qualquer lugar do mundo e mais, temos que acreditar e mostrar que temos condições de participar. E temos! Portanto é necessária uma comunhão entre todos para que possamos nos momentos necessários vestir a camisa uns dos outros. É um bonsaísta brasileiro mostrando a Arte Bonsai do BRASIL. É o bonsai brasileiro mostrando o seu valor.

Observações

Buscando trazer todos para um mesmo lugar: A ARTE BONSAI e, entendendo que se não comungarmos o mesmo pensamento nos dispersaremos, coloquei estas idéias para apreciação. Não tenho a verdade comigo como ninguém tem mas, estou tentando organizar para o bem comum alguns conceitos. Após alguns anos falando e pensando sobre uma “Postura Ética” resolvi compartilhá-la.


26.01.2004
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ao colega Ratto,


realmente é um prazer parabenizá-lo por alcançar um cargo de tão grande importância para o bonsai no Brasil. Tenho certeza que fará o melhor pela arte e por nossas associações regionais que alimentam essa arte e a fazem crescer. Com você na presidência a arte estará em boas mãos.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche


Editado pela última vez por darkaso em Seg Jun 19, 2006 9:19 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, parabéns! Só espero que você não deixe o convívio do nosso Fórum e mais, convide os associados para participarem de nossa comunidade.
Desejo que você realize o seu melhor dentro da Sociedade Brasileira de Bonsai
SUCESSO!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/11/05
Idade: 57
Mensagens: 278
Localização: Pirassununga SP

MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 11:24 pm    Assunto: . Responder com citação

Parabens Claudio, pelo exelente cargo, que v. possa levar a arte do bonsai por vários ponto do nosso Brasil, pois trabalho é que não lhe faltara e competencia v. tem de sobra.

Um Grande Abraço

Luiz Fernando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
leandro Spagiari
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/12/05
Mensagens: 394
Localização: Guaíba - RS

MensagemEnviada: Ter Jun 20, 2006 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ratto,

gostaria de parabenizá-lo pelo cargo assumido, você merece e tenha certeza que todos aqui torcem para que seja vitorioso nesta nova jornada, espero que ainda tenha tempo para postar no forum e continuar nos favorecendo com seu conhecimento que tem em muito ajudado a todos que estão iniciando na arte.

parabéns e abraços.
_________________
Leandro Spagiari Rosin

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jun 21, 2006 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio!


Parabéns!

Tuas obras como bonsaísta te recomendam e avalizam o cargo que vc assumiu!

Sucesso é o meu desejo!

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 21, 2006 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos,

Foi lendo os votos de sucessos de vocês que o meu coração se encheu de alegria e emoção.
Realmente é um momento para refletirmos e buscarmos a união. Coisa que tem de sobra neste espaço disponível pelo anfitrião Mário G. Leal, com o qual sempre tive muita estima.
Estava pensando responde-los mais para frente, para ser mais exato na semana que vem, pois estaria com uma redação mais completa. Nesta irei retratar uma realidade muito dura para todos nós amantes da Arte do Bonsai. Desculpe-me por escrever assim, mas não suporto ver o que muito de nós estamos passando. Foi com esse princípio e também enxergando mais adiante, que busquei fôlego para assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Bonsai. Cobranças já estão me sendo feitas isso é normal, mas nunca iria imaginar que forças escusas aos reais princípios da Arte estivessem tão entranhadas no nosso meio, no nosso cotidiano. Ingenuidade talvez, mas não pensem que estou pessimista, muito pelo contrário, tenho fé que irei fazer a minha parte e sendo assim deixar a minha contribuição.

Gostaria de agradecer em especial amiga Márcia por iniciar este tópico. Tenho certeza que muita coisa que acabamos de escrever estarão apenas iniciando um grande debate. Discussões essas com o intuito de crescimento e de muita confraternização, formando ainda mais os laços da amizade.

Abraços a todos,

Cláudio C. Ratto
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 21, 2006 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Querido amigo Ratto.

Missão difícil é dirigir qualquer coisa que tem ao seu redor uma coisa chamada GENTE.
Os ideais são variados.
As vaidades imensas.
A falta de colaboração... incomensurável.
Costumo dizer que CRITICAR É SUPER FÁCIL.... CRITIQUE.... MAS PROPONHA...
Aí a coisa fica difícil e você sabe que tenho bastante prática nesta coisa de dirigir.
Mas mesmo assim... desejo muito sucesso nesta nova empreitada e que a nova diretoria o acompanhe nas idéias, nos ideais e em tudo mais que necessitar.
Parabéns e beijos
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Ratto,

Administrar a fogueira das vaidades é tarefa árdua e constante, no entanto é fácil perceber que com certeza irá conseguir, pois quem tem retidão de postura e posicionamento integro, sempre com sua vontade ultrapassa esses interesses outros que em nada contribuem para essa família que chamamos Arte Bonsai.

Estarei me associando a SBBO, pois acho que é uma pequena contribuição ao seu trabalho e engradecimento de nosso BONSAI.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2006 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Ratto,

Confesso que ainda não tinha anteriormente este tópico e só agora é tomei conhecimento do mesmo. Mil perdões...

Recentemente, aqui mesmo no fórum, fiquei sabendo que a SBBo estava passando por alguns problemas e que estaria sendo encerrada. Fiquei muito triste pois, embora ainda não seja sócio dessa entidade, acompanho e admiro suas realizações através do seu site oficial. Hoje, tive uma grata surpresa, fiquei sabendo que você é o novo Presidente da Associação Brasisleira de Bonsai.

Fico muito feliz mesmo, amigo. Conheço teu trabalho e tenho absoluta certeza que a entidade está em boas mãos.

Te desejo muito sucesso!!!

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 03, 2006 3:23 am    Assunto: Responder com citação

Fala Turma...

Parabéns Grande Ratto!
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 10:07 am    Assunto: Responder com citação

[quote="Angela Fernandes"]Querido amigo Ratto.

Missão difícil é dirigir qualquer coisa que tem ao seu redor uma coisa chamada GENTE.
Os ideais são variados.
As vaidades imensas.
A falta de colaboração... incomensurável.
Costumo dizer que CRITICAR É SUPER FÁCIL.... CRITIQUE.... MAS PROPONHA...
Aí a coisa fica difícil e você sabe que tenho bastante prática nesta coisa de dirigir.
Mas mesmo assim... desejo muito sucesso nesta nova empreitada e que a nova diretoria o acompanhe nas idéias, nos ideais e em tudo mais que necessitar.
Parabéns e beijos
Angela Fernandes[/quote]

Oi Angela !

Muito obrigado pelos votos de sucesso !
Esperamos te ver na próxima assembléia, ok ?

Beijos,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Caro Bergson,

Agradeço de coração pelas palavras de apoio !
Em breve estaremos resolvendo a questão do cadastramento de novos sócios. Sendo assim, retornarei aqui para te informar, ok?

Grande abraço,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Sergivaldo,

Você não tem o que desculpar e agradeço também o seu apoio !
Adianto que estamos fazendo grande mudanças por aqui, para atender todas as Associações Brasileiras de Bonsai. Então conto desde já com a colaboração de todos, pois só assim poderemos caminhar juntos ao crescimento da Arte do Bonsai no Brasil.

Grande abraço,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 10:24 am    Assunto: Responder com citação

[quote="Felipe Frango Zappala"]Fala Turma...

Parabéns Grande Ratto![/quote]


Grande Felipe !

Obrigado amigo e um grande abraço para você, ok?
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOCIAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil