FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2005 12:32 am    Assunto: Adubo Responder com citação

Olá Amigos....

Queria saber, qual o adubo que voces usam, quimico ou organico?
Já ouvi pessoas falando mau tanto de um quanto do outro, por isso veio a duvida na minha cabeça.
Aqui eu sempre usei organico e num tenho nada pra reclamar dele nao, mas eu queria saber qual que cada um usa. Se for organico diga o nome do produto e se for quimico o fator e a quantidade.

Obrigado
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gabriel Vanzella



Registrado: 09/01/05
Mensagens: 30
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2005 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Baduuuu

Eu costumo usar adubo químico 10-10-10 sendo aplicado em 3 em 3 semanas e com uma diluição de aproximadamente a metade da indicada na embalagem. Também fazia uso do 4-14-8, mas atualmente utilizo-o somente para as outras plantas (não Bonsai) na concentração recomendada.
Em relação ao adubo orgânico, eu reservo as folhas velhas e o material que sobra da poda, bem como outros restos vegetais (casca de frutas e legumes) e misturando com um pouco de húmus de minhoca, deixo-os decompondo num ambiente bem úmido e sombreado que TODO o dia é revolvido para garantir plena oxigenação e esse composto, após longa decomposição, misturo junto ao substrato do vaso.

Espero ter ajudado
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2005 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Baduuuu, beleza?

Uso quase que exclusivamente torta de mamona e farinha de osso na proporção de 60% e 40% respectivamente... aqui nessa região, desde dezembro, suspendi o processo e recomeço em março.
Uso um adubo líquido (comercial) de vez em quando, alternando com o anteriormente citado.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2005 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui eu tambem uso torta de mamona e farinha da osso, na proporção 50% e 50%.
Mas minha principal duvida é porque eu tenho varias plantas frutiferas que, e elas dao frutos e flores só as vezes (elas dao frutos 1 ano e no outro nao), entao eu queria saber qual é o melhor adubo pra essa situação.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2005 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

OK, mas são árvores? Ou são mudas?

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2005 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Sao pré bonsai...
devem ter uns 3 a 6 anos eu achu...
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2005 12:07 am    Assunto: Responder com citação

Então, na minha opinião, continua com essa adubação e se precisar alterna com a líquida no inverno...
Tem boa incidência solar?
Não falta água no verão?

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2005 12:20 am    Assunto: Responder com citação

é....
elas recebem sol direto e nunca falta agua...
o problema é igual a minha pitanga que tem uns 2 anos que ela só floresce e nao da fruto, eu comecei a adubar corretamente com adubo organico, ainda está só com as flores.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Olá

Agradecendo a todos que responderam esse topico. Queria pedir que outras pessoas respondessem esse topico tambem (Mario, Cissa, Sergivaldo, André, etc) para esclarecer de vez essa duvida...

Obrigado
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 1:22 pm    Assunto: Adubo - Fertilizante Responder com citação

Baduuu, uso no momento um adubo que adquiri do Ratto. Já ouvi alguém dizendo que obteve ótimos resultados com o mesmo. Antes usava farinha de osso e torta de mamona 50% cada e fertilizante da Biofert, o foliar. Com este último fiz uma experiência usando, semanalmente, durante 6 meses. Achei muito bom!
Em breve terei melhores informações com o adubo que o Ratto forneceu.
Durante muito tempo usei esterco de gado a mistura do substrato na base de 20 a 30%.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2005 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Obrigado pelas respostas gente....

Pelo o que eu li aqui nas respostas, acho que vou continuar usando o organico pra maioria das minhas plantas e para as floriferas e frutiferas vou comprar o 4-14-8 que pelo que me indicaram é o melhor pra elas...

Obrigado
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá Baduuuu,

Sempre utilizava farinha de osso (50%) + torta de mamona (50%) nas minhas plantas maiores e pulverizações com adubo líquido, tipo Biofert plus, nas minhas mudas.

Recentemente adquiri um adubo orgânico de lenta decomposição produzido pelo Cláudio Ratto e, até agora, tenho gostado dos resultados obtidos.

O inconveniente da farinha de osso + torta de mamona é a sua forma porosa, odor e proliferação de moscas (algumas pessoas adicionam fungicidas ou inseticidas na mistura para combatê-las).

O adubo químico granulado, tipo NPK 10-10-10 ou NPK 04-14-08, nunca utilizei em meus bonsai.

Há colegas que produzem seus próprios adubos e utilizam com muito sucesso em suas plantas, tipo chorume, adubo líquido de esterco de gado, etc.

A conclusão que tirei disso tudo é que o importante não é a marca ou o tipo de fertilizante que utilizamos, mas os resultados adquiridos.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Baduuuu,

eu uso adubo orgânico (em palets feitos por Bonsai Mizuno) alternando com adubo foliar (Biofert) diluido na metade da dose recomendada a cada 30 dias. Ou seja, um mes organico no outro foliar e assim sucessivamente.
E em plantas de flor adiciono um pouco mais de farinha de osso para estimular a floração.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Obrigado gente....

As respostas ajudaram bastante...

Agora está totalmente exclarecido as minhas duvidas...
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
ppereira



Registrado: 08/01/05
Mensagens: 11
Localização: Porto - Portugal

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 4:07 pm    Assunto: Em Portugal... Responder com citação

Oi Badu

Bom, eu uso tanto um como o outro mas, adubo químico uso umas 80% das vezes e as outras 20% uso organico.

Quimico - Para recuperar árvores com problemas (stress, doenças, etc) ou em treino intensivo.
Aqui uso equilibrados... geralmente 10-10-10 ou 10-10-8
Organico - Para manter árvores com menos treino de boa saúde. Geralmente os bonsai que chegaram ao ponto de terem pouco que fazer, em fase de manutenção apenas Wink
Aqui uso adubos de acordo com as exigencias dos bonsai.

Ia esquecendo... se faço transplante para mistura nova é raríssimo adubar no primeiro ano. Uma vez que todas as minhas misturas~contêm nutrientes para manter a árvore.
_________________
Pedro Amorim Pereira - Porto - Portugal
as1575034@sapo.pt
http://www.bonsai-pt.com
http://www.geocities.com/pedropereira.geo
http://br.groups.yahoo.com/group/bonsai-pt/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil