FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Criação de estilo raiz na rocha.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Dez 13, 2006 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Smoke,

A pitangueira é uma espécie que ainda não testei neste estilo, deve dar??? Acho que o fator limitante é a sensibilidade das plantas quando recebem a lavangem das raízes, algumas morrem, outras sentem bastante... Algumas sentem muito quando fazemos uma operação demorada, tipo ter que ficar por longo período direcionando as raízes. Outro problema é que algumas raízes não aderem às rochas de forma adequada, elas pegam o formato mas passam a impresão de que estão soltas, posso citar as serissas como exemplo... Os ficus neste quesito é campeão, ele abraça e quase se funde na rocha, tornando o resultado final maravilhoso...

Em relação ao trabalho com pedras, tentei usar martelo, formões e chave de fenda, o trabalho até saiu mas a pedra rachou ao meio, nada que um super bonder não possa corrigir. A mini-retífica é o sonho dourado para este tipo de trabalho mas por enquanto ainda não é minha realidade...

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Qua Dez 13, 2006 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

a pitanga deve dar sim eu não lavo não as raízes eu só tiro o torrão de terra aí ela não sente muito as vezes as pedras racha quando aqui racha eu uso cimento pra colar a pedra
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

Uma dica para as pedras são o esqueleto de coral (os aquaristas chamam de "rocha viva"), pois sempre possuem grande rugosidade e a rocha vulcânica, mas essa eu naõ se onde arrumar, a primeira em qualquer loja de aquarismo tem. Aqui em São Carlos, os corais custam aproximadamente R$7,00 o Kg. ainda não tenho nenhuma planta pronta para postar, mas costumo usar auqeles filmes de PVC, que é susado para embalar comida, para fixar as raizes na rocha, por ser largo reduz o tempo de manuseio com a planta.

Darkaso,
vi vc. falando que usou micropore... tenho dois mames que estou estilizando, nos quais usei durex para fixar as raizes, em setembro retiro "as amarras" e digo qual foi o resultado.
Outra coisa que tenho feito é envolver as raizes com esfagno embebido em enraizador e aí fixo todo o conjunto com a fita ou o filme...
segue aí a dica.

um grande abraço a todos
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 10:33 am    Assunto: Responder com citação

rochas mortas em aquarismo sou contra isso porque destrói o meio ambiente e se quanto mais comprar mais destrói o meio ambiente e os recifes ficam destruidos particulamente não acho uma boa idéia.
Tenho 5 pedras de granito aqui peguei numa construção e espero colcoar meu pingo de ouro n pedra.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo,


já usei o durex, mas achei o melhor o micropore, pena que é muito mais caro. O durex ocm o tempo perde a cola, mas o micropore não.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Seg Jan 29, 2007 12:32 pm    Assunto: tecnica Responder com citação

AMIGOS, Temos a opcao mais barata e funcional , para a aderencia das raizes a pedra. Tiras de camara de ar! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Jan 29, 2007 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ebreo,


a câmara de ar fica difícil em certos locais. Aqui perto de casa mesmo eu não consigo fácil. Mesmo tendo um monte de borracharia aqui perto.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Seg Jan 29, 2007 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

eu já use a câmara de ar, em alguns casos ela rececou e partiu
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Jan 29, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo,


a câmara de ar deve ficar sempre coberta no substrato. Se ficar à mostra ela ressca por conta de estar exposta ao sol e água de regas.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 8:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O melhor mesmo é o barbante mostrado no primeiro trabalho do Claudio. Com o tempo, o barbante se decompoe naturalmente, não acarretando maiores prejuizos para o conjunto, vez que por essa época, as raízes terão adquirido firmeza e o barbante não mais é necessário para ajudar na fixação. Wink

Borracha, além de ressecar, se ficar muito apertada pode comprimir as raízes finas contra a pedra, asfixiando e matando. Se ficar frouxa, não surtirá o efeito desejado. Além desses inconvenientes, tem ainda o fato de que, com o sol e a rega constantes, irá ressecar e quebrar, ou então provocar algum outro dano para a composição. Very Happy

Um recurso que tenho usado, complementando a excelente explanação do Claudio, é o musgo esfagno, pré-umedecido em liquido hormonizante, aplicado sob e sobre as raizes, que além de proteger, propiciam melhor "pega" da planta, auxiliando em sua rápida recuperação. O musgo é encontrado a venda em locais que fornecem material para floriculturas ou para pessoas que trabalham com cestas e arranjos. Geralmente vem acondicionado em sacos grandes, com preços variando entre 15 a 25 reais. Very Happy

Claudio, em relação a pitangueira, há tres anos "plantei" uma diretamente sobre a rocha, e está indo muito bem. Tenho ainda tres jabuticabeiras, formando um bosque shohin, sogre uma pedra de rio. Portanto, para os que quiserem tentar com essas nativas, podem ir em frente que dá certo. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Na falta de "Keto", o ideal para fixação das raizes seria a simples ráfia...é utilizada por vezes na modelação das raizes por ser biodegradável, mas resistente o quanto baste.
Na parte superior, enquanto não estabiliza, poderia ser utilizado um arame fino.

Boa sorte

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nicky,



boa lembrança. Já usei o barbante também e gostei muito. Ajuda até na preservação da umidade das raízes já que ele permite a água passar mais fácil até elas.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos,

Faço coro com o barbante, facilita até o manuseio, pois a consistência é suave e evita danos até quando temos que dar bons apertos para o agarre. Tenho usado até para amarrar raízes e passá-las por furos que algumas rochas possuem. Quando tenho asfágno em mãos também gosto de utilizá-lo, principalmente com caliandras que parecem sentir um pouco este tipo de manuseio.

Em relação às jabuticabeiras e pitangueiras, irei fazer alguns testes para ver como ficam, pode ser mais outras opções para este estilo.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Eu já utilizei Durex e não gostei pq ele resseca muito rápido e arrebenta antes das raízes se fixarem na pedra, e o ultimo que fiz foi com tiras de borracha de câmara de ar, exelente resultado, mas antes de envolver as raizes com a borraacha eu as envolvi com musgo esfagmo, já tenho dois exemplares execultados assim, um Ficus e um pingo de ouro, assim que conseguir uma máquina digital emprestada posto uma foto aqui para vcs.

Quanto ao barbante tenho minhas duvidas sobre o tempo de duração dele, pois o meu Ficus demorou praticamente um ano para que os resultados de "agarramento à rocha" fossem satisfatórios.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Fev 10, 2007 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei,


basta aumentar a quantidade de barbante a enrolar. Com certeza dará resultado e não atrapalha em nada a planta, até ajuda, pois o barbante deixa passar água e adubo muito bem, assim como o micropore.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil