Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Fev 04, 2005 9:38 pm Assunto: Jaboticaba por sementes |
|
|
Gente, ontem surgio por aqui um assunto de cultivo de jaboticaba por sementes...
Hoje fazendo pesquisa, lembrei de um Site de um professor que é membro aqui desse fórum e achei muito interessante o relato dele sobre o assunto.
Tem até foto da planta. Vale dar uma olhada. Tem também muitas outras dicas úteis.
Entrem em:
http://www.bonsaimorrinhos.com/
Está em Dicas - O meu pé de Jaboticaba.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 04, 2005 11:22 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Já tinha visto esta matéria sobre jaboticaba, a planta é algo espetacular.
Cultivar por sementes é minha escolha principal, ver todos os passos da planta é algo fantastíco. O tempo é nosso maior aliado, indeferente a nossa vontade irá andar. Tenho semeado muitas jaboticabas, são cinco lotes estão com 03 anos (estão plantadas no chão), 02 e 01 ano (em vasos para engorda, o objetivo são plantas de pequeno porte), 06 meses (em sacos de mudas) e plantadas há 15 dias.
Minha luta para o futuro é as ver produzir, muito adubo e hormônio..quem sabe consigo.
[]s
bergson |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Fev 04, 2005 11:32 pm Assunto: |
|
|
Bacana Bergson.
Levando em conta o tempo que a árvore demora a produzir quando originada á partir de semente, é uma bela iniciativa.
Faz pouco tempo coletei umas 30 mudinhas de 5 cm, de um sítio... sementes que haviam caído da áervore e germinaram naturalmente.
Hoje, só me resta uma! Acho que a viagem de 200 Km no sol quente não fez bem para elas. hehehe.
Tentei de tudo, mas não teve saída.
E sobre as folhas com pontas secas?
O que você acha? Pois aquele exemplar comprei ontem e ele veio em uma lata de tinta grande, com aquele barro assassino... não posso mexer nas raízes agora, então... bem fiz a poda, conforme o Mário e o Mago indicaram, agora vamos ver se produz o resultado esperado. Tomara, pois começei a me interessar por essa espécie agora.
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
whiteknight
|
Enviada: Sex Fev 04, 2005 11:50 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Muito legal esse site!
Adoro jabuticabas...hehehehe. Aqui perto de casa tem uma "muda" (tem mais de 1 metro..qual q definição exata de muda?) de uma híbrida que produz o ano todo...vendem por 40 reais
Vcs geralmente falam que é barato...será que é o tipo de jabuticaba com que ela foi cruzada?? Por que será que é tão cara? E qual a diferença entre o fruto delas?
[ ]'s _________________ ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 04, 2005 11:58 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Há tempos que comprei uma jaboticabeira híbrida grande (2 metros) em uma caixa de madeira, foi direto para o chão, está servindo para coletar sementes e quando não estiver produzindo vou fazer algumas alporquias, para acelerar o processo de produção de frutos.
As pontas das folhas secas continua um mistério, já verifiquei a insolação, adubação, aguação, e nem sombra de resposta. Pois aqui ocorre em algumas plantas pertencentes ao mesmo lote.
Agora em relação as plantas de semente, o que sonho é daqui a quinze ou vinte anos, falar a pleno pulmão, a cultivei desde a mais tenra idade, e hoje me agradeçe produzindo belos frutos.
Como tenho um sítio com uma boa área procuro semear muitas plantas o que aumenta a possibilidade de obter material de qualidade.
Caso queira algumas mudas de jaboticaba, envio pelo correio.
[]s
bergson |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 05, 2005 12:10 am Assunto: |
|
|
White,
Muda é a planta que geralmente tem pouca idade e/ou está ainda em estado bruto, ou seja, não sofreu interferência.
Bergson, muito obrigado.
Agora você abriu uma polêmica...
Alporquia em jaboticaba? Já vi muita discussão por esse motivo.
80% dos cultivadores alegam que é impossível. Outros alegam que, como a Pitanga, é difícil e demorado, mas não impossível.
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 05, 2005 7:43 am Assunto: |
|
|
Felipe,
Impossível e difícil são termos que não fazem usualmente parte de meu vocabulário. A alporquia está feita, vamos aguardar os resultados, e aí posso definir uma opinião.
Fiz uma alporquia em uma árvore nativa - Barba Timão e o resultado só se apresentou entre 05 e 06 meses, sem uso de hormônio (tempo nós temos). Na jabuticaba tenho o cuidado de manter a umidade e usei hormônio, vamos esperar e ver no que resulta.
Não costumo desistir em frente a qualquer empecilho, trabalho duro e capacidade criativa devem ser utilizados em sua exaustão.
Felizmente consegui domar o imediatismo que temos para ver nossas "obras" prontas.
Devo ficar alguns dias durante o carnaval longe do fórum, estarei viajando. Minhas plantas não correm riscos, ficam no sítio e são bem cuidadas. Algum dia com certeza terei alguma que chamarei de bonsai, por enquanto seria pretensão de minha parte.
Uma boa festa a todos.
[]s
bergson |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 05, 2005 9:19 am Assunto: |
|
|
Olá Bergson,
Eu diria que você está muito certo.
Vamos aguardar e ver o que se passa.
Lembro de um amigo nosso que relatou certa vez que possuia alguns alporques sem resultados em jaboticabeiras e isso já havia 3 anos... por outro lado, também já ouvi relatos de alporquias realizadas nessa espécie em 8 meses...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|