FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Areia de Praia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 3:08 pm    Assunto: Areia de Praia Responder com citação

Gente, hoje me ocorreu uma dúvida...

Em visita à casa de um amigo, o mesmo me deu 3 mudas de acerola, em bom estágio de desenvolvimento e já com alguns anos de vida...
Entretanto, as plantas nasceram embaixo de um grande pé de acerola, por sementes que cairam no chão, e o solo é areia de praia quase pura... no local, existem muitas frutíferas e a adubação que ele usa nelas, é o próprio material orgânico (Galhos folhas, espinha de peixe, etc.) decomposto, também existe um galinheiro no local...

Ocorre que as mudas foram retiradas quase sem o torrão, por ser areia fina, se desmancha e sairam quase que na mão, sem ferramentas.

Será que essas mudas vão se desenvolver bem em terra preta??

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 3:36 pm    Assunto: resiste sim Responder com citação

Zappala eu tenho ótimas experiências com acerola ela é extremamente resistente a transplante fora de época e mesmo com poucas raizes eu aconselho a usar um substrato com pedrisco 30% terra preta com grãos grandes tipo 4mm 60% e fibra vegetal tipo pó de xaxin 10% faça o transplante sem socar a mistura e deixe a planta na meia sombra por duas a tres semanas depois é sol direto eu uso esse substrato e minha acerolas estão lindas e com muitas folhas, vale lembrar que se suas mudas estiverem com poucas raizes sera necessario diminir as folhas deixe uma quantidade meio balanceada! Twisted Evil
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

OK Mago, também tive que fazer uma poda, pois estavam já com o ápice bem desenvolvido, então houve a redução das folhas.

Obrigado pela ajuda.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: