|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 3:47 pm Assunto: Enxertia...??? |
|
|
Oi pessoal !!!
peço ajuda aos colegas na tradução desde link (não uma tradução completa, apenas a explicação em portugues)... entendo que é uma enxertia, porém gostaria de saber os detalhes do trabalho realizado:
segue o link:
http://internetbonsaiclub.org/simpleboard/Itemid,58/func,view/id,5997/catid,7/ _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 6:09 pm Assunto: |
|
|
Fala Alexandre,
Meu amigo, de inglês eu não entendo quase nada mas, pelas imagens, podemos ver que se trata realmente de uma enxertia.
Já havia visto algo semelhante com juníperos mas, com ficus, prá mim é uma boa novidade.
O uso de um sakko plástico é comum quando fazemos yamadori e sementeiras: ajuda a manter a umidade; as fitas plásticas coloridas devem ser para proteger o local do enxerto contra fungos.
Vamos aguardar a ajuda dos nossos amigos poliglotas!!!!
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 7:00 pm Assunto: |
|
|
Amigos...
Vou pedir para meu amigo de Portugal dar uma ajuda (ppereira), me falaram que ele entende é meio expert em Ingles _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Companheiros,
Alexandre, o meu Inglês também não é grande coisa...
As imagens retratam efectivamente vários enxertos e aquilo que se vê a vermelho é fita isoladora, que pode ser do tipo utilizada pelos electricistas, já que permite ser esticada, e a função dela é apenas de manter a fixação do garfo ao cavalo.
Por vezes em revistas de Bonsai, aparece até fotos com pregos parafusos e Agrafes serve quase tudo, desde que não deixe mover do local pretendido.
O plástico como foi referido serve para protecção da Arvore e favorecimento da humidade.
Esta técnica resulta com ACERES
[]s
Castro |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 9:08 pm Assunto: Re: Enxertia...??? |
|
|
Oi Alexandre, tudo bem?
Estou lendo a matéria no site do internetbonsaiclub e amanhã eu coloco aqui uma tentativa de tradução da matéria.
Há alguns detalhes que eu preciso entender melhor, além de algumas perguntas interessantes feitas no forum, com respostas do Cheng.
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 6:49 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, Baduuuu, Castro e Charles valeu pelo pronto atendimento heim !!!
O básico de enxertia eu acho que já sei alguma coisa é usada habitualmente para propagar árvores com características desejáveis, e em frutíferas para reduzir o tempo de floração... agora vendo as fotos, achei interessante e queria saber pq fazer num ficus com uma estrutura dessa... se fosse minha já tava bom demais...!!!
O que acham ??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 11:42 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre... pessoal.....
Tentei fazer um tradução livre da matéria acima.
Uma ressalava importante... Meu domínio de inglês é básico e o Cheng, por sua vez, se desculpa pelo mesmo motivo !!!..
Algumas palavras usadas por ele sequer constam de dicionários da lingua inglesa!!!
Espero que a tentativa de tradução não resulte em “desastres ecológicos”.....
Lá vai......
Método 1
Usando saco plástico transparente, se for planta com seiva leitosa como ficus.
- Para reduzir o fluxo de seiva a planta deve ser levada ao local de trabalho e não ser regada por 2 ou 3 dias se for ficus ou plantas com seiva leitosa, (ou 1 dia para as demais),
- Depois disso a planta é desfolhada e os galhos desnecessários são podados.
- Selecionar enxertos de excelente qualidade, com folhas pequenas, lisas e brilhantes.
- Os galhos de enxerto devem ter as folhas maduras, sem brotações novas (ou estas devem ser eliminadas).
- Cortar o galho que receberá o enxerto com serrote pequeno e afiado.
- Dar acabamento no local e fazer um corte na borda, com lamina afiada, levantando um pedaço da casca.
- Inserir o enxerto no corte.
(Acho importante olhar as fotos mostrando como preparar os enxertos!!).
A ponta é cortada em “V” e é retirado um pedaço pequeno da casca de um lado e um pedaço maior no lado oposto.
- Ao inserir o enxerto, a parte de onde foi retirada mais casca deve ficar encostada no cerne do galho (parte lenhosa) e a parte oposta fica pressionada pela casca do galho.
- Fixe o enxerto usando fita plástica (fita isolante?). Usar fita é melhor que barbante.
- Proteja a árvore com uma estrutura de arame, coberta com saco plástico transparente.
- Os enxertos começaram a brotar no 14o. dia.
- Após o início da brotação, retire a cobertura plástica gradativamente, em 4 dias.
- Fazer o retorno cuidadoso da planta ao ambiente externo.
Respondendo a algumas perguntas do forum, Cheng responde que:
- Durante o período da enxertia ainda sem brotação, ele rega com pouca água apenas quando o substrato está bem seco.
- Após iniciada a brotação, ele vai aumentando gradativamente as regas.
- Para os enxertos ao longo do galho (não na ponta), ele faz o corte na lateral do galho, no sentido longitudinal, levantando uma “lâmina” da casca em forma de "U".
- O enxerto é inserido entre a casca e o cerne de forma que a parte inserida seja maior que a parte externa.
Acho que vale frisar que a planta dele é de grande porte, portano, ausência de regas como ele faz pode ser fatal em plantas pequenas!!!
A única diferença que pude notar no 2o. método é que ao usar fita própria para enxertia, os eventuais brotos existentes no enxerto podem ser mantidos (ainda assim, tenho duvida se foi isso mesmo que ele quis dizer)
Naquela matéria não é mencionado por que ele fez aquelas enxertias mas, pelas fotos que vi no site do Cheng, parece que o objetivo era fazer uma grande redução na estrutura de galhos daquele ficus.
Seria legal se os colegas pudessem ajustar o texto, por falhas de entendimento minhas...
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 1:13 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles !!!
Só tenho que agradecer pela ajuda amigo !!! Realmente esses detalhes citados é novidade e servirá para enriquecer nosso longo caminho na tentativa de dominar a arte.
um abração _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 1:29 pm Assunto: |
|
|
Beleza, Charles!!!
Com essas informações que você acabou de nos dar, ficou claro como fazer esse tipo de enxertia.
Faltou apenas nos dizer onde poderemos encontrar um "tronquinho" desses para fazermos um teste e ver se realmente funciona essa técnica. .
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Fev 25, 2005 7:16 pm Assunto: |
|
|
Olá companheiros,
Já que gostaram do tema, aqui vai mais um
Pareceu-me bastante interessante, e andei por lá muito superficialmente , mas pelo que vi está dentro do genero do "Post" do Alexandre e com alguma pormenorização.
http://www.bonsaihunk.us/cultural.html
[]s
Castro |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|