FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Metasequoia
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Freitas



Registrado: 15/07/04
Mensagens: 38
Localização: Ponta Grossa, PR

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 11:10 am    Assunto: Metasequoia Responder com citação

Já ouvi várias respostas sobre esta pergunta e até agora não sei o certo, uns dizem que sim e outros não.
Metasequoia e pinheiro do brejo(taxodium) são a mema planta Question
_________________
Abraços Denis!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Ihh Dennis,

Também vou aguardar uma luz.

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

segue algumas fotos, as folhas se aparentam bastante...


metasequia



taxodium



taxodium

agora parece ter algumas diferenças tbm, agora tbm temos que olhar que existem varios taxodium, como: Taxodium distichum, Taxodium Mucrunatum

alguns taxodiuns são conhecidos como ciprestes
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Mizuno



Registrado: 22/11/04
Mensagens: 69
Localização: Santo André-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Denis
Se os livros de classificação botânica trazem como espécies diferentes, acho que não tem dúvida, certo?
_________________
[]s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Denis Freitas



Registrado: 15/07/04
Mensagens: 38
Localização: Ponta Grossa, PR

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Andei pesquisando e notei que as folhas do pinheiro do brejo, são bem mais parecidas com o tal do baldcypress(taxodium distichum), do a metasequoia, sera esse e o nosso amigo P.B.
_________________
Abraços Denis!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 9:46 am    Assunto: Responder com citação

se vcs quizerem pode mandar um ramo de cada exemplar que eu levo no herbário da ESALQ para ser identificado. mandem email pra mim que posso ajudálos
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 8:56 am    Assunto: Re: Metasequoia Responder com citação

Denis, quanto tempo meu amigo. Bom vê-lo de volta. Parece que a questão está sendo resolvida. O Doolombo, tem uma solução bastante definitiva, enviar para a ESALQ para identificação. Aproveite a oportunidade!

Denis Freitas escreveu:
Já ouvi várias respostas sobre esta pergunta e até agora não sei o certo, uns dizem que sim e outros não.
Metasequoia e pinheiro do brejo(taxodium) são a mema planta Question

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/05
Idade: 60
Mensagens: 227
Localização: Piracicaba-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 9:27 pm    Assunto: Diferença entre Metasequoia e Taxodium Responder com citação

Caros colegas,

Não sei se ainda interessa a questão, mas basicamente a metasequoia tem folhas de cerca de 2 cm de comprimento, e os Taxodium tem cerca de 1 cm.
O Taxodium distichum tem folhas iguais ao do T. mucronatum, mas o T. distichum perde estas no inverno, e o T. mucronatum raramente o faz.
Quando plantado no chão as pontas dos ramos do T. mucronatum são pendentes, e do T. distichum não. Mas há uma variedade de T. distichum pendens muito rara que pode confundir.
Os frutos do T. distichum tem de 3 a 5 cm(sementes de 1 cm), e do T. mucronatum até 1,5 cm (sementes 0,5 cm). As Metasequoias tem frutos com menos de 1 cm, e sementes de 0,3 em forma de chapa.

Tenho sementes das 3.

Um grande abraço a todos

Chaddad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 2:00 pm    Assunto: taxodium Responder com citação

Amigos, E uma honra postar apos o Sr. Chaddad! Eu sou fa do Taxodium,Por causa da sua rusticidade e adaptaçao a climas quentes! Aqui no Rio Temos um imenso no Jardim Botanico , a beira do lago , proximo ao Cactario! Tenho Sequoias e Meta -Sequoias, porem o Taxodium ganha deles por apresentar uma saude exemplar . Se nao me engano , sao da mesma familia: Taxodeos! E conhecido nos Eua. , como Bald Cipress. Att. Luciano.
Voltar ao topo
macjames



Registrado: 05/03/07
Mensagens: 65
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

So tentando complementar:
Taxodium distichum = Pinheiro do brejo (swamp cypress) = Pinheiro calvo (bald cypress). Correto?

Meu pai tem vários formando uma cerca viva. Aqui no sul eles entram em dormência e tem uma capacidade de brotação absurda, pois um deles quebrou e rebrotou rapidamente.. Como não tive autorização para alporquia ( hehehe), comprei uma muda, fiz uma poda radical e a danada já tá cheia de gemas no tronco. Show...
PS: Tb fiz mudas de estaca de sequoia num curso ha 2 meses com o Tramujas e realmente são plantas diferentes.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6197
_________________
"Algum dia eu chego lá"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 3:53 pm    Assunto: cerca viva Responder com citação

Macjames, Cerca viva!!! Fotografa para vermos!!! O mais lindo dele e o estagio de cores, na Primavera-Verao aquele verde lindo, entrando em dormencia , amarelo ferrugem , vermelho e finalmente a fase invernal que o deixa totalmente sem folhas!!! Show de planta! Pega por estaquia, sementes, alporquia e raizes! Att. Luciano.
Voltar ao topo
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Mensagens: 245
Localização: Santo Andre, SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Facil identificar.
Pegue uma folha-composta de cada especie e observe: Taxodium distichum (Cipreste-calvo) tem as folhinhas alternadas no raminho, enquanto Metasequoia glyptostroboides ("Dawn Redwood") tem as folhinhas opostas no raminho. Pronto!
_________________
Go Green Growing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/05
Idade: 60
Mensagens: 227
Localização: Piracicaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 6:14 pm    Assunto: Bald cypress Responder com citação

Caro Ebreo,

Aqui na ESALQ temos o bald cypress e o swampy cypress,

O primeiro mais alto e mais difundido, parece crescer em brejos de clima mais quente, com proximidades do mar. O segundo, ocorre no interior, em solos ácidos, crescendo menorem altura, aqui ele tem cerca de 70 anos, uma base em forma se sapata com cerca de 1,5 m de diâmetro, e apenas 6 metros de altura, possuindo os ramos de crescimento mais vertical, ficando a planta nova parecendo um cipreste de verdade.

Vou tirar uma fotos pra que todos possam ver a diferença. E coletarei sementes, pois estão maduras na árvora.

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 8:09 pm    Assunto: esclarecimento Responder com citação

Sr, Chaddad, Agora compreendo porque quando navegando por sites de bonsai do Sul dos EUA. , eu via a coleta de plantas na natureza deles e alguns eram denominados : Bald. E outros : Swanpy!!! Me esclareceu uma duvida de anos. Eu achava que era um erro regional! Porem os Swanpy, vem de pantanos mesmo! Agora compreendo. Att. Luciano.
Voltar ao topo
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Taxodium distichum e Metasequoya glyptostroboides absolutamente não são a mesma espécie. As diferenças, ao compará-los, são tão claras quanto diferenciar um Beagle e um Basset, ou, mais apropriado ao universo bonsai, um Acer palmatum e um Acer buergerianum. Geograficamente também são muito diferentes: O Taxodium distichum é nativo da bacia do Mississipi, no sudeste dos EUA, ocorrendo nas terras baixas alagadas ou alagáveis, não chegando a subir os Apalaches; já a Metasequoya é nativa das províncias chinesas de Szechwan e Hunan, onde forma florestas em solo úmidos das médias altitudes (é muito conhecida no registro fóssil em várias partes do mundo, como o achado noticiado, por acaso, ontem na Hungria, mas os exemplares modernos, descobertos pela ciência em 1941 na aldeia chinesa de Mo-tao-chi, se restringem à China, nas partes já mencionadas). O Taxodium mucronatum é nativo do México.
Um abraço!
Ivo
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil