|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qui Abr 14, 2005 9:20 pm Assunto: caliandra: como duplicar os galhos? |
|
|
Amigos,
Tenho uma caliandra de uns 8 anos, fiz uma poda drástica no tronco principal há uns três anos, sua brotação foi bastante intensa, porém à partir dos terceiros cortes dos galhos os brotos não bifurcam mais, nasce somente um broto. Já tentei cortes próximos aos nós, nos entre-nós e nada de bifurcar.
Alguém pode me dar a dica de como fazer para aumentar a quantidade de brotos nos locais da poda?
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:08 am Assunto: Re: caliandra: como duplicar os galhos? |
|
|
Oi Jackson,
A Calliandra não tem como característica a bifurcação dos galhos, a partir do local da poda (por ex. como um acer)
Entretanto, após as podas, a calliandra costuma brotar com intensidade não apenas no local podado, mas também mais próximo ao tronco e inclusive no próprio tronco. A partir dessas novas brotações é possivel aperfeiçoar a definição da planta, aumentar a massa verde e corrigir eventuais ausencias de galhos em locais onde eles seriam importantes.
Assim, desconheço alguma dica para aumentar a brotação no local específico da poda, porém, na minha opinião, isso não impede o desenvolvimento global da estrutura da calliandra.
Talvez seja o caso de repensar como anda o substrato e a adubação pois, uma das características interessantes da calliandra é a brotação intensa por toda sua estrutura, após as podas.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Abr 15, 2005 7:27 pm Assunto: |
|
|
Charles,
Obrigado pelas informações, realmente as brotações estão muito fartas e por toda a extensão dos galhos, Quanto ao substrato utilizo pedrisco, areia grossa de rio e carvão, tudo em 1/3. ela está no escorredor e bacia há três anos. Adubo mensalmente, água e sol à vontade. Parece estar tudo em ordem., é que realmente gostaria de torná-la mais "cheia", mas pela sua explicação vou me contentar com ela mais magrinha, defini como estilo o hokidashi, muito previsível mas é o que consegui. Qualquer dia postarei.
[]ão
jackson _________________ Jackson
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 8:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Jackson....
Voce não precisa se conformar com ela "magrinha"...
Logo ela vai estar com uma bela massa verde. Mesmo não duplicando nos locais podados (ou duplicando muito raramente), novas brotações surgem em toda a planta e, com o passar do tempo, ela fica bem cheia.
Seu substrato e adubações me parecem super adequados, portanto, é mesmo questão de tempo.... aquele tempero necessário a todo bonsai!...
Hokidashi pode parecer meio óbvio, mas acho que é um estilo que a calliandra "pede". Fica muito bom nela!
Aguardo as fotos dela!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 9:03 pm Assunto: |
|
|
Charles,
obrigado, Sempre com palavras amigas e entusiasmadoras.
[]s _________________ Jackson
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|