FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Irrigação Foliar
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AgronomoAndre



Registrado: 21/02/05
Mensagens: 9
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 5:14 pm    Assunto: Irrigação Foliar Responder com citação

Boa Tarde Caros Bonsaistas....

Posso substituir a irrigação no solo por uma irrigação apenas foliar através de microasperssores? Alguém tem alguma experiência nisso?
E o gotejamento pode substituir a irrigação no solo??

Agradecido pela colaboração...

Agronomoandre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André,

Construir um sistema de irrigação automático, através de microaspersores é um dos meus projetos.

Conheci um sistema semelhante para produção de mudas de plantas ornamentais e, pelo que vi, funciona perfeitamente.

A garoa criada pelos microaspersores molha toda a copa das plantas e, aos poucos, a água que escorre pelas folhas vão umedecendo o substrato.

ACho perfeito para quem vive em regiões de clima quente, como o nosso Nordeste.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos...

Queria saber ao certo como funciona esse processo.
Aqui na minha regiao, está muito quente nessa época, e as plantas todos os dias aparecem um pouco murchas...

Abraços
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, para esse assunto, volto a indicar essa matéria de um Bonsaísta genial que se chama Olavo Pastore...

Ficou ótima a explicação e quem tiver dúvidas, sugiro escrever para ele, que é uma pessoa muito cordial e com certeza vai sanar essas dúvidas.

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

Clique em O Bonsai (na esquerda) e depois em Sistema de Irrigação.

Quem ainda não viu, não deixe de conferir.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Eu já vi, e é ótimo.
Dá um certo trabalho, mas vale a pena.
Mas o ideal é utilizar quando não está em casa mesmo, viajando, porque o gasto com água é maior.
E para não tirar o prazer de cuidar das plantas pessoalmente.

Quanto ao sistema de gotejamento, também pode ser usado, mas eu acho que é ideal apenas em caso de poucas plantas, porque terá que se colocar um ou mais gotejadores por vaso, dependendo do tamanho da planta.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 11:51 am    Assunto: Responder com citação

o gotejamento seria tipo, uma garrafa ao contrario para o que evaporar ficar na parede da garrafa para que escorra?? algo do tipo
as vezes voces falam o nome, ai eu nao me ligo pois nao conheço a tecnica, se alguem pudesse dar uma explicadinha rapida eu agradeceria Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
AgronomoAndre



Registrado: 21/02/05
Mensagens: 9
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 5:03 pm    Assunto: O que é o gotejamento... Responder com citação

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que enviaram suas repostas a minha pergunta....muito massa!!!

Caro Gago,
O gotejamento é uma técnica muito utilizada na agricultura, em locais onde a preciptação pluviométrica é baixa. No Vale do São Francisco, perto de Petrolina, existe inúmeros fruticultores que utilizam tal técnica.

A técnica consiste no seguinte:

Através de manguerias especiais ( parecidas com camaras de ar de bicicleta), é feito uma rede de irrigação que passa pelo solo de todas as plantas. No ponto em que a mangueira passa pela planta, existe um orifício ( furado pelo fabricante, o qual deve ser feito precisamente, este orificio é bem pequeno, imagine um palito de dente...), o qual vai formando várias gota a gota, de acordo com a pressão e o diametro do orificio, que vão pingando de acordo com o tempo que o sistema permanece ligado.

A pressão no sistema é gerado por uma bomba apropriada.


Espero ter lhe ajudado....

Abraço a todos os membros!!


AgronomoAndre
_________________
Andre de Sousa e Silva
016-81210751
Ribeirao Preto sp Brasil
agronomoandre@gmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal,

O Sistema é optimo, mas na minha opinião deve ser utilizado com algumas reservas, tipo de "viagens curtas" ou em "grandes quantidades de arvores" e estas ultimas sempre supervisionadas, já que ao ser efectuado de forma automática se deve ter em conta as necessidades hidricas de cada especie.

A mim pessoalmente ninguem me tira o prazer de as regar manualmente , mas reconheço que em relação às quantidades que alguns têm, deve ser um trabalho danado Smile Very Happy.

Felipe Zappala, tambem concordo "excelente trabalho" o do Olavo, a necessidade aguça o engenho Very Happy


[]s

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2005 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

É isso mesmo castro, porém é como ele disse, se usar um timer eletrônico, pode-se regular para 2 ou 3 minutos...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
maapadrizap



Registrado: 05/03/05
Mensagens: 6
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2005 6:36 pm    Assunto: Irrigação Responder com citação

Pessoal,

Apenas gostaria de chamar a atenção para evitarmos situações onde a proliferação de fungos seja beneficiada.
A umidade excessiva no ambiente pode criar condições para o desenvolvimento de fungos. Dependendo da época do ano e do tipo de planta, podemos estar "abrindo caminho" para esses inimigos !!!

Um abraço.

Marco Aurélio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Faaala Felipe...

Shocked Nem tão genial assim... Eu só fui copiando uma coisa aqui outra ali e juntei pro meu benefício...

Realmente esse sistema que montei foi para pequenas viagens ou até maiores mesmo!



Não indico de forma alguma pra substituir a rega manual e diária como o Castro falou!!!
Pois é justamente um dos momentos em que temos o maior prazer de admirarmos nossos bonsai e tb dar aquelas pinçadas, detectarmos pragas e analisarmos o desenvolvimento dos trabalhos...
Mas uma das virtudes do sistema é que depois de montado, caso vc precise sair e está sem tempo basta ligar o sistema e sair pros seus afazeres (ou balada mesmo). Cool

O consumo de água na casa da minha mãe onde mantenho muitas plantas dobrou nos 30 dias em que ela esteve fora e foram utilizados 35 aspersores em um mês durante 1/2 hora diária!

já arrumei um modo de diminuir o tempo de irrigação pra poucos minutos lixando e estreitando dois pinos da programação do timer mecânico! (mas ainda não coloquei em prática)

Quanto a irrigação por gotejadores eu tb me utilizei de alguns em plantas mais exigentes em água como as Ericas Chinesas e não perdi nenhuma planta...

A mesma empresa que eu indiquei pros aspersores tb fazem ótimos gotejadores e reguláveis...
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 12:49 pm    Assunto: Responder com citação

Marco...

Tb acho que este seja um dos inconvenientes a pesar de não ter tido este tipo de problemas durante os 30 dias...

Mas, não tenho dúvidas que se for por periodos maiores esta situação aparecerá inevitávelmente. A não ser que se diminua o periode de rega com menos de 15 minutos (do timer mecânico)
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes Pô Olavo, deixa eu fazer meu elogio em paz!! Very Happy Very Happy Very Happy

Realmente eles tem uns produtos interessantes.

Olha só esse Gotejador:

Pressão de Trabalho: 6 a 50 m.c.a.
Vazão: 0 a 25 litros por hora.
Área molhada: Bulbo úmido variando com o tipo de solo.
Espaçamento indicado: conforme o espaçamento da cultura




Valeu Figura.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 2:55 am    Assunto: Responder com citação

Kekeke Laughing Blz meu amigo!!!!

Embarassed

Agradeço teu elogio! Wink

Eu tenho uns gotejadores reguláveis deles aqui mas são diferentes e são pretos tb...

Cara peguei teu e-mail muito tarde, agora acho que só vou ter tempo novamente pra ir ao correio esta tarde! ontem foi impossível.... Crying or Very sad
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 3:03 am    Assunto: Responder com citação

Ok Olavo,
Entrei em contato com eles para ver se eles vendem pouca quantidade diretamente... mas acho que não.
Sem problema algum. Fica tranqüilo quanto à isso.
Abração e obrigado.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil