Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
igorbarca
|
Enviada: Dom Set 24, 2006 1:53 pm Assunto: Bonsai de romã - Doente? |
|
|
Oi, pessoal!
Há algum tempo meu bonsai, pré-bonsai, muda (como queiram chamar)vem apresentando um pó branco em cima das folhas, também folhas amareladas e secas.
Aqui estão as fotos: www.angelfire.com/ultra2/igorbarca/bonsai.html
O que é isso? É normal ou é um tipo de fungo? Como faço pra sanar a doença?
Valeu, galera!  _________________ Igor Barca |
|
|
 |
igorbarca
|
Enviada: Ter Set 26, 2006 9:28 pm Assunto: Folhas caindo... |
|
|
Pessoal!!!
As folhas do coitadinho tão caindo!!! Elas ficam amareladas e caem!!! Devo me desesperar ou será normal??? As fotos tão dando pra ver legal?
Espero que me ajudem!
Igor. _________________ Igor Barca |
|
|
 |
RafaelHuk

Registrado: 29/09/06 Mensagens: 70 Localização: Curitiba - Paraná
|
Enviada: Dom Out 01, 2006 11:46 am Assunto: |
|
|
Olá minha cerejeira japonesa também está apresentando um pósinho branco em cima e em baixo da folha e estão caindo quase todas, já tentei retirar todos para ver se as novos também vinham com o problema, mas não deu certo as novas também tem. Eu também não sei o que fazer, acho que são fungos ou ácaros. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Out 16, 2006 9:13 pm Assunto: |
|
|
Igor,
as fotos foram tiradas um pouco distante, não sendo possível ver com mel
hores detalhes. Geralmente quando brancas ,são cochonilhas e ai só mesmo com trata-
mento.
Rafael,
poste fotos bem aproximadas em outro tópico e aguarde as apiniões.
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |
saraclima

|
Enviada: Ter Out 31, 2006 12:40 pm Assunto: romã doente |
|
|
Igor, meu romã também está com esse problema....
eu identifiquei aqui mesmo pelo site como cochonilha, como Ivanil postou confirmando minha dúvida...
vou tentar tratar com óleo mineral aplicando nas folhas, como o site mesmo indica e acho que terá bons resultados...
abraço  _________________ Sara Lima |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 13, 2006 8:46 pm Assunto: colchonilhas |
|
|
Sara,
Colchonilhas são danadas, vão se reproduzindo e seus filhotes são espalhados por formigas. Aquela fuligem preta também decorre do ataque de colchonilhas. Elas sugam a seiva e injetam toxinas na planta. Quando menos se espera lá se foi um galho. Tive um ataque severo de colchonilhas este ano nos meus bonsais e usei um remédio novo que funcionou muito bem. Chama-se SUPRACID (É DA SINGENTA) O litro custa em torno de 20,00 . É um líquido azul e apliquei junto com óleo mineral. Foi uma beleza, limpou tudinho.
Geraldo Inocêncio
www.bonsaimorrinhos.com
E-mail:bonsaimorrinhos@bol.com.br
msn:bonsaimorrinhos@hotmail.com _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sex Fev 02, 2007 12:34 pm Assunto: |
|
|
Oi maigos como vao ?
Então eu tb tenho uam romã que esta na engorda ja tem uns tres meses.
Esse romanseiro vem apresentando alguams problemas, as folhas vem ficando amareladas e secas com manchinas pretas , depois caem.
Ela vem apresentando brotaçoes laterais superiortes e inferiores mas na base do caule ela nao aprsenta nehum tipo de brotação , a alguns dias eu fiz uma pequena poda pra dar uma limpeza nela , as brotações voltaram mas o problema com as folhas continuam, ela nao tem nehum m tipo de pó nas suas folhas .
Estou fuicando preocupado será que epode ser colchonilhas ??? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 02, 2007 5:54 pm Assunto: |
|
|
cesar_alr,
Sua romã pode estar precisando de tomar sol. Talvez a umidade esteja excessiva. Colchonilhas são pequenas escaminhas que ficam imóveis nas folhas e tronco. Romãs são plantas que necessitam do manejo correto senão ficam feias e podem até morrer. Se as manchas forem doenças fúngicas, aplique fungicida à base de cobre. Elas também apreciam um teor maior de matéria orgânica no substrato.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 03, 2007 6:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Geraldo como vai ??
Entãp minha Romã pega de manha ate por volta das 10 , 11 hs, tenho usado adubação orgânica, 3 torta de mamona e 1 farinha de osso, uma vez por mes só uso isto por enquanto as regas são matinais.
O substrasto que usei 40 de pedrisco e 60 de areia e 10 de terra vegetal, ela está no escorredor , quando rego a agua nao chega a sair pelos furinhos do escorredor.
è como eu disse eu nao vejo a tal da "fuligem" e nem no caule, hoje fiz uma raspagem no tronco e notei que esta verde.
O que esta errado ??? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 03, 2007 7:09 pm Assunto: |
|
|
Cesar,
Em princípio acho que o substrato -( 40 de pedrisco e 60 de areia e 10 de terra vegetal,) pobre para uma romã.
Custumo usar em romãs as seguintes proporções:
40 % de argila;
30% de pedriscos + areia e
30 % de matéria orgânica (geralmente húmus de minhoca).
Não utilizo farinha de osso. Já perdi inúmeras plantas devido à sua aplicação. Se errar a dose, fermenta dá mau cheiro e queima as raízes matando a planta.
Torta de mamona é menos perigosa, normalmente coloco por cima fazendo um rego nas bordas do vaso.
Romãs não gostam do excesso de umidade, e apreciam sol direto. Cheire o substrato de sua planta pelos furos do fundo para ver se não tem mau cheiro. _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 04, 2007 8:29 pm Assunto: |
|
|
Fala como vao amigos ??
Saudaçôes Geraldo como vai ?
Então para mim arumar argila fica meio dificil , vc acha que c eu tenta-se com tijolo moido serviria, daria certo ?
O substrato está com cheiro normal , sem mau cheiro. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 04, 2007 9:58 pm Assunto: |
|
|
Cesar,
Se você utilizar tijolo moido, sua romã só ficará com os 30% de matéria orgânica o resto será matéria inerte. Acho que então seria melhor utilizar terra comum no lugar da argila. Veja se consegue uma terra mais granulada.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Mar 01, 2007 10:32 am Assunto: |
|
|
eu notei pelas fotos que o romã está platnado em areia fina, portanto não deve ser excesso de humidade, pode serr falta de sol ou ácaroa ou cochonilhas, se não houver falta de exposição ao sol aplique calda sulfocaustica a 10% uma vez por semana ao entardecer. após 3 aplicações deve resolver.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
|