FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PLANTAS DO SUL
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Nov 18, 2006 10:49 am    Assunto: PLANTAS DO SUL Responder com citação

AMIGOS SAUDACOES. Quando eu era militar , na decada de 80. Ganhei uma licenca de 15 dias, e junto com um amigo catarinense. Saindo do porto de RIO GRANDE! saimos com este amigo, em direcao a VACARIA e LAJES . Aonde ele tinha familiares! Naquele tempo eu nao queria nada com bonsai! Porem sentia uma atracao imensa pela natureza. Saindo de RIO GRANDE , impossivel nao se sentir minusculo , com as lagoas! Rumamos em direcao a CAXIAS, A natureza da serras GAUCHA e CATARINENSE , para um nordestino, e impactante! Sao arvores e natureza incriveis! NUNCA HAVIA VISTO UMA MACIEIRA, lotada de flores, UMA ARVORE IMENSA! As PAREIRAS eram da grossura de uma perna! perna de gordo! OS PLATANOS e CEREJEIRAS! OS OMBUS! Tudo isto no eixo CAXIAS\VACARIA \LAJES. Sem falar no TOUR ,Saindo de LAJES, Passando por S. JOAQUIM, em direcao a FLORIANOPOLIS. Aonde haviam plantacoes extensas de maca brasileira e uma natureza magnifica! Passando por WALFRIDO WAGNER, aonde ate as pessoas de cor falavam alemao! Fico curioso , porque este material nao e usado para bonsai! Isto sem falar nas OLIVEIRAS, PISTACHIOS e etc... Era tanta coisa ! Espero que haja alguem trabalhando o material nativo e introduzido do sul ATT. LUCIANO
Voltar ao topo
bs_freitas
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/09/05
Mensagens: 371
Localização: salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Ebreo,

macieiras,umbuzeiros,cerejeiras,oliveiras......todas estas espécies são sim ultilizadas para fazer bonsai,na vertade qualquer espécie lenhosa de folhas não muito grandes pode ser usada para este fim.Mas compreedo seu espanto,precisamos sim variar as espécies cultivadas,são tantas que até nos perdemos.Se não me engano aqui no forum mesmo a algum tempo já foi feita esta discussão.
_________________
Bonsai para sempre....

Bruno S.Freitas

Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube

Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/

bs_freitas@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 7:43 am    Assunto: PLANTAS DO SUL Responder com citação

BRUNO AMIGO , SAUDACOES. O que nao entendo e que eles possuem uma natureza e flora fantasticos! Sera que ficaremos restritos ao classico? Por isto eu dou o devido valor ao SERGIVALDO. Alem de artista magnifico, se especializou na flora nativa! Voces da BAHIA , deviam fazer uma visita ao PARQUE DE PAULO AFONSO e seus CANIONS! CARA , LA TEM CADA PLANTA FENOMENAL!!! E NA CHAPADA ? E AS PLANTAS DO SEMI-ARIDO? O material esta la! So nos resta coletar. ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ebreo.
Como está o amigo?
Fiquei lisonjeado, como gaúcho, com as tuas considerações sobre nossas belezas naturais. Tens razão quando falas que tem poucas plantas regionais sendo cultivadas como bonsai. Ou, talvez até agora poucas foram apresentadas. Acho que isso está mudando aos poucos. E vai demorar algum tempo até elas serem mostradas. Os que estão coletando mudas de suas regiões estão com elas ainda bem no início.
No RS por exemplo, a arte do bonsai está se expandindo, mas "chutando" acho que a grande maioria entrou nessa há cerca de 1-2 anos, ou menos, como eu. E quando a gente vê os outros mostrando plantas tradicionais de bonsai há uma tendência a tentar fazer algo parecido. Mas como disse, está mudando. Tenho vários amigos com trabalhos iniciados em plantas nativas da região. Eu mesmo tenho feito Yamadori de plantas locais muito interessantes, mas vai levar uns 4-5 anos até a gente poder mostrar.
Valeu pelo alerta!

Abraços

Elio Luís Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 11:25 am    Assunto: plantas do sul Responder com citação

AMIGO SAUDACOES. Os argentinos ja estao utilizando varias plantas, que sao comuns aos dois paises! O RIO GRANDE DO SUL, possue uma natureza incrivel e diversa. nos lugares de colonizacao italiana, e uma loucura! As videiras,oliveiras,pistachios, sem falar nas nativas! nos lugares de colonizacao alema, tambem! A fronteira , nao tive o prazer de conhecer. Mas dizem que ha verdadeiras maravilhas como , chomelias,ombus e outras. Como nordestino fiquei, ate hoje, impactado! Sem falar do povo, enquanto voce nao estiver entupido de comida, meio bebado, com aquele vinho maravilhoso! E sufocado por tanta hospitalidade, eles nao ficam contentes! E chimarrao! Cara e demais!!! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
bs_freitas
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/09/05
Mensagens: 371
Localização: salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade,


Como o Elio disse, em muitas regioões do brasil o bonsai agora,a no máximo 5-10 anos atráz é que vem se firmando,e vai demorar um pouco até que essas pessoas possam mostrar trabalhos com suas plantas nativas.Já que é mais fácil encontrar informações sobre as clássicas. Wink
_________________
Bonsai para sempre....

Bruno S.Freitas

Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube

Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/

bs_freitas@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2006 10:01 am    Assunto: plantas do sul Responder com citação

AMIGOS SAUDACOES. O meu amigo VALLENTINI da BIOFERT, esteve em tour pelo SUL , e me falou que ja existem pessoas fazendo BONSAI , com as plantas que mencionei acima! Estao fazendo com nativas e introduzidas! Eu ja suspeitava. Quem sera o SERGIVALDO do SUL? POR FAVOR MOSTREM A SUA ARTE!!! Antes que los hermanos o facam!!! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil