Mário A G Leal PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Jul 16, 2006 12:19 am Assunto: Cerejeira do Rio Grande |
|
|
Nome Científico: Eugenia Involucrata
Nome Popular: Cerejeira do Mato / Rio Grande
Família: Myrtaceae
Características: árvores de até 15 metros, tronco ereto, cinza-esverdeado, meio cilíndrico (de até 40cm de diâmetro) e de casca lisa e descamante. Tem copa arredondada com flores solitárias e esbranquiçadas. Já os frutos são vermelhos-brilhantes, tipo drupa, medindo cerca de 2cm, polpa carnosa, doce, comestível e envolvendo até 3 sementes. A madeira é pesada, compacta, muito resistente e de boa durabilidade.
Onde Ocorre: Rio Grande do Sul / MG e em Florestas Estacionais Semideciduais de Altitude e Cerrado.
Solo: gosta de clima quente e úmido, sendo encontrada principalmente em matas e áreas raramente sujeitas a inundações.
Informações Ambientais: espécie que perde suas folhas em determinado período do ano, adaptada a ambientes expostos a luz direta.
Floração e Frutificação: flores e novas folhas aparecem de setembro a novembro, enquanto os frutos, entre outubro e dezembro. O ideal é colher os frutos quando começarem a cair.
Época para Colheita de Sementes: suas sementes são produzidas em grande quantidade, e devem ser colhidas a partir fevereiro.
Produção de Mudas: despolpe as sementes e plante-as diretamente em recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso. Mantenha em local sombreado e regue 2x ao dia. Em 40 dias estão brotando. O desenvolvimento da planta é lento. Frutifica somente após 7 ou 8 anos.
_________________
Fabiano R. Brino
Ribeirão Preto - SP _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|