FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticaba por sementes
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 9:38 pm    Assunto: Jaboticaba por sementes Responder com citação

Gente, ontem surgio por aqui um assunto de cultivo de jaboticaba por sementes...
Hoje fazendo pesquisa, lembrei de um Site de um professor que é membro aqui desse fórum e achei muito interessante o relato dele sobre o assunto.
Tem até foto da planta. Vale dar uma olhada. Tem também muitas outras dicas úteis.

Entrem em:

http://www.bonsaimorrinhos.com/

Está em Dicas - O meu pé de Jaboticaba.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Já tinha visto esta matéria sobre jaboticaba, a planta é algo espetacular.
Cultivar por sementes é minha escolha principal, ver todos os passos da planta é algo fantastíco. O tempo é nosso maior aliado, indeferente a nossa vontade irá andar. Tenho semeado muitas jaboticabas, são cinco lotes estão com 03 anos (estão plantadas no chão), 02 e 01 ano (em vasos para engorda, o objetivo são plantas de pequeno porte), 06 meses (em sacos de mudas) e plantadas há 15 dias.
Minha luta para o futuro é as ver produzir, muito adubo e hormônio..quem sabe consigo.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Bacana Bergson.

Levando em conta o tempo que a árvore demora a produzir quando originada á partir de semente, é uma bela iniciativa.

Faz pouco tempo coletei umas 30 mudinhas de 5 cm, de um sítio... sementes que haviam caído da áervore e germinaram naturalmente.
Hoje, só me resta uma! Acho que a viagem de 200 Km no sol quente não fez bem para elas. hehehe.
Tentei de tudo, mas não teve saída.

E sobre as folhas com pontas secas?
O que você acha? Pois aquele exemplar comprei ontem e ele veio em uma lata de tinta grande, com aquele barro assassino... não posso mexer nas raízes agora, então... bem fiz a poda, conforme o Mário e o Mago indicaram, agora vamos ver se produz o resultado esperado. Tomara, pois começei a me interessar por essa espécie agora.

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
whiteknight



Registrado: 01/02/05
Mensagens: 32
Localização: Brasília- DF

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,
Muito legal esse site!
Adoro jabuticabas...hehehehe. Aqui perto de casa tem uma "muda" (tem mais de 1 metro..qual q definição exata de muda?) de uma híbrida que produz o ano todo...vendem por 40 reais Shocked
Vcs geralmente falam que é barato...será que é o tipo de jabuticaba com que ela foi cruzada?? Por que será que é tão cara? E qual a diferença entre o fruto delas?

[ ]'s
_________________
ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Há tempos que comprei uma jaboticabeira híbrida grande (2 metros) em uma caixa de madeira, foi direto para o chão, está servindo para coletar sementes e quando não estiver produzindo vou fazer algumas alporquias, para acelerar o processo de produção de frutos.
As pontas das folhas secas continua um mistério, já verifiquei a insolação, adubação, aguação, e nem sombra de resposta. Pois aqui ocorre em algumas plantas pertencentes ao mesmo lote.
Agora em relação as plantas de semente, o que sonho é daqui a quinze ou vinte anos, falar a pleno pulmão, a cultivei desde a mais tenra idade, e hoje me agradeçe produzindo belos frutos.
Como tenho um sítio com uma boa área procuro semear muitas plantas o que aumenta a possibilidade de obter material de qualidade.
Caso queira algumas mudas de jaboticaba, envio pelo correio.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 12:10 am    Assunto: Responder com citação

White,

Muda é a planta que geralmente tem pouca idade e/ou está ainda em estado bruto, ou seja, não sofreu interferência.

Bergson, muito obrigado.

Agora você abriu uma polêmica...
Alporquia em jaboticaba? Já vi muita discussão por esse motivo.
80% dos cultivadores alegam que é impossível. Outros alegam que, como a Pitanga, é difícil e demorado, mas não impossível.


Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 7:43 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Impossível e difícil são termos que não fazem usualmente parte de meu vocabulário. A alporquia está feita, vamos aguardar os resultados, e aí posso definir uma opinião.
Fiz uma alporquia em uma árvore nativa - Barba Timão e o resultado só se apresentou entre 05 e 06 meses, sem uso de hormônio (tempo nós temos). Na jabuticaba tenho o cuidado de manter a umidade e usei hormônio, vamos esperar e ver no que resulta.
Não costumo desistir em frente a qualquer empecilho, trabalho duro e capacidade criativa devem ser utilizados em sua exaustão.
Felizmente consegui domar o imediatismo que temos para ver nossas "obras" prontas.

Devo ficar alguns dias durante o carnaval longe do fórum, estarei viajando. Minhas plantas não correm riscos, ficam no sítio e são bem cuidadas. Algum dia com certeza terei alguma que chamarei de bonsai, por enquanto seria pretensão de minha parte.

Uma boa festa a todos.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Olá Bergson,

Eu diria que você está muito certo.
Vamos aguardar e ver o que se passa.
Lembro de um amigo nosso que relatou certa vez que possuia alguns alporques sem resultados em jaboticabeiras e isso já havia 3 anos... por outro lado, também já ouvi relatos de alporquias realizadas nessa espécie em 8 meses...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil