FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desenhos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> DESENHISTAS DE PLANTÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2006 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Há, que nada, vá. Aqui o que importa não é a qualidade do desenho mas da árvore imaginada. Aliais vi em seu site os belos desenhos do Rubén Roig. Muito bons...
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2006 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Duprat,

A qualidade dos seus desenhos estão deixando inibidos os outros desenhistas. Dá-nos uma palhinha da sua técnica, você é artista, deve haver uns princípios ou regras para se começar.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2006 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:
Há, que nada, vá. Aqui o que importa não é a qualidade do desenho mas da árvore imaginada. Aliais vi em seu site os belos desenhos do Rubén Roig. Muito bons...


Duprat,

Eu também sou fã dos desenhos de bonsai e o Rubén Roig tem uns trabalhos maravilhosos.

E, fazendo coro ao que o Cláudio falou, poderia nos dizer qual a técnica que você utiliza nos seus desenhos??? É que, de repente, quem sabe, né? Laughing Laughing Laughing , poderíamos começar a exercitar um pouco pra ver no que vai dar... Embarassed Embarassed Laughing Laughing Laughing

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 2:09 am    Assunto: Responder com citação

Claudio e Sergivaldo,
Desculpe a demora em responder.Só agora vi estas perguntas. Parece que este tópico não está a ser notificado na minha caixa de mail como os outros.

Bém desenho mesmo é dificil de esplicar assim. Direçao compositiva proporção força de campo, peso tonal e dinâmica cromatica...querendo realmente estudar o assunto aconselho meu site no menu analises. Não está completo mas aconselho a analise de forma e conteudo da gravura de Rembrandt e a parte sobre cor. É uma introdução ao pensamento visual.
Nos desenhos de bonsai sigo os mesmos principios. Atualmente estou meio sumido pois estou estudando os estilos. Recebi uma encomenda, nao sei se posso dizer de quem. A diferença que está a me interessar é o vazio, o peso e as direções do tronco em relação a ele. Estou apanhando paca mas recebendo uma ajuda preciosa. Por outro lado estou aprendendo muita coisa. Sergivaldo, olhei meu phitecolobium e já vi o ele estava a pedir. Tava na minha cara e não via. Dentro em breve posto as fotos com a poda e novo direcionamento seguindo um projeto de cascata.

Quanto a técnica uso fotoshop e mesa digitalizadora. O Fotoshop 7.0 e o 8.0 oferecem um recurso bem pratico para a criação de pontas. O que no caso das copas é utilizado largamente. Voce desenha um só ramo ou folha quando risca ele sai repetindo em direções e proporções diferentes. Dos programas acho que é o que dá o efeito mais natual.
Estas árores são o quinto e oitavo desenhos que fiz com ele. Estou achando fantastico sobretudo para o estudo do bonsai. Sempre fui um pintor purista mas... pelo menos em relação ao desenho acho que dá conta do recado de maneira mas rápida e dinâmica.

Por fim desenho não tem mágica, é igual a bonsai, tem que fazer, fazer, pensar estudar, fazer e fazer. Igual ao bonsai a gente sofre apanha mas sai mais elevado com algo que nunca mais perdemos.
grande abraço.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

"Bém desenho mesmo é dificil de esplicar assim. Direçao compositiva proporção força de campo, peso tonal e dinâmica cromatica...querendo realmente estudar o assunto aconselho meu site no menu analises. Não está completo mas aconselho a analise de forma e conteudo da gravura de Rembrandt e a parte sobre cor. É uma introdução ao pensamento visual. "

Duprat,

Seu site é muito bonito mesmo!!! mas, concordo contigo: desenho não é nada fácil, principalmente se for explicado via fórum.

"Sergivaldo, olhei meu phitecolobium e já vi o ele estava a pedir. Tava na minha cara e não via. Dentro em breve posto as fotos com a poda e novo direcionamento seguindo um projeto de cascata."

Beleza!!!, vou ficar aguardando, super curioso para ver no que vai dar.

"Quanto a técnica uso fotoshop e mesa digitalizadora. O Fotoshop 7.0 e o 8.0 oferecem um recurso bem pratico para a criação de pontas. O que no caso das copas é utilizado largamente. Voce desenha um só ramo ou folha quando risca ele sai repetindo em direções e proporções diferentes. Dos programas acho que é o que dá o efeito mais natual. "


Duprat, eu já me arrisco a fazer alguma coisa no Photoshop, utilizo poucas ferramentas pois não fiz nenhum curso e tento aprender como autodidata e através de dicas dos amigos. Nesse caso específico, qual a ferramenta que permite fazer esses riscos?? Até então tenho utilizado a ferramenta "carimbo" para desenhar galhos/troncos e "laço mágico" para selecionar partes que serão cortadas, depois coladas repetidas vezes, para formar a copa, por exemplo.

"Estas árores são o quinto e oitavo desenhos que fiz com ele. Estou achando fantastico sobretudo para o estudo do bonsai. Sempre fui um pintor purista mas... pelo menos em relação ao desenho acho que dá conta do recado de maneira mas rápida e dinâmica."

Meu amigo, pelo que já pude ver, bota fantástico nisso!!! É muito gostoso vermos o pensamento do artistas. Isto mesmo: através dos desenhos podemos ver as idéias e, em bonsai, isto ajuda bastante.

"Por fim desenho não tem mágica, é igual a bonsai, tem que fazer, fazer, pensar estudar, fazer e fazer. Igual ao bonsai a gente sofre apanha mas sai mais elevado com algo que nunca mais perdemos."

Isto é verdade, se bem que sabemos que há pessoas que tem um dom todo especial e o que é difícil para a maioria de nós para elas é fácil, fácil... Laughing Laughing

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo se você tem o photoshop 7 ou 8 clique no pincel e depois no canto superior direito numa caixa quadrada ao lado de outra que tem uma pasta e uma lupa.
Vai abrir a caixa de pontas de pincel. Procure uma ponta que tem folhas de acer ou uma que parece uma grama. É um bom exemplo. Escolha uma cor e outra de fundo e saia riscando. Depois volte na caixa e altere as configurações contidas nas linhas e risque para ver as alterações e conduzi-las para o que você quer. Quando gostar salve clicando em um botão pequenininho na parte debaixo da caixa de opções de ponta que esta ao lado de uma lixeira. Você vai ver que em verdade nem é preciso a mesa digitalizadora. Com o mouse mesmo da para trabalhar direito.
Qualquer dúvida estamos ai.
obs: coloquei o projeto do phitecolobium no mesmo topico antigo. "phitecolobium faltando um pouco de tudo"
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wander Rodrigues Oliveira



Registrado: 31/08/07
Mensagens: 7
Localização: Mairinque - SP

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Sou novo no Fórum e ao passear por ele encontrei seus desenhos.
Você é um grande artista!
Parabéns.
Wander
_________________
Wander Rodrigues Oliveira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> DESENHISTAS DE PLANTÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil